Aftas, como tratá-las de maneira natural?

· 10 de outubro de 2013
Conheça remédios e soluções naturais para tratar as aftas que aparecem em sua boca. Não perca!

As aftas são lesões esbranquiçadas, dolorosas e, quando se rompem, costumam sangrar e incomodar muito. São provocadas pelo fungo Candida Albicans, que dá lugar à cândida oral.

Pela regra geral, elas aparecem na língua ou na parte interna das bochechas, ainda que possam se disseminar pelo céu da boca, gengivas e inclusive amígdalas, ou a parte posterior da garganta.

Embora este problema possa afetar qualquer pessoa, é mais provável que ocorra em crianças e pessoas que utilizem dentaduras, aparelhos ou corticosteroides inalados, ou estejam com o sistema imunológico baixo.

Dicas gerais para tratar as aftas

  • Mantenha uma boa higiene bucal, escovando os dentes e usando fio dental regularmente.
  • Proporcione ao seu organismo uma boa ingestão de líquidos para prevenir a desidratação; beba água, infusões de ervas ou sucos de frutas. Se necessário, utilize um canudo par evitar o contato direto com as regiões afetadas.
  • Evite, durante o tempo em que estiver com aftas, o consumo de alimentos muito duros e com arestas, como batatas fritas, oleaginosas, biscoitos, dentre outros, além de alimentos e bebidas picantes e ácidos.

Remédios naturais para tratar a afta

Água com sal

Um remédio caseiro muito utilizado para tratar a candidíase oral pode proporcionar alivio ao realizar enxagues após as refeições, três vezes ao dia. Para isso, misture uma colher de chá de sal em um copo d’água.

Alho cru

O alho apresenta propriedades antibacterianas, por isso comer alho cru pode ajudar em casos de aftas. Além disso, o alho é benéfico para doenças que estejam relacionadas ao sistema imunológico debilitado.

Conheça: Propriedades curativas do alho

Corte um alho e aplique diariamente sobre a afta durante dois minutos, ou moa um alho até formar uma pasta e misture com sal, aplique na área afetada durante dois minutos, depois lave com água.

alho

Iogurte sem açúcar

Consuma iogurte natural sem açúcar; ele contém cultivos ativos que restauram o equilíbrio do pH saudável e o crescimento de bactérias normais na boca, além de proporcionar um alívio nas aftas.

Leia também: Açúcar, mais tóxico do que pensamos

Também é possível tomar acidófilo em capsula, que funciona da mesma forma que o iogurte.

iogurtecaseiro - babykins.- flickr

Receitas

Deixaremos algumas receitas que são úteis no tratamento da afta. Fique atento.

  • 1 colher de sopa de suco puro de tanchagem
  • ½ colher de sopa de suco de alecrim

Guarde os sucos em vasilhas de vidro ou louça, tampado na geladeira. Molhe a afta de hora em hora com a mistura.

Babosa

De hora em hora, raspe a parte gelatinosa da babosa e aplique sobre as aftas.

  • 3 colheres de sopa de espinheira-santa
  • 1 colher de sopa de malva
  • 1 colher de sopa de camomila
  • 1 colher de sopa de rubim
  • 2 xícaras de água fervendo

Deixe as ervas indicadas durante 2 minutos em água fervente, desligue o fogo e espere amornar. Coe e faça bochecho de hora em hora. Não beba. Use apenas para lavar a boca em enxágues.

  • Cohen, L. (1965). Oral candidiasis. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology. https://doi.org/10.1016/0030-4220(65)90159-3
  • Kim, J., & Sudbery, P. (2011). Candida albicans, a major human fungal pathogen. Journal of Microbiology. https://doi.org/10.1007/s12275-011-1064-7