Acne no período menstrual: tudo que você precisa saber

A acne menstrual pode ser melhorada com o uso da pílula anticoncepcional, e também de outros medicamentos que precisam de receita médica.
Acne no período menstrual: tudo que você precisa saber

Última atualização: 20 Fevereiro, 2020

A maioria das mulheres sofre com a acne no período menstrual. Quase todas nós já fomos surpreendidas mais de uma vez por aquelas bolinhas feias que anunciam a chegada da menstruação. No entanto, você sabe por que isso ocorre?

O ciclo menstrual consiste em uma série de alterações hormonais naturais que ocorrem no sistema reprodutor feminino. A menstruação em si é o sangramento que ocorre através da vagina mais ou menos a cada 28 dias.

Tanto o ciclo menstrual completo quanto a menstruação, em particular, são processos que afetam todo o organismo. Os hormônios têm efeitos muito variados, entre os quais encontramos a acne. Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre a dupla acne e menstruação.

Por que a acne aparece durante o período menstrual?

Para entender por que a acne aparece junto com a menstruação, você precisa entender um pouco sobre como os hormônios agem. A testosterona é um dos principais protagonistas.

Durante a adolescência, a testosterona aumenta em ambos os sexos. Inúmeros estudos afirmam que esse é um dos fatores envolvidos no desenvolvimento da acne. Estima-se que 70% dos adolescentes sofram de acne nesta fase.

Esta acne tende a desaparecer ou melhorar na idade adulta. No entanto, quase 80% dos adultos com acne são mulheres. Isso ocorre porque os hormônios continuam a flutuar ao longo da vida feminina. Nos homens, pelo contrário, eles se estabilizam.

Durante o ciclo menstrual, essas flutuações hormonais se traduzem em muitas mudanças. No caso da pele, elas podem afetar sua hidratação, sensibilidade e até a velocidade de regeneração.

Toda mulher é diferente e toda experiência é única. O mais normal é que, durante a ovulação e a menstruação, a pele fique mais oleosa. Portanto, a acne é comum no período menstrual. Na verdade, ela pode aparecer até 5 dias antes da chegada da menstruação.

Esta acne afeta principalmente o rosto, mas também pode ocorrer nas costas e no peito. O lado positivo é que ela tende a desaparecer no final da menstruação.

Jovem com acne durante o período menstrual

Processo de formação de acne na menstruação

Pouco antes da menstruação, os níveis de hormônios androgênicos no sangue ficam mais elevados. Como mencionamos, a testosterona contribui para a ativação das glândulas sebáceas, e também para a produção de sebo ou oleosidade.

O sebo e a gordura produzidos são fatores que interferem na formação da acne. Quando se acumulam nos poros, ocorre uma inflamação. Dessa forma, eles ficam avermelhados e inflamados, causando a formação de cravos e espinhas.

O que podemos fazer para combater a acne no período menstrual?

Se a acne está lhe causando incômodos, a primeira coisa que você deve fazer é ir ao médico. Existem inúmeros exames que podem ajudar a estudar seus níveis hormonais. Além disso, dependendo do caso, há tratamentos médicos que estabilizam as flutuações hormonais.

A pílula contraceptiva, por exemplo, melhora muito a acne durante a menstruação. No entanto, você deve estar ciente de todos os efeitos colaterais que ela pode provocar.

Menina pensando em tomar pílula

É muito importante manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios diariamente. Os cientistas estão tentando demonstrar a relação entre o colesterol e os triglicerídeos no sangue e a acne. Além disso, uma boa dieta sempre ajuda a melhorar a aparência da pele.

Idealmente, preste uma atenção especial à pele e cuide dela. Recomenda-se o uso diário de produtos não comedogênicos para limpá-la e hidratá-la. Evitar a maquiagem também é uma boa medida.

Não se esqueça de manter o seu organismo hidratado. A água ajuda a eliminar toxinas através da transpiração e da urina. Isso faz com que os poros da sua pele fiquem limpos, pois o suor transporta a sujeira e as células mortas que os obstruem.

Conclusão

A acne no período menstrual é muito comum. É causada principalmente pelas flutuações dos hormônios ao longo do ciclo menstrual. Se você sentir um excesso de preocupação ou desconforto durante essa fase, deve ir ao médico.

Existem maneiras naturais de combater este problema, como prestar atenção à higiene e manter hábitos alimentares saudáveis. No entanto, se a acne persistir, também poderão ser utilizados diferentes tratamentos médicos cuja eficácia é comprovada. Portanto, consulte um dermatologista para se informar melhor.

Pode interessar a você...
4 sinais indicativos de um ciclo menstrual irregular
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 sinais indicativos de um ciclo menstrual irregular

Embora possa ser devido a problemas relacionados ao estresse, se tivermos um ciclo menstrual irregular é importante ir ao ginecologista.