8 alimentos para evitar durante a noite
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Mesmo que o consumo de chocolate ao leite favoreça a memória e seja benéfico para manter uma boa saúde cerebral, este é um dos alimentos para evitar durante noite, pois além de gordura também contém cafeína.
É nesta hora que o organismo se prepara para descansar e finalizar algumas tarefas que não são possíveis durante o dia.
Por isso, quando sobrecarregamos o corpo com alimentos muito pesados, pode-se alterar o metabolismo e a secreção de hormônios responsáveis pelo sono.
Além disso, pode causar incômodos como o refluxo gástrico, que ocorre quando os sucos digestivos retornam para a garganta, causando uma sensação de ardência.
Assim, para evitar todos estes sintomas sempre se aconselha comer alimentos leves no jantar. E mais, que se faça isso no mínimo duas ou três horas antes de dormir.
Além disso, é preciso saber mais a respeito dos alimentos para evitar neste horário, afinal, eles dificultam a digestão. Conheça-os!
1. Macarrão
Este é um dos alimentos que todos deveriam começar a evitar durante a noite. Mesmo que seja fácil de ser preparado e obtemos um prato muito delicioso, é rico em carboidratos que se convertem em gordura enquanto você dorme.
A gordura é de difícil digestão e diminui o metabolismo, impedindo que este trabalhe de modo adequado.
Não se esqueça de ler: As 5 coisas que não deveria colocar sobre a cama
2. Pizza
Apesar de ser pesada para o sistema digestivo é uma das mais consumidas durante a noite, antes de dormir.
Mesmo que seja deliciosa, está longe de ser um alimento leve. Assim, se já dá trabalho digeri-la durante o dia, imagina o quanto será difícil processá-la durante a noite.
É rica em gordura e tende a conter ingredientes com um alto índice de acidez. Assim, são estes que causam incômodos sintomas a nível digestivo.
3. Doces
O consumo de doces aumenta de forma considerável os níveis de açúcar no sangue e pode estar associado com a maior incidência de pesadelos.
Tanto gorduras quanto açúcar impactam direto sobre as ondas cerebrais, o que pode conduzir a este efeito.
Por isso, para uma noite tranquila, relaxante e sem interrupções é melhor evitar os doces.
4. Carne vermelha
Não é recomendado suprimir por completo a carne vermelha da dieta, já que é uma das melhores fontes proteínas e ferro.
No entanto, a carne deve ser evitada ao máximo durante a noite. Isso porque alterará o sono ao sobrecarregar o sistema digestivo de tarefas.
5. Refrigerantes
Estes não são aconselhados em nenhuma hora do dia, mas especialmente durante a noite. Tendem a ter muito açúcar e outras substâncias que geram acidez no corpo.
O ácido danifica as válvulas que conectam o estômago e o esôfago. Assim, causa refluxo gástrico e mais pressão estomacal.
6. Chocolate
O chocolate ao leite é rico em antioxidantes e é recomendado em pequenas porções para manter a boa saúde do cérebro e da memória.
No entanto, ingeri-lo antes de dormir não é tão aconselhado. A razão? O corpo permanecerá em repouso por várias horas e suas calorias se armazenarão como gordura.
Entretanto, saiba que o chocolate, especialmente o ao leite, contém quantidades significativas de cafeína e outros estimulantes que podem manter o cérebro acordado por mais tempo do que o necessário.
7. Queijo
Todos os alimentos à base de queijo devem ser consumidos, se possível, nas horas da manhã. Isto se deve ao seu alto conteúdo de gordura, que dificultam a digestão e estimulam a produção de ácido no estômago.
Comer no jantar hambúrgueres, cachorros quentes, lasanha e outros alimentos com grande quantidade deste alimento pode provocar graves transtornos de sono.
8. Molho picante
O chili ou os molhos picantes são saudáveis em pequenas quantidades e quando são acompanhados de outros alimentos ricos em nutrientes.
O inconveniente de comê-los aparece quando os ingerimos momentos antes de dormir devido à sua riqueza em calorias e carboidratos de combustão lenta.
Depois de conhecer estes alimentos alguns estarão se perguntando o que então se pode comer de noite.
Pois bem, em geral, aconselha-se comer frutas, verduras e cereais integrais que são alimentos que ajudam na digestão e favorecem o sono.
Também cai muito bem tomar infusões com propriedades calmantes como o chá de camomila, de valeriana ou de lavanda.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Marie-Pierre St-Onge et al. “Fiber and Saturated Fat Are Associated with Sleep Arousals and Slow Wave Sleep”, J Clin Sleep Med. 2016 Jan 15; 12(1): 19–24.
-
Christopher Drake et al. “Caffeine Effects on Sleep Taken 0, 3, or 6 Hours before Going to Bed”, Journal of Clinical Sleep Medicine, Vol. 9, No. 11, 2013
-
Edwards SJ et al. “Spicy meal disturbs sleep: an effect of thermoregulation?”, Int J Psychophysiol. 1992 Sep;13(2):97-100.
- Marie-Pierre St-Onge et al. “Effects of Diet on Sleep Quality”, Adv Nutr. 2016 Sep; 7(5): 938–949.
- Cibele Aparecida Crispim et al. “Relationship between Food Intake and Sleep Pattern in Healthy Individuals”, J Clin Sleep Med. 2011 Dec 15; 7(6): 659–664.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.