8 passos para deixar de ser uma pessoa triste

· 29 de abril de 2018
Mudar a forma de ver as coisas e se manter em um entorno positivo pode ajudar uma pessoa triste a melhorar sua perspectiva e evoluir para o bem-estar.

Em algum momento de nossas vidas, todos nos sentimos tristes. Ainda que não gostemos de experimentá-la, a tristeza é uma emoção natural, inclusive útil.

De alguma forma, a tristeza nos ajuda a ser mais racionais e encontrar o equilíbrio. A realidade é que uma vida cheia de felicidade possivelmente seria pouco útil e motivadora.

Porém, manter-se neste estado indefinidamente é um problema com o qual você deve aprender a lidar.

Está passando por um período complicado, onde é impossível encontrar um pequeno rastro de esperança? Siga estes conselhos para deixar de ser uma pessoa triste.

1. Pare de pensar nas coisas que lhe incomodam

Homem triste

O primeiro passo para deixar de ser uma pessoa triste é entender que dar voltas em uma mesma ideia durante o tempo inteiro desgasta e é inútil.

Focar toda a sua atenção no que deprime você não só aumentará a tristeza, mas também a frustração de não poder fazer nada a respeito. Para deter este círculo vicioso, ocupe sua mente com outros pensamentos.

  • Desconecte fazendo alguma atividade que lhe divirta e o mantenha ocupado. Talvez no começo seja mais difícil, mas gradualmente será mais simples.

2. Coloque-se em movimento

Ao fazer exercício, o cérebro libera substâncias que aumentam nossa sensação de felicidade. Para combater esses momentos de depressão, você pode tentar fazer alguma atividade física.

Existem diversas atividades que você pode experimentar e só precisa encontrar a que lhe for menos tediosa. Prove várias até encontrar a que se adaptar melhor a você.

  • Assim que começar a se exercitar, se sentirá melhor. Como um adicional, sua mente estará entretida e você ficará em forma.

3. Durma o suficiente

Pessoa triste na cama

Deixar de ser uma pessoa triste é mais simples quando sua mente está relaxada. Lembre-se de que precisamos dormir de 6 a 8 horas diárias para que o corpo e a mente funcionem de forma adequada.

Se você for do tipo de pessoa que tende a sofrer de insônia, é provável que a falta de sono esteja afetando o seu humor. Caso sua tristeza se deva a outros fatores, dormir ajudará a relaxar sua mente.

  • Descobrirá que tudo se vê melhor depois de dormir várias horas.
  • Se você tiver problemas para conciliar o sono, tome uma infusão relaxante ou um pouco de leite morno com mel.

4. Rodeie-se de pessoas positivas

As pessoas das quais nos rodeamos têm um papel de grande importância em nossa vida. Eles afetam nossa forma de pensar e de sentir. Assim como as doenças, os pensamentos e os estados de humor também são contagiosos.

Se as pessoas com as quais você convive são negativas, é normal que você também comece a ter o mesmo tipo de pensamento.

  • Para deixar de ser uma pessoa triste, rodeie-se de pessoas alegres e positivas que ajudem a ver o lado bom da vida.
  • É muito importante que esteja aberto às mensagens e felicidade destes novos amigos. Do contrário, será difícil que as emoções positivas o contagiem.

5. Antecipe-se aos momentos de tristeza

Mulher feliz

A vida é como uma montanha russa na qual as emoções vão mudando com rapidez. Por isso, é importante que quando você está bem se prepare para os momentos tristes e negativos.

Este preparo se consegue criando e mantendo relações com pessoas positivas, atesourando lembranças positivas e aprendendo a ver que a tristeza tem sua parte positiva.

6. Mude a sua rotina

Fazer as mesmas coisas todos os dias e compartilhar sua vida com as mesmas pessoas podem ser deprimentes para qualquer um. Para deixar de ser uma pessoa triste, precisa sair dessa monotonia no momento em que ela mais começa a lhe afetar.

  • Adicione coisas novas sempre que puder ou tire o dia livre no trabalho.
  • Não precisa se esforçar em gerar grandes mudanças. A realidade é que bastam pequenos toques que adicionem emoção e frescor ao seu dia.

7. Mude de ares

Mulher olhando pela janela

Uma das melhores formas de combater a tristeza é mudar o seu entorno. Se sua tristeza for muito profunda, é possível que chegue ao ponto em que inclusive o ambiente seja uma constante lembrança dos seus problemas.

Não precisa fazer mudanças tão radicais como se mudar de casa ou de cidade.

  • Você pode começar limpando seu quarto ou mudando alguns móveis de lugar.
  • Adicione algumas luzes ou decorações para alegrá-lo. Verá que estas pequenas mudanças te levantarão o humor.

Trata-se de fazer algo que emocione e inspire você.

8. Faça algo para ajudar a si mesmo

Você não pode deixar de ser uma pessoa triste só tomando a decisão de não sentir isso. O que você deve fazer é tratar de encontrar as razões de sua tristeza.

Quando o fizer, crie uma estratégia para lidar com isso. Ter um objetivo em mente o ajudará a se manter focado e é possível que com o tempo encontre a resposta para resolver seu problema.

Se a tristeza for um problema grave que está afetando a sua vida profundamente, procure a ajuda de um terapeuta.