É ruim beber água gelada?

19 de novembro de 2014
A água gelada nos ajuda a regular a temperatura do corpo depois de ter praticado exercícios. Ela também nos hidrata mais rápido, já que a corrente sanguínea a absorve mais rapidamente.

Existe um equivoco quanto a beber água gelada com frequência, especialmente depois das refeições.

Algumas pessoas acreditam na informação de que esse hábito origina uma série de complicações no estômago e intestino, e provoca doenças graves como o câncer. Essa ideia formada de que beber águia gelada logo após a refeição solidifica as gorduras da comida ingerida e também atrasa a digestão nada mais é do que especulações.

O que dizem os médicos

Alguns médicos especialistas recomendam o consumo de água gelada, sobretudo, logo após realizar exercícios físicos porque normaliza a temperatura corporal.

Outros profissionais da área afirmam que o consumo de água fria obriga o corpo a gastar mais energia para manter a temperatura.

Há outras situações nas quais o hábito de beber água gelada não é indicado. Por exemplo, algumas pessoas mergulham ou tomam uma ducha com água fria quando estão com febre. Entretanto, nesses casos, o correto seria usar água morna ou quase quente.

O contato com a água gelada pode provocar calafrios e aumentar a temperatura, sendo uma reação natural de defesa do nosso corpo. A ingestão de água gelada provoca o mesmo resultado negativo de defesa.

O verdadeiro problema

água gelada

Ouvimos falar muito que devemos consumir pelo menos dois litros de água por dia e, se não ingerimos essa quantidade diária ou consumimos menos, estaremos suscetíveis a apresentar  certos problemas de saúde.

Dessa forma, o melhor indicador se realmente estamos consumindo a quantidade necessária é a urina.

Ao urinar, observe a tonalidade da sua urina. Se você estiver ingerindo a quantidade recomendada, a urina deve sair de cor clara. Caso contrário, se o consumo de água não é suficiente, a urina sai escura.

Entretanto, é muito importante saber que a primeira urina pela manhã normalmente se apresenta com uma cor mais escura.

Outra forma de controlar seu consumo de água é através da sede. Quando você sente sede, deve beber água em seguida. Esse é o sinal do corpo de que você que necessita ingerir água e, nesse caso, não importa se seja fria ou quente.

Um dos elementos essências para nossa saúde é a água e o quanto a consumimos. A maior quantidade de água que bebemos diariamente deve ser natural, excluindo os sucos artificiais.

Leia também: 8 benefícios da água que você não conhecia

O que pode complementar, e que é permitido, são as folhas de menta ou rodelas de limão sem adição de açúcar ou adoçante.

Os benefícios de beber água gelada

O principal beneficio de consumir qualquer tipo de líquido está no fator hidratação. Mais especificamente, beber água gelada contribui com elementos específicos da sua temperatura. Confira:

  • Ajuda no emagrecimento. O corpo sempre mantém uma temperatura estável e, ao consumir água gelada,  a temperatura diminui, fazendo com que o corpo gaste mais calorias para normalizá-la.
  • Diminui a temperatura do corpo. Após os exercícios, a temperatura do corpo aumenta e beber água gelada ajuda a estabilizá-la.
  • Hidrata mais rápido. Logo após a prática de exercícios físicos, o corpo precisa de hidratação imediata. A água gelada é absorvida com maior rapidez, acelerando a corrente sanguínea.

Leia também: Quais são os benefícios de manter o organismo hidratado?

Mas o mais importante é consumir água o suficiente para nos manter saudáveis, independente da sua temperatura.

  • Lee, J. K. W., & Shirreffs, S. M. (2007). The influence of drink temperature on thermoregulatory responses during prolonged exercise in a moderate environment. Journal of Sports Sciences. https://doi.org/10.1080/02640410600959947