Gelatina para rejuvenescer a pele

· 13 de novembro de 2014
Você sabia que um gesto tão simples e delicioso quanto consumir gelatina pode ajudar a manter a firmeza da sua pele? Ela contém mais de 80% de colágeno, que repara os tecidos.

Conforme os anos passam, nossa pele perde a elasticidade que nos dá o aspecto de juventude e plenitude. O colágeno é o encarregado de sustentar os tecidos e proporcionar o aspecto fresco e radiante de nossa pele. Neste artigo, falaremos sobre gelatina para rejuvenescer a pele.

Atualmente, existem muitas terapias alternativas, à base de eletrodos, radiofrequências etc. que buscam manter a saúde da pele em bom estado, evitando o envelhecimento precoce. Este, muitas vezes causado por uma má alimentação, hábitos nocivos como o tabagismo ou a exposição excessiva aos raios solares.

Nas mulheres, a região do corpo mais afetada é o rosto, pois essa é a região mais exposta. A falta de luminosidade ou as rugas também são causadas pelo estresse, falta de descanso, dentre outras situações.

Assim, é importante que você, mulher, seja cuidadosa na hora de adquirir produtos de beleza, e tenha certeza de que conhece seu tipo de pele.

Leia também:11 benefícios da gelatina sem sabor

Também é imprescindível que todos os dias, antes de dormir, seja feita uma limpeza de toda a maquiagem usada durante o dia. Se isso não for feito, os poros do rosto se obstruirão e isso causará alterações na pele, conferindo-lhe um aspecto desgastado e apagado.

Além disso, existem exercícios específicos para a região do rosto que poderão ajudar a fortalecer a musculatura dessa parte do corpo, assim como fazemos com os outros músculos.

Mas, hoje, falaremos de uma maneira simples, econômica e sem efeitos secundários. Pode ser consumida diariamente, não oferecerá muitas calorias e contribuirá para que sua pele se torne mais saudável, bonita e resistente com o passar do tempo.

A gelatina é um alimento tão simples mas muito poderoso para nossa pele.

A gelatina

Ela é obtida através do processamento do colágeno de origem animal. Possui alto valor nutricional, é útil para manter unhas, pele e cabelos saudáveis. É ideal para consumir em qualquer idade e contém entre 85 e 95% de colágeno.

A gelatina é sumamente eficaz para mulheres grávidas que querem evitar o surgimento de estrias. Para elas recomenda-se consumir a gelatina, se possível, antes mesmo da gravidez. Assim, a pele se tornará forte e não se romperá com os estiramentos próprios do período de gravidez.

A gelatina para tonificar a pele

Pessoas que têm artrose também deveriam inclui-la na alimentação para compensar o desgaste progressivo da cartilagem articular causado pela doença. A glicina, componente encontrado na gelatina, contribui para a reparação dos tecidos.

É muito comum que pessoas que se encontram em processo de recuperação de alguma doença ou de algum procedimento cirúrgico comumente consumam a gelatina por indicação médica. Isso pois ela também é benéfica para o processo de digestão.

Além disso, é ideal para evitar lesões associadas a atividades esportivas e de recreação. Ajudará os músculos, tendões, ligamentos e articulações a se fortalecerem, prevenindo que sejam facilmente prejudicados por tais atividades.

É um alimento muito versátil, utilizado como estabilizador de vários pratos, inclusive para a fabricação de cápsulas para medicamentos. Se você quer que sua pele pareça fresca e jovem é preciso considerar as diversas maneiras e atingir esse objetivo.

O teor de colágeno, nesse caso, ingerido através do consumo da gelatina é muito benéfico, bem como o consumo de água, a utilização de produtos de beleza de boa qualidade, o cuidado durante a exposição aos raios solares, todos hábitos primordiais para conseguir que a pele do rosto e do restante do corpo se encontre em melhores condições.

Leia também: Como preparar uma máscara de gelatina e leite para remover os cravos

Hábito nocivo

Gelatina para rejuvenescer a pele

Se você é fumante precisa saber que sua cútis será muito afetada por esse péssimo hábito. Contribuirá para que você pareça mais velha(o), com rugas marcadas e aparência desgastada e apagada.

Mesmo que você invista muito dinheiro em cremes e produtos de beleza, isso não será o suficiente para conseguir uma pele melhor, já que o interior de seu organismo foi invadido pelos efeitos nocivos do cigarro e de suas milhares de substancias tóxicas.

O passar do tempo é inevitável, as condições genéticas também, mas existem muitas maneiras de lutar para conseguir uma pele mais fresca e jovem por mais tempo. Se cuide por dentro e por fora e as mudanças rapidamente serão notadas.

  • Prestes, R. C., Golunski, S. M., Toniazzo, G., Kempka, A. P., & Luccio, M. Di. (2013). CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DE COLÁGENO , GELATINA E COLÁGENO HIDROLISADO. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais. https://doi.org/10.1016/j.socec.2010.02.013
  • Silva, M. V. R. da, Hansen, D., & Sturzenegger, T. M. (2012). Radiofrequência no rejuvenescimento facial. Santa Cruz-RS.