7 benefícios da cúrcuma na menopausa e na pós-menopausa

· 3 de junho de 2018
A cúrcuma não só nos ajuda a combater os efeitos físicos da menopausa e da pós-menopausa, mas também melhora o nosso humor.

Conheça os benefícios da cúrcuma na menopausa, uma fase crucial na vida de toda mulher, especialmente no que diz respeito à sua capacidade de ter filhos. Durante esta etapa, seus ovários deixam de produzir estrogênio e progesterona.

Costuma se apresentar entre os últimos anos da década dos 40 e início da década dos 50 anos da mulher. A pós-menopausa é toda a etapa do resto de sua vida, quando ela deixa de passar pelo período menstrual.

Durante a menopausa podem se apresentar vários problemas de saúde causados pela queda na produção dos hormônios.

Felizmente, há opções para diminuir os incômodos. Hoje falaremos sobre os benefícios da cúrcuma na menopausa.

Você vai descobrir que este é um ingrediente de grande ajuda e vai querer incluí-lo em sua dieta de agora em diante.

Benefícios da cúrcuma na menopausa

1. Efeito anticoagulante

Exame de sangue

O primeiro dos benefícios da cúrcuma na menopausa e pós-menopausa tem a ver com a saúde cardiovascular. Sabe-se bem que a saúde do coração é afetada durante e depois da menopausa, especialmente por transtornos na coagulação.

Ainda que existam diversos tipos de fármacos que podem combater este tipo de doença, eles podem causar sangramento excessivo ou hemorragiaA cúrcuma tem um efeito anticoagulante sem efeitos colaterais.

2. A cúrcuma é rica em fitoestrogênio

Os fitoestrogênios são derivados das plantas que simulam a atividade dos estrogênios que o corpo secreta. Um dos benefícios da cúrcuma é sua alta quantidade de fitoestrogênios.

Se o seu médico já lhe deu alguns substitutos de estrogênios, é possível que se trate de suplementos à base de fitoestrogênios. Uma boa alternativa para obter este substituto de forma natural é incluindo uma pequena quantidade de cúrcuma em sua dieta.

3. Combate a dor

Mulher na menopausa

A menopausa costuma vir acompanhada de vários tipos de dor e inflamação. As dores mais comuns são a muscular e a de cabeça, ainda que não sejam as únicas.

Um dos benefícios da cúrcuma é que ajuda a combater a dor causada por inflamações. Seu efeito analgésico a torna perfeita para recuperar a mobilidade sem adicionar medicamentos extras a sua vida diária.

Entre as dores que a cúrcuma combate melhor, estão:

  • A enxaqueca;
  • A dor nas articulações;
  • As pontadas nos músculos;

4. Combate a depressão

Ainda que você tenha sido uma pessoa alegre a vida inteira, sempre existe o risco de que a menopausa venha acompanhada por uma depressão.

Se você está experimentando mudanças de humor, deve saber que outro dos benefícios da cúrcuma é que ela melhora seu ânimo.

Para algumas mulheres, esta mudança é mais grave e está diretamente relacionada com a menopausa. Em outros casos, trata-se de uma mudança menos biológica e mais adaptativa à nova etapa.

De qualquer forma, você deve ficar atenta aos sintomas da menopausa para tomar as medidas adequadas. Entre os sintomas que você deve revisar, estão:

  • Problemas para conseguir dormir
  • Estresse
  • Calor intenso (ondas de calor)
  • Desejo constante de chorar
  • Sentimentos de inferioridade

5. Evita as ondas de calor

Mulher sentindo calores da menopausa

A maioria das mulheres que passam pela menopausa experimentam, ao menos uma vez, as temidas ondas de calor. Basicamente, são uma sensação de calor extremo que ocorre em alguns momentos.

Elas causam palpitações e suor excessivo. O motivo deste problema é a diminuição dos níveis de estrogênio.

Um dos benefícios da cúrcuma é que ela é rica em antioxidantes que combatem o surgimento e a frequência das ondas de calor.

6. Reduz o risco de sofrer de infecções vaginais e incontinência urinária

A redução nos níveis de estrogênio e a atrofia vaginal aumentam o risco de sofrer de infecções vaginais.

Uma vez que a mulher entra na menopausa e na pós-menopausa, é normal que apresente irritação, coceira e corrimento vaginal fora do comum. Também é possível que comece a apresentar incontinência urinária.

Entre os benefícios da cúrcuma estão suas propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. De fato, a cúrcuma é um dos remédios mais usados para combater estes problemas.

7. Reduz a dor nos seios e o risco de câncer de mama

Autoexame nos seios

Os níveis de hormônios podem influenciar o desenvolvimento de câncer de mama durante e depois da menopausa. Um dos benefícios da cúrcuma e seus fitoestrogênios é que estes últimos reduzem o risco de sofrer esta doença.

Lembre-se que você deve estar atenta a qualquer sintoma, dentre os quais se destacam:

  • Dor nos seios
  • Incômodo
  • Presença de pequenas bolinhas

Neste sentido, o efeito da cúrcuma se deve ao fato de que inibe o crescimento das células cancerígenasPor este motivo, é recomendável consumir um pouco de cúrcuma se você estiver passando por um tratamento para combater o câncer.

Além disso, algumas fases do tratamento causam náuseas, que também são eliminados com ajuda da cúrcuma.

Aproveite os benefícios da cúrcuma na menopausa e pós-menopausa

Agora que você conhece todos estes benefícios, com certeza tem mais motivos para incluí-la em sua dieta. As opções são várias e com certeza há uma para você:

  • Adicione 1 colherzinha (5 g) de cúrcuma em pó em seu suco verde.
  • Tome uma cápsula de cúrcuma pela manhã.
  • Adicione um pedaço de cúrcuma de 3 centímetros em suas vitaminas.