8 alimentos com mais quantidade de gordura

As gorduras são algo necessário para o nosso corpo. No entanto, devemos evitar aquelas não saudáveis e prejudiciais. Descubra aqui quais são suas principais fontes e como substituí-las.
8 alimentos com mais quantidade de gordura

Última atualização: 23 agosto, 2022

Você é capaz de mencionar 8 alimentos mais gordurosos? Não é segredo para ninguém que o consumo excessivo de gordura representa um risco à saúde. Não apenas influencia o ganho de peso, mas está intimamente relacionado a distúrbios do sistema cardiovascular.

No entanto, poucos de nós sabemos quais alimentos fornecem mais gordura.

É verdade que existem fontes de “gorduras saudáveis” que proporcionam muitos benefícios para o organismo se consumidas moderadamente. O problema é que alguns não as conhecem e continuam escolhendo alimentos ricos em gorduras e calorias prejudiciais.

Alimentos mais gordurosos

Devemos conhecer os alimentos mais gordurosos

É necessário um suprimento adequado de gorduras saudáveis para nos manter sadios.

Os alimentos são compostos de diferentes tipos de nutrientes, cada um com uma função específica no corpo. Fontes de gorduras, por exemplo, influenciam o ganho de energia, a síntese hormonal e a proteção de órgãos.

Entretanto, nem todos os tipos de gordura são iguais, e é aqui que a maioria de nós está errada. Enquanto as gorduras “saturadas” e “trans” estão ligadas a doenças cardiovasculares, as do tipo “monoinsaturadas” e “poli-insaturadas” oferecem alguns benefícios.

Portanto, é conveniente saber quais são os alimentos com gordura “negativa” e quais alternativas existem para substituí-los sem cair no erro de eliminar todas as fontes que as fornecem.

Vamos descobrir alguns alimentos mais gordurosos e se é recomendado ou não o seu consumo habitual:

1. Óleos vegetais

Óleos vegetais

A qualidade das gorduras nos óleos vegetais depende da variedade escolhida. Enquanto alguns fornecem gorduras saturadas e hidrogenadas, outros são fontes de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados.

  • Os menos recomendados são a soja e a palma. Por sua contribuição de ácido oleico e polifenóis. Um dos considerados mais saudáveis ​​é o azeite de oliva extra-virgem.

2. Molhos e temperos

Um dos principais ingredientes dos molhos e dos temperos são os óleos vegetais. Portanto, não surpreende que mais de 85% de sua composição seja de gordura.

  • Para reduzir o consumo, é melhor encontrar receitas caseiras, com ingredientes alternativos mais saudáveis. Além disso, devemos limitar sua presença em nossos alimentos.

3. Manteiga

Entre os alimentos mais gordurosos, não podemos deixar de mencionar a manteiga: é composta por 80% de gordura, da qual mais da metade é saturada.

É uma fonte importante de colesterol e seu consumo diário pode influenciar o aparecimento de doenças como hipercolesterolemia e aterosclerose.

  • A margarina vegetal e as manteigas de frutos secos são algumas alternativas para substituí-la. De qualquer forma, é melhor minimizar o seu consumo.

4. Margarina é um dos alimentos mais gordurosos

Tem um percentual de gordura semelhante à manteiga, mas não fornece colesterol e seu conteúdo de gordura saturada é menor.

Entretanto ao comprá-la, é necessário verificar o rótulo para saber se a variedade escolhida está livre de gorduras trans.

5. Frutos secos

Os frutos secos possuem gorduras saudáveis

Os frutos secos são alimentos com um conteúdo adequado de gorduras saudáveis.

Os frutos secos e seus produtos derivados contêm cerca de 60% de gordura. No entanto, ao contrário de outros alimentos, muitas dessas gorduras são consideradas saudáveis ​​e adequadas para a dieta.

  • Comer um pequeno punhado de frutos secos fornece gorduras saudáveis ​​que beneficiam a saúde cardiovascular. Entretanto, seu consumo deve ser moderado, porque podem aumentar o peso corporal.

6. Peixe

Peixes, especialmente peixes azuis, têm um alto teor de gorduras saudáveis, entre as quais o ômega 3 e o ômega 6 poli-insaturados. Além disso, fornecem proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e iodo.

7. Embutidos e derivados de carne

Os embutidos são alimentos mais gordurosos

Os embutidos e produtos à base de carne são a principal fonte de calorias, gordura saturada e colesterol. Sua inclusão na dieta causa sobrepeso, hipercolesterolemia e outras complicações cardíacas e metabólicas.

  • Por outro lado, as carnes magras, embora também contenham gordura, são a melhor alternativa para substituí-los.

8. Queijos curados dentro dos alimentos mais gordurosos

Os queijos curados contêm menos água em sua composição e, em vez disso, concentram mais lipídios do que outras variedades. 40% de sua composição é gordura e a maioria está saturada.

  • Os queijos com pouca gordura são uma boa opção. No entanto, em matéria de dieta, muitos optam pelo queijo de cabra, cujo número de calorias é menor. Este último contém cálcio e mais vitaminas que os queijos de vaca.

9. Chocolate

Devido à sua concentração de nutrientes essenciais, o chocolate amargo se tornou popular como alimento saudável. No entanto, devido ao seu alto teor de gordura, os riscos de comer demais continuam sendo altos.

  • Não é correto comer uma barra de chocolate inteira, porque para aproveitar seus benefícios, basta comer cerca de 20 ou 30 gramas por dia.

Esses alimentos fazem parte de sua dieta regular? Contêm gorduras saudáveis ou gorduras nocivas? Lembre-se de que, tanto para a saúde quanto para o peso corporal, é melhor reduzir o consumo de alimentos mais gordurosos, principalmente se forem adicionados em muitos pratos regularmente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carrillo Fernández L., Serra DJ., Álvarez Martínez JR., Alberich RS., et  al., Grasa de la dieta y salud cardiovascular. Anales de Pediatría, 2011.
  • Wilczek MM:, Olszewski R., Krupienicz A., Trans fatty acids and cardiovascular disease: urgent need for legislation. Cardiology, 2017. 138 (4): 254-258.
  • Abdelhmaid AS., Brown TJ., Brainard JS., Biswas P., et al., Omega 3 fatty acids for the primary and secondary prevention of cardiovascular disease. Cochrante Database Syst Rev, 2018.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.