Logo image
Logo image

9 razões para comer a semente do abacate

3 minutos
Os antioxidantes do abacate podem nos ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele. Além disso, esta fruta contribui para a produção de colágeno e evita o surgimento de rugas.
9 razões para comer a semente do abacate
Última atualização: 23 agosto, 2022

O abacate é uma fruta deliciosa com múltiplos benefícios para a saúde e a beleza graças ao seu alto teor de antioxidantes e gorduras naturais que nos ajudam a manter uma vida mais saudável. O que a maioria das pessoas ignora é que a semente do abacate também tem um alto valor nutricional e várias propriedades que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida e prevenir diferentes problemas de saúde.

Por costume e gosto, quase sempre utilizamos a polpa do abacate como alimento para aproveitar todas as propriedades desta fruta e descartamos a semente porque desconhecemos seus maravilhosos benefícios.

O que poucos sabem é que a semente do abacate possui uma boa quantidade de fibras e aminoácidos, que são essenciais para a prevenção e tratamento de várias doenças. Quer saber mais sobre a semente do abacate? Continue lendo.

Controla o colesterol

O abacate é um alimento que pode nos ajudar a regular os níveis de colesterol ruim no sangue enquanto aumenta os níveis de colesterol bom. O que muitas pessoas não sabem é que 70% dos aminoácidos está na semente do abacate, ou seja, na parte da fruta que, quase sempre, é jogada fora.

O consumo da semente do abacate pode controlar os níveis de colesterol ruim no sangue e, por sua vez, reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Combate problemas estomacais

Some figure

A semente do abacate proporciona resultados muito eficazes no tratamento de uma inflamação do trato gastrointestinal, bem como para diarreias. Para aproveitar ao máximo este benefício, utilize meia semente média picada de um abacate, adicione uma xícara de água fervente, deixe descansar por 15 minutos e consuma ainda quente. Além disso, a semente do abacate também pode ajudar a combater infecções e alguns outros problemas estomacais.

É antitumoral

Estudos realizados em cobaias demonstraram que a semente do abacate pode evitar o desenvolvimento de tumores graças ao seu alto teor de flavonoides.

Ajuda a reduzir o peso

Some figure

A semente do abacate possui um efeito termogênico, que pode ajudar a queimar gorduras mais facilmente, desde que seja associada a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos. Para aproveitar este benefício, deve-se preparar um chá utilizando uma semente triturada com meio litro de água fervendo. Consuma três vezes ao dia.

Fortalece o sistema imunológico

Graças às suas grandes propriedades anti-inflamatórias, a semente do abacate também é aliada do sistema imunológico, ajudando a mantê-lo forte no combate contra infecções e problemas respiratórios. Além do mais, esta propriedade também serve como remédio para pessoas que sofrem de artrites e outras doenças articulares.

Previne o envelhecimento precoce

Some figure

As sementes de abacate têm um alto conteúdo de antioxidantes que nos ajudam a prevenir o envelhecimento precoce; também contribui para a produção de colágeno na pele, evitando a aparição prematura de rugas e mantendo uma aparência jovem e suave.

Combate à catarata

A semente do abacate também pode ajudar a diminuir a catarata. Para isso, basta aplicar sobre os olhos duas ou três gotas da polpa da semente diluída, no período da manhã e à noite. O suco deve estar fresco e livre de germes.

Cabelo brilhante

Some figure

A semente do abacate contém um azeite natural parecido com o azeite de oliva. Este azeite é utilizado para fins cosméticos e um de seus maiores benefícios é proporcionar um brilho incrível para o cabelo, além de prevenir a caspa.

Leia também: 6 remédios caseiros feitos com abacate

Tratar a tireoide

De acordo com pesquisas de médicos realizadas na Europa, a semente do abacate possui nutrientes e propriedades essenciais que ajudam a controlar problemas na tireoide, beneficiando especialmente pessoas acima do peso.

Como podemos aproveitar a semente do abacate?

Considerando todos os benefícios da semente do abacate, da próxima vez que consumir essa fruta, não a desperdice. Para aproveitar seus benefícios, você pode consumi-la através de chás, incluí-la em saladas, usar em bebidas, usar somente a semente, entre outros. Para isso, recomenda-se lavar bem, secar, ralar, torrar, assar e consumir.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Aregheore E. M. A review of implications of antiquality and toxic components in unconventional feedstuffs advocated for use in intensive animal production in Nigeria. Veterinarian and Human Toxicology. Febrero 1998. 40 (1): 35-9.
  • Belete Bahru T, Hailu Tadele Z, Ajebe Gebrie E. A review on avocado seed: functionality, composition, antioxidant and antimicrobial properties. Chemical Science International Journal. Julio 2019. 27 (2): 1-10.
  • California Avocado Commission. Is it safe to eat avocado seed?
  • Campos, E. (2011). El aguacate. AGROPRODUCTIVIDAD.
  • Dabas D, Shegog R. M, et al. Avocado (Persea americana) seed as a source of bioactive phytochemicals. Current Pharmaceutical Design. 2013. 19 (34): 6133-40.
  • Dabas D, Elias R, et al. In vitro antioxidant and cancer inhibitory activity of colored avocado seed extract. International Journal of Food Science. Abril 2019. 1-7.
  • Henry L, Mtaita U. Y, Kimaro C. C. Nutritional efficacy of avocado seeds. Global Journal of Food Science and Technology. Agosto 2015. 3 (5): 192-196.
  • Instituto Nacional del Cáncer. Vitamina E. Institutos Nacionales de Salud. Departamento de Salud y Servicios Humanos de Estados Unidos.
  • Muñoz, M. A., & Barrón, A. R. (2009). Efectos médicos del aguacate. Medicina Interna de Mexico.
  • Weschenfelder C, Lorenzón J, et al. Avocado and cardiovascular health. Open Journal of Endocrine and Metabolic Disease. Agosto 2015. 5 (5): 77-83.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.