9 truques para lavar o cabelo com menos frequência
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Neste artigo iremos compartilhar alguns dos truques que podem ajudar a manter os fios limpos por mais tempo e, desta forma, nos permitir lavar o cabelo com menos frequência.
Uma das coisas mais constrangedoras que podemos encontrar em nosso dia a dia é estar com o cabelo sujo. Isso geralmente nos causa muita insegurança e desconforto, já que o cabelo é uma das coisas que são mais visíveis em nossa aparência física.
Dicas para lavar o cabelo com menos frequência
1. Lave o cabelo com água fervida ou filtrada
Um dos primeiros truques que você pode seguir para manter os cabelos limpos por mais tempo é enxaguá-lo com água fervida ou filtrada, a uma temperatura aproximada de 38 °C.2. Não exagere na utilização de produtos para o cabelo
Alguns dos produtos que utilizamos para melhorar a aparência do nosso cabelo, como a queratina ou alguns tipos de substâncias, como o xampu seco, o laquê ou o gel, podem sujá-lo rapidamente.
É por isso que, para poder lavar o cabelo com menos frequência, você deve limitar o uso deste tipo de produto a pequenas quantidades, aplicando-os uma ou duas vezes por semana, no máximo.
3. Use menos a escova: prefira usar um pente
Ao contrário do que possa parecer, um cabelo excessivamente escovado não será mais limpo e brilhante, muito pelo contrário, já que manipulá-lo em excesso pode levá-lo a se sujar mais rápido. Por isso, você deve pentear os fios no máximo entre duas ou três vezes ao dia e, de preferência, usar um pente ao invés de uma escova. O pente quebra menos os fios e deixará seu cabelo muito mais saudável e brilhante.
4. Use mousse para pentear
Para manter o cabelo muito mais natural, uma solução rápida é usar produtos em mousse, e não os aerossóis ou gel de cabelo, que deixam os fios com um aspecto sujo.
5. Use um shampoo sem SLS
O lauril sulfato de sódio, mais conhecido como SLS, é uma substância atóxica presente nos xampus, mas que, para algumas pessoas, pode ressecar o couro cabeludo e aumentar a oleosidade dos fios. Se este é o seu caso, você deve optar por xampus que não apresentem estes componentes, utilizando, em seu lugar, algumas máscaras e óleos de forma correta em seu cabelo.
Você também pode experimentar criar seus próprios tônicos esfoliantes e máscaras capilares caseiras, com diferentes ingredientes naturais.
6. Reduza a temperatura
Quando você usa os secadores e as chapinhas de forma excessiva, pode ser que o seu cabelo se prejudique e aumente a produção de óleo, sujando-se mais rápido. Para evitar isso, reduza a temperatura de seus secadores e chapinhas até os 150 ou 180 °C.
7. Faça um peeling no couro cabeludo
Fazer um peeling no couro cabeludo de vez em quando ajuda a eliminar células mortas e remover a oleosidade, fortalece os folículos e, ao mesmo tempo, permite que o seu cabelo cresça mais saudável e forte.
8. Troque as fronhas de seus travesseiros mais frequentemente
Uma das razões pelas quais o cabelo pode se sujar com mais frequência é dormir várias noites com a mesma fronha.
O tecido absorve toda a oleosidade e os produtos que você aplica no cabelo, assim como a oleosidade da pele, contribuindo para a proliferação de bactérias e o acúmulo de sujeira. É por isso que é necessário trocar as fronhas de seu travesseiro pelo menos uma vez por semana.
9. Proteja o cabelo do frio e do sol
Tanto no verão quanto no inverno, é necessário proteger o cabelo das altas e das baixas temperaturas, que podem produzir uma maior quantidade de sebo no couro cabeludo e deixar as raízes dos fios com uma aparência suja e “grudenta”.
Por isso, não há nada melhor do que usar chapéus e bonés para proteger o cabelo das altas temperaturas do verão, assim como chapéus e lenços para se proteger do frio e do vento no inverno. Dessa forma, seus fios permanecerão saudáveis e brilhantes e você poderá lavar o cabelo com menos frequência. Simples assim.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Del Cañizo C. La evaluación de la actividad de los cosméticos. Medicina Cutánea Ibero-Latino-Americana 2005; 33 (3): 139-141. Available at: http://www.medigraphic.com/pdfs/cutanea/mc-2005/mc053j.pdf. Accessed 01/25, 2019.
- Díaz Ramírez CC, Villafuerte Robles L (2012). Elementos que influyen la medición del efecto de electrolitos sobre la extensión de una gota de champú. Revista mexicana de ciencias farmacéuticas 2012; 43 (2): 31-45. Available at: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-01952012000200004. Accessed 01/25, 2019.
- MedlinePlus. Cabello grasoso. 2019. Available at: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/002042.htm. Accessed 01/25, 2019.
- Skopp G, Pötsch L, Mauden M. Stability of cannabinoids in hair samples exposed to sunlight. Clinical Chemistry 2000; 46 (11): 1846-1848. Available at: http://clinchem.aaccjnls.org/content/46/11/1846.short. Accessed 01/25, 2019.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.