O que fazer quando estamos tristes

· 11 de maio de 2018
A tristeza pode afetar diferentes aspectos de nossa vida. Neste artigo, lhe diremos o que fazer naqueles dias em que a angústia o supera. Descubra o que fazer quando estamos tristes.

Muitas vezes não sabemos por que estamos tristes e como mudar nossos sentimentos. A tristeza é uma das emoções mais frequentes em seres humanos e pode ser desencadeada por milhares de razões. Neste artigo, lhe diremos o que fazer naqueles dias em que a angústia o supera.

Dicas para deixar de estar triste

Obviamente, não podemos esperar resultados mágicos ou milagrosos de um minuto para o outro, mas pelo menos temos a possibilidade de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar a situação.

Se estiver triste experimente essas dicas:

1. Desabafe

Mulher se sentindo triste

O fato de chorar ou expressar nossos sentimentos é mal visto por uma boa parte da sociedade, no entanto, é o que muitas vezes precisamos para nos sentir melhor. E é das melhores coisas em resposta a “o que fazer quando estamos tristes”.

Se você não quiser falar sobre isso com alguém, então, anote seus pensamentos, medos e ansiedades em um caderno. Às vezes, isso nos permite ter uma imagem mais clara de nossas emoções e nos ajuda a encontrar uma solução.

Não importa a sintaxe ou a ordem ao escrever. Nem mesmo se você falar sobre temas diferentes ao mesmo tempo. Deixe as emoções fluirem, a ideia é que você possa libertar o que está dentro de você escrito no papel .

Visite este artigo: 7 razões pelas quais chorar faz bem

2. Dê uma pausa à mente

Quando estamos tristes, não sentimos vontade de fazer nada que envolva muita concentração ou esforço. Portanto, é difícil para nós exercer, cumprir nossas obrigações ou ser eficaz no trabalho. Uma boa maneira de se sentir melhor é desfrutar de uma atividade agradável sem pensar em nada em particular.

Por exemplo, você pode assistir a um capítulo de sua série favorita ou a um filme de comédia. Outra opção é se deitar no sofá e ler um bom livro, enquanto desfruta de uma xícara de chá ou café. Mesmo assistir a vídeos engraçados pode servir para entreter a mente e não pensar sobre o que causou a angústia.

3. Ria

Rir é uma terapia quando se sentir triste

Como você está lendo isso. Embora seja um sorriso forçado. O próprio ato de rir melhora seu humor porque você estará liberando hormônios chamados de endorfinas. Tente fazê-lo na frente do espelho: primeiro sorrindo e depois rindo alto de suas próprias maneiras.

E se isso não funcionar, lembre-se da recomendação sobre ver vídeos ou filmes engraçados. Você pode até pedir a um amigo ou colega para lhe dizer piadas. Qualquer coisa pode ajudar!

4. Passear o cachorro

Esta atividade tem muitas vantagens para você e seu animal de estimação. Quando estamos tristes, não queremos sair à rua, no entanto, ao adotar um cachorro, assumimos uma certa responsabilidade, sendo uma delas o de levá-lo a fazer suas necessidades. Esta pode ser a desculpa perfeita para respirar um pouco de ar fresco.

Sem perceber, você estará oxigenando seus pulmões e exercitando, além disso, você poderá limpar a mente ao prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor: olhe para atravessar a rua, procure um banco no parque, pegue o desperdício de seu cachorro, etc.

5. Analise tudo o que tem de bom

Leia um livro quando se sentir triste

A tristeza geralmente é baseada em algo negativo que se expande para nos afetar em diferentes aspectos da vida. Não lhe dê essa oportunidade! Quando estamos tristes, vemos tudo cinza como se tivéssemos uma nuvem negra sobre nossas cabeças. Como reverter esse sentimento? O que fazer quando estamos tristes?

Uma boa maneira é pensar em coisas legais. Ao seu redor você encontrará dezenas de situações, pessoas e objetos que irão fazer você se sentir agradecido e afortunado. Pense sobre as boas lembranças , as viagens feitas, seus amigos e entes queridos, a comida que você gosta todos os dias, as conquistas pessoais, em suma.

Todos os dias, faça um esforço para encontrar algo novo, então, sorria e fique feliz . Pode ser muito pequeno, como sentar-se no metrô quando você volta para casa, ou enorme, como conhecer o amor de sua vida.

6. Ordem

Para que sua mente pense claramente, você precisa de ordem no que vê. Portanto, se o seu quarto, a sala ou a mesa estiverem cheios de coisas, é muito difícil se sentir bem. Além disso, esta tarefa pode servir para limpar você mesmo. Você terá que pensar onde cada objeto vai, o que jogar no lixo, o que você precisa para reparar ou lavar, etc.

Leia também: 4 soluções eficazes para eliminar os ácaros da sua casa

7. Dance e cante

Faça exercícios quando estiver triste

Assim como você se sentirá melhor ao esboçar um sorriso “mecânico”, o corpo mudará radicalmente se você ouvir música alegre. Até se moverá de acordo com o ritmo! Sintonize o rádio ou escolha uma seleção de vídeos na Internet enquanto faz suas atividades diárias. Não há nada mais divertido do que limpar sua casa ouvindo músicas animadas.

Se isso ainda não funcionar, você pode tentar cantar alto na frente do espelho. Use a escova de cabelo , uma garrafa de água como um microfone ou uma caneta. Você se divertirá muito e deixará a tristeza sozinha em um canto.

8. Coma uma fruta

Ou um pequeno pedaço de chocolate. A comida pode ser o incentivo perfeito quando estamos tristes. Mas, é claro, devemos ter cuidado com nossas escolhas. Embora naquele momento de angústia você queira consumir algo gorduroso ou açucarado, tente escolher o que é saudável: uma fruta, um punhado de nozes, um rolo torrado com presunto ou pipoca sem açúcar. Graças a esses alimentos, o cérebro liberará serotonina, um hormônio relacionado à felicidade.