8 razões pelas quais você deve incluir a canela na dieta

· 18 de outubro de 2017
Para obter o máximo de benefícios desta especiaria é importante comprar a canela orgânica, uma vez que algumas apresentações não contêm muitas de suas propriedades medicinais.

Quer saber como e por que incluir a canela na dieta? Esta especiaria com propriedades medicinais e gastronômicas faz parte da alimentação de milhões de pessoas há séculos.

É obtida a partir da casca da árvore Cinnamomum verum, e seu uso como ingrediente remonta ao antigo Egito, onde foi considerada um presente digno de reis.

Hoje em dia é usada para dar um toque de sabor e aroma às bebidas e sobremesas, embora seja também uma base para a elaboração de remédios caseiros.

Devido à sua alta contribuição de nutrientes essenciais, é uma ótima aliada para prevenir e tratar vários problemas de saúde.

Na verdade, possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que podem ser usadas tanto externa quanto internamente.

E o melhor de tudo isso é que está disponível para todos e, por sua versatilidade, pode ser incorporada de várias formas na dieta.

Você sabe por que ela é tão saudável? Descubra 8 razões para incluir a canela na dieta regularmente a seguir.

Motivos para incluir a canela na dieta

1. Melhora a saúde digestiva

A canela ajuda a combater a má digestão

A canela contém uma substância ativa conhecida como cinamaldeído que, devido ao efeito anti-inflamatório, contribui para melhorar a digestão.

Seus efeitos antiespasmódicos e carminativos controlam sintomas de indigestão, como a dor, a inflamação, e a produção excessiva de gases.

Ela também fornece pequenas quantidades de fibra e cálcio, que participam nas funções do cólon, facilitando a eliminação de sais biliares e outros resíduos retidos no interior.

2. Protege a saúde cardiovascular

A ingestão moderada e regular de canela oferece benefícios interessantes para a saúde cardiovascular.

Esta especiaria, rica em óleos essenciais e antioxidantes, facilita o controle dos níveis de colesterol e, por sua vez, previne a pressão arterial alta.

Seus compostos anti-inflamatórios ajudam nos processos que reparam os tecidos internos e, assim, reduzem o risco de ataque cardíaco.

3. Ajuda a perder peso

A canela ajuda a perder peso

O cinamaldeído, principal ingrediente ativo da canela, estimula as funções do metabolismo e apoia os processos que ajudam a queimar gorduras.

O consumo desta especiaria em infusão promove a desintoxicação do sangue e, por sua vez, melhora a capacidade do corpo de usar carboidratos e açúcares como fonte de energia.

Como se fosse pouco, sua fibra tem um leve efeito saciante, o qual é fundamental para evitar o excesso de calorias.

4. Previne e combate a diabetes

O Cinnamtannin B1, um dos componentes desta especiaria, estimula os receptores de insulina no corpo e, além disso, evita que suas funções sejam desativadas.

Isso permite que as células funcionem de forma otimizada ao utilizar a glicose do corpo, impedindo que ela se acumule no sangue.

Por isso a canela é um bom complemento para prevenir e tratar a diabetes, especialmente quando esta doença está nos estágios iniciais.

5. Fortalece a saúde respiratória

Mulher resfriada

Os compostos antibacterianos e anti-inflamatórios da canela são adequados para proteger a saúde respiratória diante dos antígenos que causam doenças.

O chá quente controla os sintomas como a congestão e a produção excessiva de muco e, além disso, protege os tecidos da inflamação.

Além do mais, graças à sua contribuição significativa de compostos antioxidantes, é um ótimo complemento para limpar as vias aéreas e inibir a ação negativa dos radicais livres.

6. Protege a saúde cognitiva

Estudos científicos mostraram que o consumo moderado de canela pode estimular as funções do cérebro durante a velhice, o que é benéfico para a memória, os processos de atenção, e a velocidade ocular.

O poder aromático desta especiaria fortalece a saúde cognitiva e ajuda a melhorar a concentração ao realizar tarefas cotidianas.

7. Alivia as cólicas menstruais

A canela ajuda a combater as cólicas menstruais

As mulheres que sofrem de cólicas menstruais severas podem notar uma melhora nestes sintomas quando decidem adicionar canela à sua dieta.

Ela tem efeitos antiespasmódicos e analgésicos, que promovem o alívio da dor ao relaxar os músculos que se contraem.

Suas propriedades diuréticas combatem a retenção de líquidos e diminuem significativamente a inflamação que é produzida no período menstrual.

8. Reduz o mau hálito

O poder aromático da canela é uma solução simples e eficaz contra o mau hálito.

No entanto, além disso, suas propriedades antibacterianas ajudam a limpar a boca para prevenir infecções bacterianas e fúngicas.

Somado a isso, seu poder depurativo apoia as funções hepáticas, o que facilita a eliminação de resíduos para um controle total desse sintoma.

Quanto de canela você consome? Lembre-se de que, embora seja benéfica, é melhor usá-la diariamente em pequenas quantidades , já que os excessos podem ser contraproducentes.

Pronto para incluir a canela na dieta? Você pode usá-la em suas receitas ou tomar um chá para aproveitar todas as suas propriedades.