8 dicas para conseguir uma postura melhor
Além de causar mal-estar e dores nas costas ou de cabeça, a postura incorreta pode acarretar problemas crônicos e duradouros como, por exemplo, a fadiga, hérnia de disco e mau alinhamento do corpo.
Existem muitas causas para a má postura, contudo, felizmente, todas possuem solução, desde que recebam a devida atenção: sobrepeso, baixo tônus muscular, sentar em uma posição incorreta durante muito tempo ou até mesmo no momento de caminhar, podem ser solucionados com a força de vontade.
Uma postura esteticamente estável é aquela que mantém o corpo alinhado com o menor gasto de energia possível.
Para conseguir isso, é muito importante garantir que a coluna vertebral se mantenha sem nenhum desvio lateral e que não se curve, nem na sua parte superior, nem inferior.
Muitas das atividades de hoje em dia levam a desenvolver uma postura inadequada que, ao longo do tempo, pode causar muitas doenças.
O estilo de vida sedentário, o uso prolongado de dispositivos eletrônicos, a má posição quando se dorme, entre outros, podem ocasionar a má postura sem que se tenha consciência disso.
Felizmente, há alguns conselhos úteis para começar a melhorar a postura agora mesmo. Embora as mudanças sejam notadas a longo prazo, este é um dos melhores benefícios que pode oferecer para o seu corpo.
Olhe sua postura no espelho
É muito útil posicionar-se à frente de um espelho de corpo inteiro para tentar corrigir a postura.
Caso já esteja parado frente ao espelho, lembre-se, deve distribuir o peso de maneira uniforme em ambos os pés, levantando os ombros e trazendo-os um pouco para trás, de modo que permaneçam nivelados.
Saberá que adotou a posição correta traçando uma linha imaginária reta que passe pela parte de trás da orelha, pelo ombro, por trás do quadril, pelos joelhos e pelos tornozelos.
Apoie-se contra a parede
Outra forma simples de se adotar uma postura correta é apoiando os ombros e os glúteos contra a parede. Para saber se possui uma boa postura, simplesmente deslize a mão entre o quadril e a parede.
Caso a mão não entre ou estiver apertada, isso indica que sua postura está inclinada para a direita. Se acontecer o contrário e sua mão encontrar muito espaço, isso indica que há problemas de postura.
Ao sentar-se
Verifique se a parte traseira está reta, os ombros direcionados para trás e para baixo, e se as plantas dos pés estão apoiadas no solo.
Lembre-se de que não é bom ficar com as pernas cruzadas por muito tempo, já que isso pode obstruir a circulação e causar inchaço nas pernas ou varizes.
Leia também: 5 plantas medicinais que melhoram a circulação
Quanto estiver de pé
O peito deve estar elevado e o abdômen ativo, pois os músculos abdominais são os que ajudam a manter uma posição estável. O peso do corpo deve estar distribuído entre as duas pernas e os joelhos devem estar um pouco flexionados.
No momento de caminhar
A cabeça deve se manter levantada e o pescoço erguido. Deve-se evitar olhar muito tempo para o chão; isso pode causar dor cervical. Assegure-se de pisar primeiro com o calcanhar e depois passar para a ponta.
Ao dormir
A melhor forma de dormir é de lado e com as pernas levemente recolhidas. Esta posição ajuda a manter a coluna alinhada de forma mais correta e facilita a respiração, evitando os incômodos roncos.
Conheça: Remédio natural contra os roncos e a apneia do sono
Sente-se na borda de uma cadeira
Para manter uma postura perfeita, principalmente quando estiver em uma entrevista de trabalho, muitos especialistas recomendam sentar na borda da cadeira, de forma que as costas se mantenham eretas e não possa se reclinar no apoio da cadeira.
Para manter o equilíbrio com a postura correta, deve-se manter um pé abaixo da cadeira e estender o outro para frente.
Faça exercícios
Fazer exercícios físicos é a chave para estirar os músculos e mantê-los em condições ideais, o que é importante para se conseguir uma boa postura. É recomendável caminhar, correr, nadar, fazer exercícios de alongamento, entre outros, sempre cuidando da postura.
Portanto, é muito importante que as pessoas que permanecem muito tempo sentadas, façam uma pausa para alongar os músculos e verificar a postura. A mesma coisa devem fazer as pessoas que têm que permanecer muito tempo paradas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.