9 remédios naturais contra a doença de Crohn

· 9 de janeiro de 2017
Para lidar com a doença de Chron você deverá ver quais os alimentos que lhe fazem sentir melhor, já que cada organismo pode reagir de uma forma diferente.

A doença de Crohn é um distúrbio crônico que afeta qualquer parte do sistema digestivo, fazendo, assim, com que se inflame.

Estão incluídos no aparecimento desta doença fatores ambientais, genéticos, assim como bactérias. Além disso, essa doença também pode surgir logo após um quadro de gastroenterite.

Felizmente, existem vários remédios naturais que podem ser utilizado para lidar com os sintomas causados pela doença de Crohn.

Sendo assim, confira abaixo algumas das alternativas mais eficazes para atenuar os sintomas desta enfermidade.

Babosa para tratar a doença de CrohnBabosa para combater a doença de Crohn

A babosa é recomendada para o tratamento de muitas infecções digestivas, pois possui muitas propriedades benéficas.

Suas propriedades anti-inflamatórias têm um forte impacto sobre a doença de Crohn, já que a mesma se caracteriza por gerar uma inflamação.

Além disso, seus antioxidantes fazem com que a babosa reduza o mal-estar e a inflamação. Sendo estes dois os sintomas mais evidentes e problemáticos.

Tomar suco de babosa vai beneficiar o seu trato digestivo e, assim, vai estimular o seu sistema imunológico de várias maneiras.

Você pode consumir o suco puro ou misturado em alguma vitamina de frutas. Geralmente, basta incluir uma colher de chá ou duas deste suco na sua alimentação diária. 

Todavia, recomendamos que seja natural. Ou seja, caso você compre a babosa, leia a etiqueta para se assegurar de que ela é orgânica.

Visite este artigo: Tratamento natural para as varizes com aloe vera, cenoura e vinagre de maçã

Hortelã

Esta planta é repleta de antioxidantes de grande eficácia. Isso significa que você pode se beneficiar caso tome o chá desta erva.

Este tipo de bebida acelera o processo de cura e, além disso, previne a inflamação que muitas vezes ocorre.

Se você sofre da doença de Crohn, provavelmente saberá que as dores podem ser tão intensas que acaba sendo difícil realizar suas atividades com normalidade.

Dessa forma, experimente tomar o chá de menta ou hortelã: isso vai te ajudar a acalmar a dor e seguir adiante. Você verá como, em pouco tempo, este remédio será um de seus melhores amigos.

Olmo

O chá feito à base desta planta é muito eficaz para tratar a doença de Crohn. Esta bebida guarda muitos benefícios para o seu trato digestivo e melhora o funcionamento do seu estômago.

Outra propriedade desta planta é a de deter o sangramento, uma vez que ela ajuda a lidar com problemas como a anemia e outros sintomas desta enfermidade.

IogurteIogurte para tratar a doença de Crohn

É bem sabido que o iogurte é um grande amigo da saúde quando falamos de problemas digestivos.

Isso porque seus cultivos de bactérias benéficas, conhecidas como probióticos, são essenciais para reparar o estômago e o trato digestivo.

Desse modo, sintomas como a diarreia excessiva, o sangramento e a inflamação podem ser reduzidos pelas bactérias presentes no iogurte.

Se você começar o seu dia ingerindo um pouco de iogurte, dará ao seu estômago um impulso para que os sintomas se mantenham sob controle durante o resto do dia.

Frutas frescas

Muitas pessoas dizem que as frutas frescas têm sido de grande ajuda para manter sob controle a doença de Crohn, enquanto muitas outras acreditam que só fazem os sintomas piorarem.

Isso se deve ao fato de que, quando falamos da forma como as frutas ajudam a lidar com esta enfermidade, tudo termina sendo um jogo de azar. Em outras palavras, cada corpo reage diferente a certas frutas.

Isso significa que você deve aprender a reconhecer quais frutas fazem bem ao seu organismo em particular. Desse modo, você vai saber com exatidão quais deve evitar.

CenouraSopa de cenoura para tratar a doença de Crohn

Esta hortaliça guarda muitos antioxidantes e vitaminas que são de grande ajuda quando é preciso lidar com os sintomas da doença de Crohn.

Por ser suave e fácil de digerir, fará com que seu estômago e cólon recebam menos tensão ao consumi-la

Lembre-se de que o melhor é cozinhar as cenouras, pois assim mantêm mais nutrientes do que quando cruas.

Alimentos com poucas fibras

As fibras, sem dúvida alguma, ajudam a aprimorar o sistema digestivo. O problema é que, quando você sofre da doença de Crohn, uma dieta rica em fibras pode causar muitos desconfortos.

Neste caso, será melhor optar por cereais com poucas fibras. Lembre-se de que antes de realizar qualquer mudança importante em sua dieta você deve consultar um médico para evitar complicações.

YogaMulher praticando yoga para tratar a doença de Crohn

Assim como as mudanças na alimentação podem ajudar, modificar certos comportamentos ou o estilo de vida também pode reduzir os sintomas que esta enfermidade causa.

Praticar yoga é benéfico, pois reduz os níveis de ansiedade e estresse.

Para as pessoas com a doença de Crohn, liberar a tensão é uma das melhores vias para evitar complicações. 

Quer conhecer mais? Hipotireoidismo: 6 chaves para um desjejum saudável e adequado

Acupuntura

As dores nas articulações são outros dos sintomas mais comuns que se apresentam nas pessoas que padecem de Crohn; e, a acupuntura é um dos remédios mais eficientes para reduzir a inflamação nas articulações.

Dessa forma, receber sessões semanais ou mensais de acupuntura aumentará consideravelmente sua qualidade de vida e aliviará muitos dos sintomas físicos que causam esta enfermidade.