7 boas razões para consumir pepino 7 dias por semana

O pepino hidrata, é um grande aliado para manter o peso, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a combater o estresse. Ele nunca deve faltar em sua dieta.

Você costuma consumir pepino com frequência? Ele pertence à mesma família da abóbora ou da melancia. É rico em água, refrescante e, sobretudo, um ótimo mediador no processo de perda de peso.

No entanto, há muito mais por trás do pepino. São tantos os benefícios que seria indispensável consumi-lo diariamente e usar a imaginação para que as crianças e os idosos também aproveitassem suas diversas propriedades.

Quem pensa que este vegetal é somente água ou que só serve para tratar nossas olheiras está enganado. Estamos diante de um tesouro de virtudes naturais que vale a pena descobrir.

Convidamos você a consumir pepino com mais frequência em sua dieta regular, pelos seguintes motivos.

7 motivos para consumir pepino diariamente

rodelas-de-pepino

Você vai gostar de saber que ao consumir um pepino por dia conseguirá uma boa quantidade de nutrientes. Um dos mais importantes são as vitaminas do complexo B, fantásticas para favorecer o impulso nervoso e a saúde celular.

Além disso, ele lhe oferecerá ácido fólico, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Se nos acostumarmos a acrescentá-lo sempre de alguma forma em nossos pratos, conseguiremos todos os benefícios que detalharemos a seguir:

1. São bons para o cérebro

Os pepinos contêm um flavonol, um antioxidante anti-inflamatório que favorece nossa saúde cerebral.

Favorece uma melhor conectividade dos neurônios e dos impulsos nervosos. Desta forma, cuidamos de nossa memória e protegemos as células nervosas do declínio associado à idade.

Leia também: Suco de beterraba para cuidar do seu cérebro

2. Os pepinos são grandes anti-inflamatórios naturais

Os pepinos mantêm nosso organismo “fresco”. Isso nos dá uma ideia muito ilustrativa do que faz a nível orgânico: graças à hidratação que proporciona, favorece diversos processos internos ao nutrir as células.

Por sua vez, o extrato de pepino reduz a dor e as infecções graças a sua ação para inibir as enzimas envolvidas na inflamação interna.

3. Reduzem o estresse

suco-de-pepino

Os pepinos, como já comentamos, contêm uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, incluindo vitamina B1, vitamina B5 e vitamina B7 (biotina).

Este tipo de vitamina é muito eficaz para relaxar o sistema nervoso e aliviar o impacto do estresse e da ansiedade.

Se prepararmos sucos de pepino com maçã ou água de pepino com limão teremos um recurso natural muito adequado para estes estados de estresse.

4. Melhoram a saúde digestiva

Os pepinos são ricos em dois dos elementos mais básicos necessários para uma digestão saudável: água e fibras.

Se nos acostumarmos a preparar todos os dias uma salada de pepino, sementes de gergelim e vinagre de maçã, nossa digestão notará.

Se você tem refluxo ácido, consumir pepino pode ser um verdadeiro remédio natural: este vegetal reduz os picos agudos de refluxo ao melhorar o pH do estômago.

Além disso, a casca do pepino contém fibras insolúveis, muito adequadas para combater a prisão de ventre ao melhorar o trânsito intestinal.

5. Ajudam a cuidar do peso

Este dado não é muito conhecido, mas o pepino é o alimento mais consumido em dietas voltadas para o emagrecimento.

No entanto, lembre-se de que na hora de emagrecer não devemos realizar dietas restritivas. O pepino é adequado, mas não podemos nos descuidar dos outros nutrientes de uma dieta saudável, que contenha proteínas, carboidratos, gorduras monoinsaturadas, etc.

Aplique a criatividade em suas receitas e combine-o com outros vegetais, sementes, frutas…

6. Cuidam de nosso coração

pepino

Os pepinos contêm potássio, um mineral que nos permite regular a pressão arterial. Não podemos nos esquecer de que é essencial conseguir um equilíbrio adequado entre o potássio e o sódio.

  • Além disso, é interessante saber que o potássio atua como um eletrólito, como um íon de carga positiva que regula as funções celulares.
  • Graças a este equilíbrio cuidamos da transmissão correta do impulso nervoso, da contração muscular e da própria função cardíaca.

Descubra também: As 5 melhores frutas anti-inflamatórias

7. Adequados para combater o cansaço

Se você se sente esgotado, se depois do trabalho se nota no limite e com uma ou outra dor de cabeça tensional, consumir pepino em uma receita refrescante é uma ótima solução.

  • Você pode fazer uma salada, um suco natural, ou um prato incluindo outros vegetais ou frutas frescas. Isso ajudará a repor as energias.
  • Os pepinos contêm polifenois lignanos, assim como fitonutrientes, vitamina K, cobre e manganês.

Graças a sua riqueza nutricional, e sobretudo a suas vitaminas e minerais, o pepino é muito eficaz para evitar as deficiências de nutrientes associadas ao cansaço e ao esgotamento.

Para concluir, se você deseja cuidar da sua dieta e se sentir muito melhor no dia a dia, não hesite em manter uma alimentação equilibrada e consumir pepino regularmente.

Recomendados para você