8 benefícios da amamentação para a mãe e o bebê
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê são indiscutíveis. Não só permite estabelecer um vínculo especial entre ambos, como também é a principal via de fornecimento dos nutrientes e anticorpos; essenciais para o desenvolvimento do recém-nascido.
O leite materno é um alimento completo que pode cobrir todas as necessidades energéticas e nutricionais da criança em seus primeiros meses. Ademais, segue complementando a alimentação no primeiro e no segundo ano de vida; trazendo interessantes propriedades.
De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), amamentar reduz o risco de mortalidade infantil e favorece o desenvolvimento sensorial e cognitivo do bebê. Logo que, ainda que requeira tempo e prática, é insubstituível e necessário.
Benefícios da amamentação importantes
Que a amamentação materna é recomendada por médicos, pediatras e especialistas em nutrição não é uma simples casualidade. Ainda que cada mulher o possa assumir de diferentes formas, em geral é um processo que incide de várias formas na saúde e formação das crianças.
De fato, amamentar favorece a recuperação da mãe após o parto e, a longo prazo, estaria implicada na prevenção de doenças. Por outro lado, ajuda a criar um vínculo emocional entre mãe e filho, que dura o resto da vida.
Mas, que outros benefícios traz?
1. O bebê recebe todos os nutrientes necessários
Ainda que o leite de fórmula tenha melhorado de maneira considerável nos últimos anos, ainda não cumpre com a mesma qualidade nutricional do leite materno. Por isso, um dos principais benefícios da amamentação é que os bebês têm uma alimentação completa e equilibrada.
Amamentar fornece as quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras. Além disso, traz proteínas digestivas, vitaminas e oligoelementos que são determinantes no processo de crescimento e formação do bebê.
2. Favorece a recuperação pós-parto
Alimentar o mediante por meio da amamentação ajuda a aumentar a produção de ocitocina; hormônio chave para a recuperação pós-parto. Esta substância ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, reduzindo em menos tempo os sangramentos.
3. Fortalece o sistema imune do bebê
Os nutrientes contidos no leite materno, bem como as imunoglobulinas, são determinantes no fortalecimento do sistema imune do bebê. Portanto, amamentar aumenta a imunidade do recém-nascido e reduz o risco de alergias e infecções.
4. Ajuda a perder peso
Um dos objetivos depois de dar à luz é recuperar o corpo e o peso. Você sabia que um dos benefícios da amamentação é emagrecer? Apesar de ser necessário complementar com outros hábitos saudáveis, amamentar ajuda a consumir entre 450 a 500 calorias por dia.
Recomendamos ler também: Conheça estes truques mentais que te ajudarão a perder peso
5. Potencializa o desenvolvimento cerebral
Os bebês que se alimentam com leite materno nos primeiros seis meses de vida têm um melhor desenvolvimento cerebral. De fato, aconselha-se estender esta alimentação nos primeiros dois anos para um melhor desenvolvimento cognitivo superior (linguagem e capacidade motora).
6. Reduz o risco de osteoporose
Durante o período de amamentação acontece um processo de remineralização óssea que reduz o risco de osteoporose na mãe. Ao amamentar, é possível reabsorver os minerais que, na gravidez, foram destinados ao desenvolvimento do bebê.
Por outro lado, gera-se uma mobilização de depósitos ósseos que aumenta o conteúdo de cálcio no sangue. Tudo isso, em conjunto, favorece o fortalecimento das peças ósseas e previne doenças degenerativas no futuro.
7. Protege o sistema digestivo do bebê
O sistema digestivo dos recém-nascidos ainda não está desenvolvido completamente. No entanto, a composição do leite materno se adapta muito as suas capacidades. Este alimento é assimilado com facilidade e previne problemas como as cólicas, a diarreia e a prisão de ventre.
8. É mais econômica
Sem dúvidas, um dos benefícios da amamentação mais destacado é que é grátis e muito mais completa do que qualquer suplemento. Somente basta estimular a adequada produção de leite por meio de hábitos saudáveis e uma boa alimentação.
Isso quer dizer que durante os primeiros seis meses de vida é uma excelente forma de economizar. Os suplementos para recém-nascidos são bem caros e nem sempre são bem assimilados. Ademais, implicam em gastos adicionais de mamadeiras, água esterilizada e outros complementos.
Leia também: Como se aproximar de nossos filhos para aconselhá-los?
Precisa de mais razões para desfrutar a amamentação de seu bebê? Como pode notar, são muitos os benefícios. Além disso, é uma grande maneira de se aproximar de seu filho para fazê-lo se sentir seguro e amado.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.