7 dicas para eliminar líquidos do corpo de forma natural

· 10 de dezembro de 2016
Para eliminar líquidos do corpo, podemos aproveitar as propriedades de determinadas infusões diuréticas que ajudarão a urinar mais e a depurar todas aquelas toxinas acumuladas que nos deixam inchados

Você é uma daquelas pessoas que se sentem inchadas em certos dias? Pode ser fruto do calor, de algum alimento ou dos ciclos hormonais, mas é uma questão incômoda que gostaríamos de resolver com rapidez. Por este motivo, oferecemos algumas dicas para eliminar líquidos de modo natural e sem efeitos secundários. 

Descubra como conseguir isso com remédios simples como uma infusão, uma vitamina ou uma técnica de escovação.

Eliminar líquidos do corpo naturalmente

Alimentos para eliminar líquidos

Existem alimentos que favorecem a retenção e outros que, ao contrário, nos ajudam a eliminar líquidos quando nos sentimos mais inchados do que o habitual.

O primeiro passo para eliminá-los consiste em se afastar daqueles que não são adequados. A chave está reduzir o sal e todos aqueles alimentos que o contém de modo mais ou menos escondido:

  • Queijo curado.
  • Embutidos e defumados.
  • Conservas.
  • Batatas fritas, azeitonas, oleaginosas com sal e outros aperitivos.
  • Pizzas e outros pré-cozidos.
  • Molhos.

Descubra: 3 batidos caseiros para combater a retenção de líquidos

1. Menos sódio, mais potássio

O sal de mesa, que é o cloreto de sódio, deveria estar sempre fora de nossa alimentação.

Podemos consumir, em quantidades moderadas, o sal marinho ou água do mar, os quais contêm muitos outros minerais, como o potássio, e nos ajudam a manter o equilíbrio no organismo.

No momento em que nos sentirmos inchados, devemos evitar por completo o sal e consumir alimentos ricos com potássio, como:

  • Abacate
  • Oleaginosas (pistache, avelã e amêndoas sem sal)
  • Legumes
  • Quinoa
  • Espinafre
  • Coco
  • Banana

2. Para começar… Beba água

Mulher bebendo água para eliminar líquidos

Parece uma contradição, mas beber água ajuda a eliminar líquidos. Só existe uma condição: devemos bebê-la em jejum ou com o estômago vazio.

Se a bebermos com o alimento, ou logo depois, nos provocará o efeito contrário e inchará ainda mais.

Comece o dia bebendo dois copos de água logo ante de tomar o café da manhã e tome, pelo menos, dois copos mais pela manhã e outros dois pela tarde. Você notará seus efeitos diuréticos em pouco tempo.

3. Prepare uma vitamina de pera e dente-de-leão

Se você gosta das vitaminas, propomos dois ingredientes com propriedades muito diuréticas: a pera e o dente-de-leão. Ambos ajudarão a eliminar líquidos, e também trazem minerais e cuidam da função do fígado.

O dente-de-leão pode ser colhido com facilidade no campo, se tiver a possibilidade, já que é abundante, ou pode ser comprado como erva seca.

Ingredientes

  • 1 colher de dente-de-leão (10 g)
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 pera

Modo de preparo

  • Esquente o copo de água e, quando entrar em ebulição, adicione a colher de dente-de-leão e deixe em infusão durante 10 minutos.
  • Depois deste tempo, coe e guarde.
  • Descasque a pera, retire as sementes e pique-a para facilitar.
  • No copo do liquidificador, adicione a infusão de dente-de-leão e a pera e processe até conseguir uma mistura homogênea.

4. Desfrute de um suco de melancia

Suco de melnacia para eliminar líquidos

A melancia é uma fruta excelente para eliminar líquidos graças ao seu alto conteúdo de água, que além de ter pouquíssimas calorias, hidrata profundamente.

Também é um alimento rico em potássio e antioxidantes.

Uma maneira de consumir a melancia é batê-la junto com suas sementes e ir bebendo de modo contínuo durante toda a manhã.

5. Caldo de aipo e cebola

Para os dias mais frios, temos a alternativa dos caldos e das sopas, que não só são diuréticos, como também depuram o organismo das toxinas.

Para que um caldo nos ajude a combater a retenção de líquidos, devemos adicionar, pelo menos, aipo e cebola, que são duas das hortaliças mais diuréticas que existem.

Além disso, eles proporcionarão um sabor delicioso e você poderá tomá-lo entre as refeições e como entrada.

6. Infusão de cavalinha e chá verde

Uma opção simples e que pode ser tomada tanto fria como quente são as infusões, que também ajudam a beber líquidos, caso seja difícil manter este hábito.

A cavalinha nos permite eliminar líquidos e também contém minerais como o silício, uma maneira de aumentar a urina sem nos desmineralizar.

O chá verde é uma bebida imprescindível, já que além de ser diurética, também é um poderoso antioxidante.

Podemos combiná-los ou alterná-los, e recomendamos bebê-los ao longo da manhã. 

Recomendamos a leitura: Para que serve e quais são as propriedades da cavalinha?

7. Escovado a seco

A técnica do escovado a seco, que somente precisa de uma escova de cerdas naturais, é um método manual que realiza uma drenagem linfática e favorece a eliminação de líquidos quase de forma imediata.

Pode ser feita durante 10 ou 20 minutos. Você observará que, além de provocar vontade de urinar caso esteja inchado, também melhora a circulação e deixa a pele muito mais suave.