7 dicas para emagrecer após a gravidez
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Emagrecer após a gravidez não é um processo fácil, pois as alterações hormonais e as mudanças sofridas pelo metabolismo tornam inevitável um notório acúmulo de gordura. Felizmente existem algumas dicas para perder peso. Confira!
Primeiro de tudo, você terá que passar por um período de recuperação após o parto, já que seu corpo não poderá passar de imediato a certos hábitos para entrar em forma. Assim, primeiro você terá que entender que a perda de peso não vai acontecer da noite para o dia.
Evidentemente, não se trata de adiá-la demais, uma vez que os primeiros três meses do pós-parto são decisivos para alcançar bons resultados. Por isso, armada com paciência e disciplina, você pode começar a aplicar algumas dicas simples para recuperar sua forma.
Quanto tempo você pode levar para emagrecer após a gravidez?
Aproveitando o “boom” causado pelas redes sociais, algumas celebridades não hesitaram em mostrar seus corpos “perfeitos” logo após o parto. No entanto, esta tendência não tem sido totalmente boa, já que muitas grávidas estão colocando na cabeça que têm que emagrecer muito rápido após a gravidez.
É verdade que a perda de peso varia em cada mulher, dependendo do ritmo do metabolismo e de seus hábitos. No entanto, em geral, é um processo que dura entre 6 e 12 meses após o parto. A maioria das mulheres perde até metade do peso do bebê após cerca de umas 6 semanas.
Por isso, a recomendação geral é não definir um prazo específico para retornar à forma anterior. Em vez disso, é conveniente incorporar pouco a pouco hábitos saudáveis, que permitam recuperar um peso saudável, sem estresse ou dietas perigosas.
As melhores dicas para emagrecer após a gravidez rapidamente
Não existe uma fórmula “milagrosa” para perder peso rapidamente após a gravidez. No entanto, não é impossível ter uma forma saudável novamente. Embora cada mulher possa aumentar entre 10 e 15 kg (ou mais) nesta fase, há maneiras seguras de voltar a baixá-los.
Leia também: As mulheres precisam de um ano para se recuperar após o parto
1. Durante a quarentena
Os dias da quarentena são sagrados, mas também determinantes para começar a adotar uma rotina saudável. Algumas semanas após o parto a retenção de líquidos começará a ser uma coisa do passado, e seus pés e pernas se desincharão.
Neste período é totalmente proibido fazer algum tipo de dieta restritiva, pois a prioridade é a saúde do seu bebê, e a sua recuperação física. Além disso, você deve evitar práticas esportivas intensivas, e esforço excessivo em casa.
2. Adote uma dieta balanceada
Durante o período de lactação seu corpo necessita de uma ingestão calórica e hidratação maior. Além disso, também tem umas necessidades nutricionais especiais. Portanto, embora pareça um pouco tentador seguir uma dieta de resultados rápidos, é melhor optar por uma alimentação equilibrada.
Este modelo de dieta sugere comer bem, como um estilo de vida, e não como algo de uns poucos dias. Por isso permite que você coma “de tudo um pouco” sem restringir grupos nutricionais. Para seguir esta alimentação recomenda-se consumir:
- Frutas e vegetais frescos
- Cereais integrais
- Nozes e sementes
- Carnes magras e pescados
- Laticínios com baixo teor de gordura
3. Tenha um bom café da manhã
Tomar um café da manhã completo e saudável é uma das chaves para perder peso rapidamente após a gravidez. Através desta refeição o organismo recebe a energia e os nutrientes necessários para trabalhar durante todo o dia.
Por isso, não é válido substituí-lo por um café simples com biscoitos ou produtos refinados. Em vez disso, este deve conter um equilíbrio adequado de fontes de proteína, gorduras saudáveis, e carboidratos. Alguns alimentos que você pode comer nessa refeição são:
- Iogurte natural
- Suco de laranja
- Biscoitos integrais com geleia light
- Ovos
- Abacate
- Leites vegetais
- Batidos de frutas
- Frutas e vegetais
- Aveia e grãos integrais
4. Faça cinco refeições por dia
Fazer cinco refeições por dia em quantidades moderadas pode ajudar a garantir um nível contínuo de energia. Este hábito, que é recomendado em qualquer plano para perder peso, evita a sensação de ansiedade por comida, e melhora o metabolismo para queimar gordura mais facilmente.
5. Pratique exercícios moderados
O exercício físico é um dos seus melhores aliados para perder peso rapidamente após a gravidez. No entanto, após o parto você não pode de imediato realizar atividades físicas de alto impacto. Assim, para começar a incorporá-los na sua rotina, os exercícios devem ser suaves e moderados.
- Alongamento dos membros
- Caminhar com o bebê
- Fazer ioga ou pilates para mães recentes (apenas com recomendação médica)
- Exercícios de fortalecimento pélvico (cerca de 4 ou 6 meses depois)
6. Consumir muita água
As mulheres que amamentam devem consumir entre 8 e 10 copos de água por dia. Este hábito saudável não só ajuda a eliminar alguns quilos, mas também promove a produção de leite materno. Tente consumi-la ao longo do dia e evite bebidas açucaradas e estimulantes.
7. Amamentar o bebê
O melhor complemento para perder peso rapidamente após a gravidez é amamentar. Embora todos os hábitos mencionados sejam essenciais neste processo, esta ação beneficia tanto a saúde do seu bebê, como seu peso e seu estado físico e mental.
Você estaria interessado em ler: É correto dar leite materno e leite de fórmula na mesma mamadeira?
Em resumo
Os hábitos saudáveis são a melhor maneira de perder peso rapidamente após a gravidez. No entanto, devemos estar cientes de que esses processos podem variar em cada de pessoa para pessoa, às vezes leva mais tempo do que o estimado. O essencial é ser constante com os esforços, e desfrutar da maternidade sem complicações.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- OMS. (2012). OMS | Alimentación sana. Alimentacion Sana. https://doi.org/10.3746/jkfn.2014.43.11.1642
- Rojas Hidalgo, E. (2000). ¿Qué es una alimentación sana? Revista Clínica Española. https://doi.org/10.1016/S0014-2565(00)70553-4
- Olivares, S., & Zacarías, I. (2010). Guía de alimentación saludable y necesidades nutricionales del adulto. Promoción de La Salud y Prevención de Las Enfermedades Crónicas No Transmisibles. https://doi.org/10.1080/13876988.2016.1174410
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.