A teoria e a prática de hábitos saudáveis
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Quando se fala de hábitos saudáveis, a teoria é delegada à sala de aula e a prática é minimizada para “evitar” os desastres na cozinha. Por isso é normal que a educação das crianças nessa questão nem sempre seja a mais completa.
Felizmente os pais não estão sozinhos na tarefa de educar seus filhos. De fato, eles podem contar com várias iniciativas para transmitir o conhecimento necessário para a vida dos pequenos. Especialmente, no que diz respeito à comida.
A seguir nos aprofundaremos no dia a dia dessa questão.
A teoria dos hábitos saudáveis
Na escola as crianças aprendem vários aspectos da nutrição através da famosa pirâmide alimentar. O objetivo é que elas aprendam a identificar os diferentes grupos, a composição dos alimentos, bem como estabelecer relações entre as combinações mais benéficas, para alcançar uma dieta balanceada.
Leia também: Aprenda a comer bem mudando hábitos
Nesse aspecto, as atividades escolares costumam ser bem dirigidas, e suficientemente dinâmicas para manter a atenção das crianças; no entanto, muitas vezes, a informação não é realmente “digerida”, e permanece no campo da abstração. Em outras palavras, há muitas crianças que decoram a informação, mas não sabem como podem colocá-la em prática.
O ensinamento não deve ser deixado somente para a escola: você deve reforçá-la de uma maneira agradável e interessante. Para isso, não é necessário ser técnico ou estender-se demais, mas saber dizer as “palavras mágicas” para despertar o interesse das crianças.
Sua curiosidade as levará a aprender mais e comentar em família o que aprenderam. Nesse sentido, elas devem ser encorajadas a pesquisar o quanto quiserem.
A prática de hábitos saudáveis
A interação com a comida é muito importante quando se trata de colocar hábitos saudáveis em prática. Precisamos garantir que as crianças possam materializar o que viram no quadro-negro, nos livros didáticos, e na mídia digital.
É claro que elas devem sempre estar acompanhadas por um adulto que as supervisiona, orienta, e auxilia no processo de manuseio.
Deve-se notar que os hábitos saudáveis não se referem apenas à preparação dos alimentos, mas também à sua seleção e limpeza. Por esta razão, é necessário ensiná-las a manusear os alimentos com a higiene adequada, para evitar problemas de curto, médio, e longo prazo.
Remover a sujeira das batatas antes e depois de descascá-las, lavar as frutas antes de comê-las, e outras medidas relacionadas devem ser transmitidas de forma clara.
A Caravana da Saúde
Para transmitir a teoria às crianças e permitir que elas vivenciem a prática de hábitos saudáveis, o Carrefour decidiu promover uma iniciativa especial conhecida como ” A Caravana da Saúde “. É um evento que visitará mais de trinta cidades espanholas em três anos, para atingir 400 mil pessoas (entre elas, mais de 100 mil crianças).
O evento promoverá um programa de atividades especialmente projetado para que as crianças possam aprender e praticar hábitos saudáveis. Em suma, trata-se de proporcionar uma verdadeira experiência de aprendizado. Nela, é demonstrado que a cozinha não é apenas saudável, mas também muito divertida.
Como ressalta o chef Ferran Adrià: “Deve-se criar em todos uma cultura de saúde, comendo de maneira variada. Além disso, a cozinha é uma boa ferramenta para passar algum tempo com a família”.
Confira também: 4 bons hábitos que ajudam a aumentar a imunidade
Por sua parte, Miguel Ángel Conesa, diretor de marketing do Carrefour da Espanha declarou o seguinte:
“No Carrefour, estamos comprometidos com iniciativas como a Caravana da Saúde, que nos permite divulgar conselhos sobre hábitos de vida saudáveis, e que a mensagem de “tornar a culinária saudável e divertida em família” alcance toda a população espanhola”.
O que as oficinas incluem?
- Informações sobre os diferentes grupos de alimentos.
- Definição e prática de segurança alimentar.
- Como conseguir alimentos seguros na cozinha da casa.
- Técnicas para fazer receitas diferentes.
As oficinas serão ministradas por Maite Pelayo, microbiologista especializada em segurança alimentar, e porta-voz técnico do Instituto Silestone. Com esta iniciativa espera-se que as crianças consigam colocar em prática hábitos saudáveis. Que sejam, por sua vez, bons representantes para a sociedade espanhola. Certamente, seu exemplo inspirará a muito outros.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gillan, C. M., Otto, A. R., Phelps, E. A., & Daw, N. D. (2015). Model-based learning protects against forming habits. Cognitive, Affective and Behavioral Neuroscience. https://doi.org/10.3758/s13415-015-0347-6
- Raulio, S., Roos, E., & Prättälä, R. (2010). School and workplace meals promote healthy food habits. Public Health Nutrition. https://doi.org/10.1017/S1368980010001199
- Rolland, Y., Abellan van Kan, G., & Vellas, B. (2010). Healthy Brain Aging: Role of Exercise and Physical Activity. Clinics in Geriatric Medicine. https://doi.org/10.1016/j.cger.2009.11.002
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.