8 alimentos para limpar o fígado naturalmente

A vitamina C funciona como um antioxidante natural. Seu consumo moderado limpa as toxinas do fígado e nos ajuda a melhorar seu funcionamento
8 alimentos para limpar o fígado naturalmente

Última atualização: 16 dezembro, 2021

O fígado é o maior órgão do nosso corpo e as suas funções são vitais para a nossa saúde, graças a ele desintoxicamos tudo o que comemos, respiramos e absorvemos pela pele . Segundo a FIH (International Hepatitis Foundation), esse órgão é aquele que converte os nutrientes que consumimos em energia e músculos; armazena vitaminas e regula os depósitos de gordura. Por isso, a saúde da pessoa e também do resto do corpo, dependem muito de seu bom funcionamento.

Muitos são os fatores que colocam a saúde do fígado em risco, entre estes encontramos o alto consumo de álcool, poluentes ambientais, excesso de alimentos não saudáveis, ou drogas, entre outros. Se você se identificado com algum deles e quer purificar o seu fígado de forma natural, hoje vamos apresentar-te 8 alimentos especiais que você pode levar em consideração se quiser melhorar a saúde do seu fígado e prevenir doenças relacionado a ele.

Alho

O alho é um alimento rico em alicina e selênio, esses dois elementos são ideais para limpar o fígado e mantê-lo saudável. Além disso, o alho ativa as enzimas que eliminam as toxinas, o que ajudará a prevenir doenças enquanto limpa este órgão do que pode afetá-lo. É um dos alimentos mais recomendados para o fígado, além disso, seu consumo também servirá para controlar o colesterol, melhorar a circulação e aumentar as defesas . O ideal é consumir cru já que ao cozinhar perde 90% de eficácia; Pode ser consumido sozinho ou também pode ser adicionado às refeições.

Alho, mel e vinagre de maçã remédio para aliviar dores de garganta.

Açafrão-da-terra ou cúrcuma

A cúrcuma tem várias propriedades que são muito benéficas para o fígado. Segundo estudos especializados, essa planta contém substâncias como borneol, turmenona, eugenol e ácido caféico, que funcionam como um grande protetor desse órgão, pois limpam e desintoxicam, o que mantém uma boa saúde do figado.

Seus componentes auxiliam na digestão das gorduras e é um bom remédio para digestões pesadas causadas por uma alimentação inadequada. A cúrcuma é recomendada para icterícia, cirrose e doenças hepáticas.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é ouro engarrafado e protege contra danos oxidativos ao tecido hepático, segundo estudos, esse óleo, assim como as sementes de linho e cânhamo, fornecem uma base lipídica que absorve toxinas para que o órgão funcione melhor; ele ajuda a purificar naturalmente e também previne doenças. Seu consumo também reduz o risco de doença arterial coronariana. Recomenda-se adicioná-lo às refeições e utilizá-lo como alternativa aos diversos óleos normalmente utilizados na culinária.

Recupere azeite de oliva para cabelos lisos

Cítricos

São ricos em vitamina C, que funciona como um antioxidante natural, seu consumo moderado limpa o fígado e o ajuda a prevenir muitas doenças. As frutas cítricas mais recomendadas para o nosso fígado são limão, lima e laranja.

Fazendo dieta de limão

Amêndoas

As amêndoas são ricas em arginina, um aminoácido que ajuda a desintoxicar, por isso é um alimento altamente recomendado para a limpeza do fígado . Seus componentes ricos em ácidos graxos ômega-3 e glutationa, ajudam nas diferentes funções que contribuem a purificar o fígado naturalmente.

Cereais

O arroz integral e outros cereais são muito benéficos para o fígado devido aos seus altos níveis de vitaminas do complexo B. Graças a isso, o fígado pode melhorar o metabolismo das gorduras, seu descongestionamento e sua função em geral. Recomenda-se usar trigo integral em vez de farinhas brancas refinadas.

Aveia

Vegetais de folhas verdes

Vegetais como alface, repolho, espinafre ou repolho, entre outros, podem ajudar a neutralizar metais pesados, pesticidas e outros produtos químicos que afetam o organismo. Para o fígado, eles são um bom purificador, pois ajuda a eliminar toxinas e regular as gorduras saturadas que podem modificar o seu bom funcionamento.

Benefícios do espinafre

Chá verde

O chá verde e seus componentes podem ajudar a reduzir o acúmulo de gordura no fígado. Ele contém catequinas e antioxidantes que evitam doenças do fígado e fornecem um efeito protetor. Estudos revelam que o chá verde ajuda a cuidar do fígado contra os efeitos negativos de substâncias tóxicas como o álcool. Além disso previne a  inflamação do fígado.

Uma boa xícara de chá verde por dia pode ser muito benéfico para nossa saúde

 

Pode interessar a você...
3 aperitivos veganos deliciosos e fáceis de preparar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 aperitivos veganos deliciosos e fáceis de preparar

Se você segue essa filosofia ou simplesmente quer incorporar mais vegetais e legumes à dieta, experimente estas receitas de aperitivos veganos.



  • Bayan, L., Koulivand, P. H., & Gorji, A. (2014). Garlic: a review of potential therapeutic effects. Avicenna Journal of Phytomedicine.
  • PRIYA, S. D. (2010). Tumeric : A Herbal and Traditional Medicine. Pharmacia.
  • Calabriso, N., Scoditti, E., Pellegrino, M., & Annunziata Carluccio, M. (2014). Olive Oil. In The Mediterranean Diet: An Evidence-Based Approach. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-407849-9.00013-0
  • Matheyambath, A. C., Padmanabhan, P., & Paliyath, G. (2015). Citrus Fruits. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00165-3
  • Chen, C. Y., Lapsley, K., & Blumberg, J. (2006). A nutrition and health perspective on almonds. Journal of the Science of Food and Agriculture. https://doi.org/10.1002/jsfa.2659
  • Cabrera, C., Artacho, R., & Giménez, R. (2006). Beneficial Effects of Green Tea—A Review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2006.10719518