8 ervas que você pode usar para melhorar sua saúde pulmonar
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
A saúde pulmonar é muito importante, já que os pulmões são os responsáveis por nos prover o oxigênio que nossas células requerem e, além disso, se encarregam de expulsar o dióxido de carbono por meio da expiração.
Suas funções vão muito mais além dos fins respiratórios, porque são necessários também para filtrar as partículas e agentes nocivos que estão no ambiente.
O problema é que são tão complexos e delicados que, algumas vezes, sua saúde é comprometida pela acumulação de toxinas e vários tipos de infecções.
Como consequência, desencadeia-se uma série de reações negativas a nível respiratório. Surgem então, várias doenças que podem afetar a qualidade de vida.
Por sorte, há vários ingredientes de origem natural. Seu uso oferece um apoio a este sistema para melhorar sua capacidade de depuração.
Hoje queremos compartilhar 8 ervas saudáveis cujas propriedades protegem e melhoram a saúde pulmonar.
Não deixe de experimentá-las!
Ervas para fortalecer a saúde pulmonar
1. Tomilho
O tomilho é uma das ervas recomendadas para o alívio da irritação e congestão das vias respiratórias.
- Seus óleos essenciais exercem um efeito antibiótico, antifúngico e anti-inflamatório que, além de fortalecer o sistema imunológico, promove a limpeza dos pulmões.
- Tanto o consumo de sua infusão quanto a inalação de seus vapores podem servir como remédio para estimular a eliminação das toxinas retidas no sistema.
Leia também: 10 sinais de que seus pulmões podem estar falhando
2. Raiz de alcaçuz
Esta raiz é uma das ervas da medicina tradicional chinesa. Sua popularidade se deve às suas múltiplas aplicações medicinais.
- Seus compostos anti-inflamatórios e analgésicos diminuem a inflamação dos condutos respiratórios e da garganta. Assim, facilitam a passagem do oxigênio até as células.
- Além disso, contribuem para suavizar as membranas mucosas do corpo, incluindo as que recobrem os pulmões e a garganta.
- Seus efeitos expectorantes e antibacterianos ajudam a eliminar o excesso de muco, controlando a congestão e as dificuldades para respirar.
Isso, somado aos nutrientes essenciais, aumenta a resposta imunológica do corpo diante da presença de vírus e bactérias.
Como se fosse pouco, ainda oferece quantidades significativas de flavonoides, antioxidantes que inibem o dano celular para prevenir o câncer de pulmão.
3. Orégano
É uma erva aromática que se destaca por seu alto teor de ácido rosmarínico e carvacrol. Estes 2 antioxidantes ajudam a frear a produção de histamina em casos de alergias respiratórias.
Além disso, podemos somar como benefícios:
- Seus agentes anti-inflamatórios e expectorantes contribuem para desobstruir as vias respiratórias, facilitando a eliminação do muco e das toxinas retidas nos pulmões.
- O óleo natural obtido de suas folhas é um remédio efetivo contra infecções bacterianas, como a gripe ou o resfriado.
4. Tanchagem
Esta erva é usada desde a antiguidade como um potente remédio que alivia a irritação das membranas mucosas nos pulmões e na garganta.
É uma solução 100% natural para o tratamento da tosse e, de fato, concentra substâncias antibióticas e anti-inflamatórias.
5. Sálvia
A bebida de sálvia é um remédio natural contra a irritação dos pulmões, principalmente nos pacientes fumantes.
- Seus compostos antibacterianos e depurativos ajudam a remover os compostos tóxicos que se retêm em seus tecidos. Assim, oferecem alívio à congestão e às dificuldades respiratórias.
6. Eucalipto
O aroma refrescante do eucalipto é aproveitado há centenas de anos como um complemento para fortalecer a saúde pulmonar.
Ainda que nem todos o tolerem, a maioria costuma encontrar um alívio rápido da congestão, da tosse e da irritação dos condutos nasais.
Seus compostos ativos promovem ação expectorante e anti-inflamatória que ajudam a tratar problemas como a bronquite, a asma e os resfriados comuns.
Além disso, oferece poderosos antioxidantes que contribuem para fortalecer o sistema imunológico.
7. Hortelã
A hortelã e seu óleo essencial contém mentol, um ingrediente popular no tratamento das doenças pulmonares.
Esta substância relaxa os músculos lisos das vias respiratórias e promove a respiração normal, principalmente nos casos de congestão.
Também conta com propriedades anti-histamínicas e desintoxicantes que ajudam a frear os sintomas das alergias respiratórias.
Leia este artigo: Prepare um unguento natural para descongestionar as vias respiratórias
8. Verbasco
As folhas e as flores da planta de verbasco têm substâncias ativas que ajudam a fortalecer e purificar os pulmões.
Seus extratos naturais promovem a eliminação das toxinas e, além disso, controlam a produção excessiva de muco e a inflamação.
Você tem notado dificuldade respiratória? Sendo assim, não deixe de provar algumas das ervas mencionadas para restabelecer sua saúde pulmonar.
Imagem principal oferecida por © wikiHow.com.
Se os problemas persistirem, não deixe de consultar o médico, porque ele indicará o tratamento adequado a seguir.
As indicações foram úteis pra você? Sendo assim, continue em nossa página.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Al-Sanfi A. E. The pharmaceutical importance of Althaea officinalis and Althaea rosae: a review. International Journal of PharmTech Research. Julio 2013. 5 (3): 1378-1385.
- Farokhi F, Khaneshi F. Histhpathologic changes of lung in asthmatic male rats treated with hydro-alcoholic extract of Plantago major and theophylline. Avicena Journal of Phytomedicine. 2013. 3 (2): 143-151.
- Mora, A. L., & Garcia, C. H. (2000). Eucalipto. A Cultura Do Eucalipto No Brasil – Eucalipyt Cultivation in Brazil. https://doi.org/10.1590/S0006-87051951000100009
- Pyo Kim H, Lim H, Soy Kwon Y. Therapeutic potential of medicinal plants and their constituents on lung inflammatory disorders. Biomolecules and Therapeutics. Marzo 2017. 25 (2): 91-104.
- Ridao Redondo, M. (2012). Tos persistente. Pediatria Integral. https://doi.org/10.1016/S1636-5410 (04)70291-3
- Siedentopp, U. (2008). El regaliz, una planta medicinal eficaz para la tos y las afecciones de estómago. Revista Internacional de Acupuntura. https://doi.org/10.1016/S1887-8369(08)75618-7
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.