5 razões pelas quais você está se sentindo cansado

Você sabia que acordar tarde pode te deixar ainda mais cansado do que acordar cedo? Vamos contar tudo no próximo artigo.
5 razões pelas quais você está se sentindo cansado

Última atualização: 17 Dezembro, 2020

As razões pelas quais você está se sentindo cansado podem ser várias. Em geral, essa sensação se deve à falta de descanso ou ao estresse do dia a dia, embora em outros momentos possa indicar algo mais sério.

É importante avaliar o que faz você se sentir assim e tentar resolver. Esse cansaço pode interferir em suas atividades diárias e prejudicar seu desempenho no trabalho.

Vamos nos aprofundar nesse assunto.

Razões pelas quais você está se sentindo cansado

1. Levantar-se muito tarde

Mulher levantandp da cama

Muitas pessoas acreditam que levantar mais tarde equivale a descansar mais, mas não é assim que funciona. Um estudo realizado em 2009 pela Universidade de Leipzig (Alemanha) mostra que as pessoas que se levantam mais cedo são mais proativas do que as que não se levantam.

Por outro lado, uma pesquisa realizada por uma equipe do Instituto de Pesquisa de Biologia Molecular e Biofísica da Academia de Ciências da Rússia revela que existem três tipos de pessoas de acordo com a dinâmica do seu relógio biológico.

Essa pesquisa destaca que as horas de maior energia devem ser testadas e, consequentemente, “educar” os próprios hábitos para aproveitar as horas em que se está mais ativo. Isso se chama identificação de seu “cronotipo".

2. Má alimentação

Outra possível razão pela qual você está se sentindo cansado pode ser uma dieta pobre. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a deficiência de vitaminas e minerais podem levar à fadiga.

Nesse caso, é importante estabelecer uma alimentação saudável e balanceada, na qual sejam consumidos os nutrientes necessários. Da mesma forma, é aconselhável eliminar os alimentos industrializados.

3. Ritmo de vida sedentário

Mulher se sentindo cansada de trabalhar

Não fazer nada cansa muito. Isso mesmo, levar uma vida muito sedentária não é relaxante, visto que pode provocar ainda mais cansaço. Portanto, o ideal é praticar um pouco de exercício todos os dias.

Esse estudo realizado por uma equipe da Universidade San Buenaventura (Colômbia) afirma que o esporte aumenta os níveis de energia, reduz o estresse e melhora o humor.

Então, você pode tentar fazer uma caminhada todos os dias, por 30 minutos. As atividades ao ar livre são muito reconfortantes e você pode aproveitar, se participar de um esporte em grupo, para fazer amigos.

Se por causa do clima não for possível sair ou praticar esportes em áreas abertas, há a opção de se inscrever em aulas de ioga, pilates ou natação.

4. Não dormir bem

Mulher se sentindo cansada e não conseguindo dormir

Uma das principais causas de fadiga é não ter horas suficientes do sono reparador. Uma pessoa adulta deveria dormir entre 7 e 9 horas, de acordo com a National Sleep Foundation.

Dessa forma, o cérebro e o resto dos órgãos serão capazes de realizar suas funções corretamente. Se você sofre de insônia ou não dorme bem, é recomendável procurar um médico e contar o que está acontecendo com você.

Da mesma forma, tente não usar seu celular ou computador horas antes de ir para a cama. Nesses momentos, o melhor é relaxar, tentar não pensar em nada e, no máximo, ouvir um pouco de música leve.

5. Situações estressantes

Mulher com dor de cabeça por causa do cansaço

Quando uma pessoa está lidando com problemas difíceis que fogem do seu controle, é normal sentir-se para baixo. Situações constantes de estresse e ansiedade podem ser devastadoras e causar muito cansaço mental.

Portanto, se você perceber que existe algo que te impede de ficar bem e sabe que pode estar relacionado a isso, é recomendável procurar um psicólogo. Se sua saúde emocional for prejudicada, será muito fácil para seu físico ficar para trás.

Consulte seu médico

As razões pelas quais você está se sentindo cansado podem ser infinitas. Lembre-se de que não é a mesma coisa passar por um momento de mal-estar por alguma situação específica (época de provas, um problema familiar) do que sofrer com um sentimento crônico.

Nesse caso, é essencial ir ao médico e para que ele possa te encaminhar a algum especialista. Você pode simplesmente ter que seguir um tratamento com algum tipo de mineral (como o ferro) ou recorrer à terapia, mas é importante que você siga todas as recomendações. Quanto mais descansado você estiver, mais feliz será.