8 Dicas para ter um cabelo mais bonito e saudável

· 22 de janeiro de 2015
Quer ter uma cabelo mais bonito e saudável? Siga as seguintes dicas!

O cabelo é uma extensão viva de nós, que tem suas raízes no sangue e nutre-se do sistema digestivo. Nosso cabelo está intimamente relacionado com o sistema nervoso e é constituído principalmente por tecido muscular, queratina, óleos, proteínas e silício.

Mesmo que quase sempre busquemos deixá-lo saudável por uma questão de beleza; este tem uma função biológica que faz com que o corpo “sinta” e estabilize-se magneticamente.

Para ter um cabelo mais bonito é necessário manter diferentes cuidados; por que, infelizmente, nosso cabelo está exposto a muitos fatores que podem enfraquecê-lo e danificá-lo.

Por sorte, existem muitas formas naturais e fáceis de cuidar da saúde do cabelo para que esteja sempre bonito, suave e com um brilho espetacular.

Quer aprender a cuidar do cabelo? Confira!

Dicas para deixar o cabelo mais bonito

A maioria das pessoas só se preocupa com a higiene do cabelo e em penteá-lo todos os dias, sem saber que há outros hábitos diários que devem ser levados em consideração. A seguir, comentaremos o que deve ser feito:

Penteá-lo todos os dias

Deixar o cabelo mais bonito

Pentear o cabelo todos os dias várias vezes estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo; o que faz com que o cabelo cresça mais e esteja mais saudável.

Por isso, se você quer um cabelo liso e longo, então é hora de se aliar a um pente e penteá-lo duas ou três vezes por dia.

Lavar com água fria

O uso de água quente tende a enfraquecer o couro cabeludo, fazendo com que pareça seco e sem brilho.

Em contrapartida, lavá-lo em água fria é muito saudável; já que sela as cutículas do fio, fazendo com que fique mais brilhante e sedoso.

Obviamente, nós não estamos dizendo que ele deve ser lavado com água gelada, apenas o bom hábito de tomar banho com água fria ou moderadamente morna será suficiente.

Leia mais: É ruim beber água fria?

Evitar a exposição excessiva ao calor

Tomar sol para ter um cabelo mais bonito

Quando expomos freqüentemente nosso cabelo ao calor excessivo, o couro cabeludo resseca-se, e como conseqüência, o cabelo perde brilho e vida com o passar dos dias.

O uso frequente de pranchas, secadores e grampos faz com que o fio enfraqueça-se e as pontas se abram, diminuindo seu crescimento.

Por isso, o ideal para evitar certos danos é reduzir o uso desses equipamentos e, depois de usá-los, aplicar um bom tratamento hidratante para o cabelo e couro cabeludo.

Cuidado ao remover os nós

Os nós são um problema frequente e podem virar um grande problema se não dermos o tratamento correto. Alguns se livram dos nós de forma brusca e está não é a melhor maneira de fazer isso.

Quando quebramos o cabelo para desfazer-se dos nós, a única coisa que causamos é um grande dano. Quer aprender um bom truque? Aplique sobre o nó um pouco de óleo de jojoba ou de coco, deixe passar uns minutos e depois desfaça o irritante nó.

Cortar com frequência as pontas do cabelo

Cuidar das pontas do cabelo

As pontas dos fios costumam sofrer de ressecamento e com o passar do tempo vão se quebrando e fazendo com que nosso fio se torne menos saudável e mais opaco.

Especialistas recomendam cortar as pontas pelo menos uma vez a cada dois meses para promover a boa saúde do fio.

Manter uma alimentação saudável

A alimentação tem um papel muito importante na saúde de nossa cabeleira, já que os nutrientes adquiridos na alimentação também são vitais para uma saúde do mesmo.

O básico é incluir o consumo de frutas, verduras, frutas secas, produtos lácteos, peixes e beber uma boa quantidade de água ao dia.

Tratamentos para um cabelo mais bonito

Para completar nossa rotina em busca de fios mais bonitos, não há melhores aliados do que os tratamentos naturais para hidratar e fortalecer nosso fio.

Embora existam muitos tipos de máscaras, condicionadores, shampoos e produtos para cuidar do cabelo; a seguir daremos duas boas recomendações, ideais para cabelos secos e mistos respectivamente.

Saiba mais: Alimentos para conter a queda do cabelo

Tratamento com abacate e ovo

Beneficios-de-comer-abacate

O abacate é conhecido por muitos benefícios pra a saúde do cabelo e da pele; já que é rico em nutrientes e óleos essenciais.

Nesse tratamento o combinaremos com as propriedades do ovo para transformá-lo em um poderoso aliado na hora de cuidar da cabeleira.

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Preparo

Em um recipiente amasse com um garfo o abacate maduro e, em seguida, adicione a gema do ovo e o azeite de oliva.

Misture bem todos os ingredientes e aplique o creme resultante em todo o cabelo e couro cabeludo; logo depois, deixe atuar de vinte a trinta minutos.

Por fim, lave como de costume e repita o tratamento duas vezes ao mês.

Tratamento com banana e limão

Com esse simples tratamento é possível hidratar os fios capilares, ao mesmo tempo que damos uma limpeza profunda e combatemos os danos.

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • Suco de limão
  • 1 colher de óleo de girassol

Preparo

Em primeiro lugar, amasse com um garfo a banana madura.

Em seguida, misture-a com o suco de limão e o óleo de girassol. Logo após, obtenha uma pasta, aplique-a sobre os fios úmidos e deixe agir de vinte a trinta minutos.