7 razões pelas quais você está se sentindo cansado

· 9 de maio de 2018
Você sabia que tanto o estilo de vida sedentário como acordar tarde podem estar contribuindo para que você se sinta mais cansado? Dormir apenas as horas necessárias e praticar exercício físico podem ajudá-lo a recuperar a energia

Sentir-se cansado de vez em quando é normal, na verdade, é bastante comum nas pessoas. O problema surge quando não é de vez em quando, mas sim constantemente.

Neste caso, algo está errado e você precisa avaliar as razões pelas quais você está se sentindo cansado para que possa encontrar uma solução e ter uma melhor qualidade de vida.

7 razões pelas quais você está se sentindo cansado

1. Levantar-se muito tarde

Mulher levantandp da cama

Muitas vezes acreditamos que quanto mais tarde nos levantamos mais descansados ficamos, mas não é isso o que acontece. Levantar-se cedo faz com que as pessoas se sintam mais relaxadas, calmas e tranquilas durante o dia.

Um estudo realizado em 2009 na Universidade de Leipzig (Alemanha), descobriu que as pessoas mais enérgicas ou pró-ativas são justamente aquelas que têm o hábito de acordar cedo.

Por outro lado, um estudo realizado no Instituto de Pesquisa de Biologia Molecular e Biofísica da Academia Russa de Ciências, e publicado como Personality and Individual Differences, revelou que existem três tipos de pessoas de acordo com a dinâmica do seu relógio biológico.

Este estudo enfatiza que devemos aproveitar as horas de maior energia e “educar” nossos hábitos para usufruir as horas em que estamos mais ativos. Isso se chama identificar o nosso “cronotipo”.

2. Má alimentação

Excesso de carboidratos e deficiência de proteína podem causar fadiga, o que pode se tornar grave. Embora as farinhas sejam alimentos deliciosos que fornecem energia rapidamente, o corpo as quebra como açúcar, aumentando os níveis no sangue.

Depois, o pâncreas deve produzir um alto nível de insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue. Então, nesses altos e baixos dos açúcares, nosso sistema deve buscar a homeostase e, para isso, usa uma grande quantidade de energia.

Caso seja um consumidor crônico de doce e farinha, certamente você se sentirá cansado regularmente.

3. Ritmo de vida sedentária

Mulher se sentindo cansada de trabalhar

Não fazer nada cansa muito. Isso mesmo, levar uma vida muito sedentária não se transforma em uma sensação de prazer, mas em cansaço crônico. Portanto, se o trabalho que fizermos for sazonal ou se levarmos o carro até a loja ao lado, ficaremos cansados.

Pelo contrário, os exercícios físicos de baixo impacto e os exercícios aeróbicos, assim como atividades ao ar livre, estimulam a produção dos hormônios da felicidade que melhoram a qualidade do sono e a saúde geral do organismo. Além disso, embora no início nos sintamos cansados, praticar exercícios reduz consideravelmente a sensação de fadiga e proporciona muita resistência.

4. Falta de exposição à luz solar

É sol é necessário para o corpo. O banho de sol no início da manhã e final da tarde ajuda a produzir um nível adequado de vitamina D. Além disso, a luz solar ajuda o corpo a se manter saudável.

Ao nos expor ao sol durante o dia, poderemos dormir com maior facilidade e melhor qualidade durante a noite.

5. Não dormir bem

Mulher se sentindo cansada e não conseguindo dormir

Uma das principais causas de fadiga é não ter horas suficientes do sono reparador.

O mais desejável é que um adulto durma 7 ou 8 horas ininterruptas durante a noite. Assim, o cérebro e o resto dos órgãos cumprem seus estágios e funções reparadoras.

6. Deficiências de minerais e vitaminas

Os micronutrientes, minerais e vitaminas são substâncias essenciais para o bom desempenho das funções orgânicas.

As deficiências desses nutrientes resultam em cansaço, fadiga e até mesmo podemos sofrer de tontura e outras condições mais sérias se não fornecermos ao nosso corpo os nutrientes necessários.

Comer uma alimentação equilibrada, comer pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras todos os dias fornece muitos dos nutrientes dos quais precisamos. Além disso, é muito útil consumir nozes e até mesmo preparados de minerais como o cloreto de magnésio.

7. Situações estressantes

Mulher com dor de cabeça por causa do cansaço

Quando lidamos com situações difíceis, que não têm solução, ou que, pelo menos, escapam do nosso controle, podemos nos sentir desencorajados.

Se houver um problema recorrente, uma situação que o desgastar ou se estiver cuidando de um membro da família doente, você pode sentir como se não conseguisse continuar mais.

Nestes casos, descansar e parar de pensar sobre o que está além do nosso controle nos ajuda a reduzir a tensão emocional. Além disso, situações de trabalho muito estressantes podem contribuir para a fadiga crônica.

Portanto, vamos tentar fazer coisas agradáveis ​​e descansar de vez em quando.