7 razões para comer quinoa

A quinoa pode oferecer diversos benefícios para a saúde. Além disso, como ela não contém glúten, é adequada para todos os tipos de dieta.

Você quer conhecer algumas razões para comer quinoa? Já a experimentou alguma vez? Você provavelmente notou que ela vem se tornando muito comum nos últimos anos.

O que você pode não saber é que, por trás dessa mudança, existem alguns motivos interessantes.

Uma dieta sem glúten é considerada muito benéfica para a nossa saúde. Além disso, um dos melhores alimentos para aqueles que têm intolerância ao glúten é a quinoa.

Você pode consumir a quinoa como substituto do arroz em qualquer uma das suas cores (vermelha, branca e preta).

Se você quiser aproveitar ao máximo esta planta, também pode consumir suas folhas. Neste caso, você pode usá-las da mesma forma que usa o espinafre, e para obtê-las, você só precisa plantar algumas sementes.

Composição da quinoa

A quinoa é composta por carboidratos complexos. Cada 100 gramas de sementes lhe dão:

  • 16 gramas de proteínas
  • 15 gramas de fibra insolúvel
  • 200 calorias
  • 39 gramas de carboidratos
  • 4 gramas de gordura

Tudo isso se traduz em um alimento muito saciante, mas que não fará com que você ganhe peso. Além disso, sua textura é perfeita para satisfazer o desejo por macarrão ou arroz.

Além do que dissemos anteriormente, a quinoa é rica em:

  • Minerais (magnésio, zinco, ferro, potássio, cálcio, fósforo)
  • Vitaminas (do complexo B, E)
  • Ácidos graxos ômega 3 e 6

Razões para comer quinoa

1. Ajuda a perder peso

Salada com quinoa

O primeiro motivo para comer quinoa é que é um cereal que fornece menos calorias do que seu corpo precisa para processá-lo. Isso significa que, ao consumi-lo, você forçará seu corpo a queimar mais calorias do que obtém.

Além disso, alguns alimentos são conhecidos por acelerar o metabolismo, reduzindo seu apetite. Um desses alimentos é a quinoa.

Outro fator da quinoa que facilita a perda de peso é seu alto teor de proteína. Isso ajuda a reduzir os desejos por comida e a fome, mantendo-o mais saciado.

A todos os itens acima, você deve ainda somar o fato de que seus índices glicêmicos permanecem estáveis ​​graças aos seus baixos níveis de calorias.

2. Rica em antioxidantes

Os antioxidantes são um dos compostos mais importantes se você quer manter uma boa saúde. Isso porque eles combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento, causam artrite, Alzheimer e câncer.

A quinoa fornece uma grande quantidade de antioxidantes. A parte da planta mais rica nesses compostos são os brotos, então se você tiver essa oportunidade, adicione alguns às suas saladas ou pratos.

3. Rica em fibras

Tigela com quinoa

Outra razão para comer quinoa é que é um dos grãos mais ricos em fibras. Recomendamos que você a inclua regularmente em sua dieta se sofre de:

  • Constipação
  • Problemas cardiovasculares, como hipertensão arterial ou pressão arterial baixa
  • Hemorroidas

As dietas ricas em fibras também são benéficas para a manutenção do controle dos níveis de glicose.

Então, se seu médico lhe disse que você sofre de pré-diabetes ou diabetes, recomendamos comer quinoa em vez de macarrão e arroz.

4. É perfeita para os intolerantes ao glúten

Sabemos que pessoas intolerantes ao glúten podem sentir que comer uma dieta variada é muito complicado. No entanto, você pode comer quinoa regularmente, pois é tão benéfica quanto o milho ou as batatas.

De fato, em grandes lojas você pode encontrar alguns substitutos de macarrão à base de quinoa. Eles são tão deliciosos e práticos quanto o macarrão original, mas não causam problemas de saúde.

5. Completa os níveis de manganês

Salada com quinoa

Apenas uma xícara de quinoa contribui com um terço do manganês de que você precisa diariamente. Embora seja um item pouco mencionado, é de grande importância para que o seu metabolismo funcione como deve.

Este elemento também favorece a absorção de enzimas e antioxidantesPortanto, se está tentando melhorar sua dieta, você deve prestar especial atenção ao manganês.

6. Oferece ferro

Nós já sabemos que o ferro é essencial para o organismo. Ele ajuda a cumprir funções importantes, como a criação de hemoglobina ou a distribuição de oxigênio no sangue.

Portanto, comer alimentos ricos neste mineral é essencial para manter sua rotina diária, e uma das opções é a quinoa.

Para que você não se canse de comer quinoa, lembre-se de que você também pode consumir os brotos e as folhas. Você pode adicioná-los às suas saladas como complemento, ou em vez do espinafre.

7. Possui uma boa quantidade de magnésio

Quinoa

Uma xícara de quinoa cozida proporciona quase um terço da quantidade de magnésio que você precisa por dia. Essa substância é importante para o trabalho de mais de 300 enzimas e está presente nas células saudáveis ​​do corpo .

Os baixos níveis de magnésio podem causar:

  • Espasmos musculares
  • Problemas de coração
  • Diabetes
  • Enxaqueca
  • Osteoporose
  • Pressão alta

Temos certeza de que, se até agora a quinoa não fazia parte de sua vida, você terá alguns bons motivos para experimentá-la. A realidade é que é um alimento fácil de cozinhar e combinar, então você não terá problemas em se divertir com ela na cozinha.

Recomendados para você