Início » Dieta » Nutrição » 7 boas razões para consumir pepino todos os dias
7 boas razões para consumir pepino todos os dias
· 27 de abril de 2017
O pepino hidrata, é um grande aliado para manter o peso, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a combater o estresse. Ele nunca deve faltar em sua dieta.
Você costuma consumir pepino com frequência? Ele pertence à mesma família da abóbora ou da melancia. É rico em água, refrescante e, sobretudo, um ótimo mediador no processo de perda de peso.
No entanto, há muito mais por trás do pepino. São tantos os benefícios que seria indispensável consumi-lo diariamente, em todas as idades.
Quem pensa que este vegetal é somente água ou que só serve para tratar nossas olheiras está enganado. Estamos diante de um tesouro de virtudes naturais que vale a pena descobrir.
7 motivos para consumir pepino diariamente
Você vai gostar de saber que ao consumir um pepino por dia conseguirá uma boa quantidade de nutrientes. Por exemplo, um dos mais importantes são as vitaminas do complexo B. As mesmas são fantásticas para favorecer o impulso nervoso e a saúde celular.
Além disso, ele lhe oferecerá ácido fólico, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Assim, se nos acostumarmos a acrescentá-lo sempre em nossos pratos, conseguiremos todos os benefícios que detalharemos a seguir:
1. São bons para o cérebro
Os pepinos contêm um flavonol, um antioxidante anti-inflamatório que favorece nossa saúde cerebral.
Favorece uma melhor conectividade dos neurônios e dos impulsos nervosos. Assim, cuidamos de nossa memória e protegemos as células nervosas do declínio associado à idade.
2. Os pepinos são grandes anti-inflamatórios naturais
Os pepinos mantêm nosso organismo “fresco”. Assim, graças à hidratação que proporciona, favorece diversos processos internos ao nutrir as células.
Por sua vez, o extrato de pepino reduz a dor e as infecções graças a sua ação para inibir as enzimas envolvidas na inflamação interna.
3. Reduzem o estresse
Os pepinos, como já comentamos, contêm uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, incluindo vitamina B1, vitamina B5 e vitamina B7 (biotina).
Este tipo de vitamina é muito eficaz para relaxar o sistema nervoso e aliviar o impacto do estresse e da ansiedade.
Se prepararmos sucos de pepino com maçã ou água de pepino com limão teremos um recurso natural muito adequado para estes estados de estresse.
4. Melhoram a saúde digestiva
Os pepinos são ricos em dois dos elementos mais básicos necessários para uma digestão saudável: água e fibras.
Se nos acostumarmos a preparar todos os dias uma salada de pepino, sementes de gergelim e vinagre de maçã, nossa digestão notará.
Se você tem refluxo ácido, consumir pepino pode ser um verdadeiro remédio natural. Este vegetal reduz os picos agudos de refluxo ao melhorar o pH do estômago.
Além disso, a casca do pepino contém fibras insolúveis, muito adequadas para combater a prisão de ventre ao melhorar o trânsito intestinal.
5. Ajudam a cuidar do peso
Este dado não é muito conhecido, mas o pepino é o alimento mais consumido em dietas voltadas para o emagrecimento.
No entanto, lembre-se de que na hora de emagrecer não devemos realizar dietas restritivas. O pepino é adequado, mas não podemos nos descuidar dos outros nutrientes de uma dieta saudável, que contenha proteínas, carboidratos, gorduras monoinsaturadas, etc.
Aplique a criatividade em suas receitas e combine-o com outros vegetais, sementes, frutas…
6. Cuidam de nosso coração
Os pepinos contêm potássio, um mineral que nos permite regular a pressão arterial. Não podemos nos esquecer de que é essencial conseguir um equilíbrio adequado entre o potássio e o sódio.
Além disso, é interessante saber que o potássio atua como um eletrólito, como um íon de carga positiva que regula as funções celulares.
Graças a este equilíbrio cuidamos da transmissão correta do impulso nervoso, da contração muscular e da própria função cardíaca.
Se você se sente esgotado, se depois do trabalho se nota no limite e com uma ou outra dor de cabeça tensional, consumir pepino em uma receita refrescante é uma ótima solução.
Você pode fazer uma salada, um suco natural, ou um prato incluindo outros vegetais ou frutas frescas. Isso ajudará a repor as energias.
Os pepinos contêm polifenois lignanos, assim como fitonutrientes, vitamina K, cobre e manganês.
Graças a sua riqueza nutricional, e sobretudo a suas vitaminas e minerais, o pepino é muito eficaz para evitar as deficiências de nutrientes associadas ao cansaço e ao esgotamento.
Por fim, se você deseja cuidar da sua dieta e se sentir muito melhor no dia a dia, não hesite em manter uma alimentação equilibrada e consumir pepino regularmente.
Oboh, G., Ademiluyi, A. O., Ogunsuyi, O. B., Oyeleye, S. I., Dada, A. F., & Boligon, A. A. (2017). Cabbage and cucumber extracts exhibited anticholinesterase, antimonoamine oxidase and antioxidant properties. Journal of Food Biochemistry. https://doi.org/10.1111/jfbc.12358
As dietas são geralmente restritivas e, no esforço para transformá-las num processo suportável podemos acreditar que os doces e as barras sem açúcar são os nossos melhores aliados. No entanto, asseguramos que essa crença não está correta. Reduzir o nosso…
Você já ouviu falar sobre superalimentos? O que você acha deles? Este é um termo cada vez mais comum em relação às dietas e a saúde. Se você é uma das pessoas que busca uma vida saudável e de qualidade,…
Talvez o nome te soe um pouco estranho ou nunca o tenha escutado, mas quando falamos das bebidas isotônicas, o primeiro que vem à cabeça de muitas pessoas é a famosa marca comercial “Gatorade”, um líquido para hidratar e dar…
O que você deve saber é que entre os fatores relacionados ao sobrepeso e à obesidade, destaca-se o fato de ter um metabolismo lento. Assim, comer mais vezes ao dia é a opção mais saudável. No entanto, a questão vai…
Se você não tiver cuidado, poderá estar incluindo calorias vazias em sua dieta e limitando os resultados de seus esforços. Para ajudar a evitá-las, falaremos sobre elas e os alimentos nos quais se encontram. O que são as calorias vazias? As…
Sem dúvida, durante a gravidez, as mulheres querem comer alimentos que irão ajudá-las a ganhar apenas o peso correspondente durante os nove meses, um quilo por mês. Incluir abacates na gravidez é a forma ideal de consegui-lo. Assim, o abacate é…