8 produtos que você nunca deve aplicar no rosto

Ainda que o truque da pasta de dentes para secar as espinhas possa ser eficaz, não é recomendado utilizá-lo, já que ela altera o pH da pela e pode deixar marcas.
8 produtos que você nunca deve aplicar no rosto

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Sabemos que muitas alternativas naturais possuem propriedades eficazes que podem nos ajudar a ter uma pele bonita e radiante, e estes produtos vêm se tornando cada vez mais populares, já que não trazem efeitos colaterais. Hoje falaremos sobre 8 produtos que você nunca deve aplicar no rosto.

O problema é que muitos têm compartilhado alguns truques e produtos que não são nem um pouco apropriados para o cuidado do rosto e que, de fato, podem até ser prejudiciais.

É muito importante estar bem informado e conhecer aqueles produtos que não devem ser usados na pele do rosto por nenhum motivo, já que poderiam deixar marcas irreversíveis.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que podemos ou não aplicar no rosto, hoje iremos falar sobre 8 produtos que é melhor usar somente para outras coisas.

1. Você nunca deve aplicar no rosto: spray de cabelo

Um dos truques para fixar a maquiagem no rosto por mais tempo consiste em aplicar um spray de cabelo. No entanto, este é um erro grave!

O spray de cabelo contém substâncias alcoólicas que alteram os óleos naturais da pele, causando o ressecamento e acelerando o envelhecimento precoce.

Além disso, alguns contam com compostos repelentes que, ao serem aplicados nesta parte tão delicada da pele, podem causar coceira, vermelhidão e irritação.

2. Você nunca deve aplicar no rosto: manteigas

Manteiga

Com frequência elas são recomendadas como uma alternativa para hidratar a pele do corpo devido às suas propriedades umectantes e antioxidantes.

O problema é que as manteigas podem obstruir os poros e provocar o surgimento de cravos e espinhas incômodas na pele.

3. Você nunca deve aplicar no rosto: álcool

Este elemento está presente em todas as casas por ser um desinfetante muito poderoso, ideal para tratar feridas e diferentes problemas na pele.

Ao aplicá-lo no rosto, podemos sentir que ele atua como um refrescante natural, mas passados cerca de 30 minutos, infelizmente, o álcool pode causar irritação, ressecamento e outras alterações bastante incômodas.

4. Você nunca deve aplicar no rosto: antitranspirante

Antitranspirante

Verifique sempre se os produtos usados para o cuidado da pele do rosto não contêm grandes quantidades de álcool.

O fato de que os produtos antitranspirantes funcionam nas axilas para frear o excesso de suor não quer dizer que eles podem ser aplicados em qualquer parte do corpo.

Algumas pessoas não consideram isso e acreditam que este produto pode ser aplicado no rosto, para que a maquiagem não se borre com o suor. Cuidado!

O antitranspirante pode bloquear os poros e impedir que as células se oxigenem e eliminem as toxinas.

5. Você nunca deve aplicar no rosto: esmalte de unhas

Alguns truques de maquiagem para o carnaval ou para fantasias sugerem utilizar esmaltes de unhas para conseguir alguns efeitos.

Isso não deve ser feito, já que a maioria dos esmaltes contém acrílicos que ressecam a pele e que podem ser muito difíceis de retirar posteriormente.

Nestes casos, o melhor a fazer é sempre aplicar tintas aptas para a pele do rosto.

6. Você nunca deve aplicar no rosto: vinagre

Em muitas dicas, o uso de vinagre branco ou de maçã é recomendado como tônico natural para a pele, já que ele contém propriedades que regulam o pH e ajudam a conservar a firmeza da mesma.

No entanto, o vinagre não deve ser utilizado no seu estado puro e natural, pois possui ácidos que podem queimar a pele.

Para aproveitar os seus benefícios, é aconselhável preparar uma mistura com uma parte de vinagre para três partes de água.

7. Você nunca deve aplicar no rosto: maionese

Maionese

Ela tem propriedades hidratantes maravilhosas que podem ser aproveitadas nos tratamentos naturais para conseguir um cabelo brilhante e bonito.

No caso da pele, a maionese não é recomendada, pois contém compostos ácidos que obstruem os poros e impedem que a pele respire. E quais são as consequências? O surgimento dos cravos que fazem com que a nossa pele fique com uma aparência ruim.

8. Você nunca deve aplicar no rosto: pasta de dentes

Um dos conselhos mais populares que costumamos ouvir para combater os cravos e espinhas da acne é aplicar pasta de dentes na pele.

Este truque pode até ser eficaz, já que faz com que eles sequem mais rápido e os elimina; o problema é que os químicos agressivos da pasta de dentes ressecam a pele, alterando o seu pH e podendo, inclusive, deixar marcas permanentes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bodeker, Gerard & Ryan, Terence & Volk, Adva & Harris, Jahnavi & Burford Mbiochem, Gemma. (2017). Integrative Skin Care: Dermatology and Traditional and Complementary Medicine. Journal of alternative and complementary medicine (New York, N.Y.). 23. 10.1089/acm.2016.0405.
  • Casas, Rosa. La cara oculta de los perfumes, cosméticos y productos de aseo.Espacio humano. [En línea] Disponible en: https://espaciohumano.com/los-perfumes-su-cara-oculta/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.