A importância do apoio familiar durante a gravidez
Muitas pessoas não entendem a importância do apoio familiar durante a gravidez. A verdade é que o apoio prestado à futura mãe a ajuda a ter um bom humor, o que beneficia a saúde do futuro bebê.
– Acho que você deveria parar de comer tanto. Você vai ficar uma baleia.
– Por favor, evite comentários sobre coisas ninguém lhe perguntou. Obrigado.
Sim, parece uma resposta dura, mas é uma resposta que vai lhe dar paz de espírito durante os 9 meses e até depois da gravidez. O fato de uma mãe se sentir apoiada e acompanhada durante a gravidez a liberta dos hormônios do estresse e ajuda a prevenir a depressão pós-parto, de acordo com este estudo publicado em Atención Primaria.
A chegada de um novo membro à família implica a criação de novos vínculos. Diante disso, a família cresce e cada membro deve abrir um espaço emocional para o futuro bebê, por isso é necessário o apoio de todos.
Frases que as mulheres grávidas não precisam ouvir
Além do excesso de sentimentos que surgem por causa da gravidez, as mulheres ficam expostas a uma série de comentários negativos por parte de pessoas do seu convívio, comentários que podem fazer a futura mãe se sentir mal.
A seguir, listamos as frases que as mulheres grávidas não devem ouvir:
- Cuidado! Se você ficar muito gorda, depois não conseguirá perder peso.
- Você vai ter o bebê?
- Você quer ter outro ou é o último?
- E o que você vai fazer com o seu trabalho?
Os comentários negativos, ou nada construtivos, acabam afetando a saúde da gestante e, portanto, também a saúde do bebê.
Sabemos que esse tipo de comentário nem sempre pretende prejudicar a futura mãe, mas é necessário entender a importância do apoio familiar durante a gravidez e como essas coisas simples podem afetar as mulheres grávidas.
Veja também: Gravidez, essa união mágica com um ser que nós amamos sem sequer conhecermos
O apoio do pai é o mais importante
O apoio incondicional do pai durante toda a gravidez ajuda a mãe a administrar melhor as mudanças de humor, o estresse e toda a experiência de esperar um bebê.
As alterações hormonais pelas quais as mulheres passam durante a gravidez podem torná-las um tanto inseguras, ansiosas e irritáveis em qualquer situação. Nesse momento é quando o casal deve estar mais unido.
A mulher é quem vai carregar o bebê em seu ventre por 9 meses, mas a responsabilidade e o compromisso são de ambos os pais. O que uma mulher grávida mais precisa de seu parceiro é amor e apoio. Alguém que a escute sem julgar as mudanças que ela terá que viver nessa fase.
Da mesma forma, como evidenciado por esta pesquisa publicada em Revista Matronas Profesión, o acompanhamento e apoio do pai durante a gravidez é benéfico para promover significativamente o vínculo de apego.
O que você deve fazer como uma mulher grávida
Embora o ideal seja que todos ao seu redor compreendam a importância do apoio familiar durante a gravidez, nem todos o farão.
Então, você deve estar preparada para evitar o nível de preocupação gerado pelas opiniões das pessoas ao seu redor. Diante disso, leve em consideração as seguintes recomendações:
- Quando você tiver dúvidas ou perguntas sobre a gravidez, não procure respostas em seus amigos e familiares. Os especialistas são os únicos que podem lhe dizer o que fazer.
- Se sua família exagerar nos conselhos, você deve manter sua postura e pedir respeito.
- Você deve entender que o papel das pessoas ao seu redor deve ser o de companheiros. Se esse não for o caso, é conveniente não tê-los perto demais para evitar ser afetada.
Apoio familiar durante a gravidez: como fornecê-lo?
Muitas vezes, os familiares e até mesmo o parceiro da futura mãe desconhecem a importância do apoio familiar durante a gravidez e desconhecem a forma mais adequada de enfrentar as mudanças hormonais que a gestante tem que viver.
Por isso, aqui estão algumas recomendações para você ser uma boa companhia para a mãe:
- Sempre expresse o quanto você a ama, sem medo e sem subtrair palavras desse sentimento.
- Preste atenção quando ela demonstrar interesse em contar seus medos e emoções.
- Não subestime os problemas relacionados ao futuro bebê.
- Respeite seu espaço pessoal, especialmente se ela quiser ficar sozinha ou não quiser conversar.
Recomendamos que você leia: 5 dicas para reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez
Em relação ao apoio familiar durante a gravidez…
Em última análise, o apoio familiar durante a gravidez é realmente significativo para o estado de espírito da mãe e a saúde do futuro bebê.
O simples fato de perguntar: “Existe alguma coisa em que eu possa ajudar?”, fará ela se sentir muito bem e protegida durante essa fase tão especial para ela e para todos ao seu redor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Manzano, J. S., García, T. C., & Moreno, E. L. (2002). Variables asociadas al riesgo de depresión posparto. Edinburgh Postnatal Depression Scale. Atención Primaria, 30(2), 103-111. https://www.elsevier.es/es-revista-atencion-primaria-27-articulo-variables-asociadas-al-riesgo-depresion-13033746
- Peláez, H. R., & Gallego, I. R. (2014). Beneficios del acompañamiento a la mujer por parte de su pareja durante el embarazo, el parto y el puerperio en relación con el vínculo paterno-filial. Revisión bibliográfica. Matronas Prof, 15(4), e1-e6. https://www.federacion-matronas.org/revista/wp-content/uploads/2018/01/revision-beneficios-pareja.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.