7 benefícios de comer tomatillos

18 Outubro, 2020
O tomatillo é um ingrediente tradicional da culinária mexicana que, apesar do pequeno tamanho, nos proporciona uma grande quantidade de nutrientes benéficos para a saúde.

Os tomatillos (Physalis philadelphica) são o fruto de una planta que pertence à família das solanáceas, que também inclui outros alimentos como a berinjela, a batata, o pimentão e, é claro, o tomate.

É nativa do México, onde  é conhecida como “tomate verde”. Dadas as condições ambientais, deixa de produzir flores e frutos com a chegada do frio.

Contudo, durante a estação quente, os frutos crescem envoltos em folhas muito finas (que parecem papel), são redondos e medem cerca de 1 ou 2 polegadas (entre 2,5 e 5 cm). Quando amadurecem, passam a ter uma superfície lisa e algo pegajosa, com tonalidade verde amarelada.

A seguir, vamos contar o que mais você deve saber sobre essas frutas e como pode aproveitá-las em sua dieta para nutrir e variar seu cardápio.

Por que comer tomatillos?

Pote com tomatillos

Os tomatillos são fontes alimentares recomendadas para complementar a dieta visto que:

  • Contêm antioxidantes.
  • São uma fonte de fibra alimentar.
  • Fornecem vitamina C e niacina para a dieta. Além de outros nutrientes essenciais para o corpo, como fósforo, cálcio, ferro, potássio e manganês.

Tendo em vista sua composição, vários benefícios são atribuídos ao consumo de tomatillos. A seguir, vamos comentar alguns dos mais destacados.

Melhora a visão

Devido à sua contribuição em antioxidantes, vitaminas e betacarotenos, afirma-se que os tomatillos também podem contribuir para a manutenção da saúde visual. No entanto, não há evidências científicas para confirmar que essa relação exista dessa forma. Isso não significa que esse benefício seja totalmente descartado, mas sim que são necessárias mais evidências para indicar onde e como essa relação se dá diretamente.

Favorece a digestão

Como muitos outros alimentos vegetais, os tomatillos fornecem fibras dietéticas. Isso apoia a função do sistema digestivo e permite que o corpo assimile as gorduras muito melhor. Também melhora o trânsito intestinal e ajuda a prevenir problemas como prisão de ventre, gases e distensão abdominal.

Tudo isso sem contar que a fibra regula a liberação de carboidratos na corrente sanguínea, reduzindo, assim, os níveis de açúcar no sangue. Isso é particularmente útil para pessoas com diabetes que precisam controlar a glicose.

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Fortalece o sistema imunológico

Como já mencionamos, os tomatillos contêm uma grande quantidade de vitamina C, um nutriente muito conhecido porque ajuda a estimular o sistema imunológico. Isso acelera a produção de glóbulos vermelhos, que é a principal defesa usada pelo organismo para se proteger de agentes e patógenos estranhos.

Além disso, também aumenta a produção de colágeno, responsável por manter a pele, as células e os tecidos que compõem os órgãos e os vasos sanguíneos em boas condições. Por isso, também há uma melhor função metabólica.

Aumenta a energia

Tomatillos com pele e sem

Graças ao seu teor de niacina, o tomatillo ajuda a quebrar alimentos e moléculas complexas até transformá-las em reservas de energia.

Durante o processo enzimático, a niacina tem um impulso maior do que o normal, portanto, o corpo tem mais energia.

Contribui para a perda de peso

Adicionalmente, afirma-se que devido ao seu teor de fibra e tomatidina, os tomatillos são uma boa opção para complementar uma dieta que visa perder peso.

Além de fornecer vários nutrientes e certa quantidade de fibras, esse alimento é uma boa opção, pois é pobre em calorias e contêm pouca gordura.

Melhora a saúde cardíaca

Entre os componentes do tomatillo, encontramos o potássio, um nutriente que contribui muito para a saúde do sistema muscular e cardiovascular em geral.

O potássio é um vasodilatador, por isso é responsável por:

  • Reduzir a tensão.
  • Promover a circulação.
  • Relaxar os vasos sanguíneos.
  • Melhorar a oxigenação no corpo.

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Ingredientes para variar a dieta e alimentação saudável

Os tomatillos pode ajudar você  a variar sua dieta. No entanto, não são capazes de fornecer grandes benefícios sozinhos.

Lembre-se de que o segredo para ter saúde e bem-estar é manter uma alimentação balanceada e variada, rica em alimentos saudáveis. Não se apoie apenas no consumo de um determinado tipo de alimento, bebida ou preparo.

Comer bem é comer de forma variada e saber tomar decisões acertadas todos os dias. Um bom exemplo disso é o prato Harvard.

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