Higiene do ouvido no verão
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
A higiene do ouvido se torna ainda mais importante no verão, já que é quando as pessoas costumam realizar uma maior quantidade de atividades aquáticas. Acredite ou não, o fato de passar um tempo debaixo da água pode nos afetar de várias maneiras se não colocarmos em prática as medidas necessárias.
Em geral, quando nos referimos à higiene do ouvido, geralmente pensamos em limpá-lo com os clássicos cotonetes, porque é o que aprendemos durante a infância. No entanto, em muitos casos, o cotonete empurra a cera e a sujeira para o fundo do ouvido, por isso há sempre o risco de promover o acúmulo de cerume e de arranhar o canal auditivo.
Um estudo da Universidade de Tel Aviv descobriu que os cotonetes são os principais causadores de otite externa.
A higiene do ouvido em geral
Profissionais de saúde indicam que a melhor hora para realizar a higiene do ouvido é após o banho.
A umidade amolece o cerume, permitindo sua remoção com maior facilidade. Para isso, o mais recomendável é usar soluções líquidas para os ouvidos.
A maioria destas soluções são à base de água do mar, mas também existem outras especialmente formuladas para a limpeza dos ouvidos.
Entre os mais comuns está o Otospray, dos laboratórios Reig Jofre, que contém os elementos necessários para prevenir o acúmulo de cera e eliminar o excesso de cerume.
Seus principais componentes são o docusato de sódio e as beta-ciclodextrinas, que com a água purificada ajudam a amolecer o excesso de cera e a envolvem para sua posterior eliminação.
Trata-se, portanto, de uma solução de água purificada e microbiologicamente controlada, cujas funções cumprem com os 3 E’s:
- Emulsiona: ação emoliente que suaviza e dissolve o cerume em partes menores.
- Encapsula: ação que envolve o cerume para formar micelas, que facilitam seu transporte em meio aquoso.
- Elimina: ação de arraste do cerume envolto em micelas para sua eliminação.
Sob nenhuma circunstância você deve recorrer a remédios caseiros para limpar os ouvidos, já que eles podem prejudicar em vez de ajudar.
Recomendamos a leitura deste artigo: Descubra os danos da má utilização de fones de ouvido
Os cuidados durante o verão
Durante o verão, as pessoas costumam frequentar praias e outros espaços aquáticos com regularidade.
A secagem adequada é fundamental, mas você não deve se esquecer que existem outras coisas que influenciam os ouvidos, como o ruído em eventos musicais ao ar livre e em ambientes fechados.
A consequência imediata é a obstrução devido ao aumento da produção de cerume. Por causa disso, muitos optam por limpar os ouvidos mais do que o habitual e de forma inadequada.
Pode te interessar: Remédios naturais para aliviar a dor de ouvido
Como é a higiene adequada do ouvido?
A melhor maneira de cuidar dos ouvidos durante o verão é a seguinte:
- Não remova o cerume todos os dias. Você deve deixar uma margem de 3 a 4 dias entre cada limpeza.
- Não utilizar cotonetes nem introduzir outros tipos de objetos. Você também não deve usar os dedos.
- Não lavar os ouvidos com sabonete durante o banho. Em vez disso, você pode usar uma solução aquosa em spray após o banho.
- Sempre seque seu ouvido suavemente após o banho. Não é recomendado introduzir os dedos ou pontas da toalha, já que eles podem arranhar as partes mais sensíveis do ouvido, prejudicando-o.
Como se aplica uma solução de limpeza?
Para aplicar adequadamente uma solução de limpeza como o Otospray, a primeira coisa que você levar em consideração é o fator da umidade.
Após tomar banho, você deve inclinar a cabeça e pressionar levemente o bico do spray na entrada do ouvido. Deixe o líquido agir por alguns segundos e então seque o ouvido com uma toalha.
É necessário sempre lavar o aplicador com água quente após cada utilização. Além disso, claro, você não deve compartilhá-lo com ninguém.
Existem produtos com diferentes quantidades dependendo da necessidade do consumidor: Otospray 100 ml de pressão suave e Otospray Júnior 50 ml de pressão suave.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Surveillance for waterborne disease and outbreaks associated with recreational water use and other aquatic facility-associated health events–United States. Centers for Disease Control and Prevention. , (2005-2006=. September 12, 2008. MMWR Morbid Mortal Weekly Rep. 2008;57(SS-9).
- Poor-quality water in swimming pools associated with a substantial risk of otitis externa due to Pseudomonas aeruginosa. Water Sci Technol. Hajjartabar M. (2004) 50:63-67.
- Risk of otitis externa after swimming in recreational fresh water lakes containing Pseudomonas aeruginosa.. van Asperen IA, de Rover CM, Schijven JF, et al. BMJ. (1995) 311:1407-1410.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.