7 alimentos que você deveria consumir para proteger seu coração

O azeite de oliva extravirgem é uma das melhores gorduras saudáveis para cuidar de nosso coração, já que nos ajuda a controlar o colesterol e previne o envelhecimento precoce das artérias.

A adoção de uma dieta saudável é tão importante para a saúde do coração quanto a prática regular de exercícios físicos.

Embora a indústria tenha invadido o mercado com uma ampla variedade de produtos que prometem uma alimentação rápida e deliciosa, hoje se sabe que sua ingestão pode causar efeitos negativos para a saúde.

Ainda que seja fácil ignorar este fato, os nutrientes obtidos através dos alimentos saudáveis são essenciais para promover as funções deste músculo.

Ingerir muitos alimentos processados e ricos em gorduras pode aumentar o colesterol, a pressão arterial e o risco de doenças potencialmente perigosas.

Por esta razão, é fundamental consumir pratos saudáveis, controlados em calorias e baseados em alimentos de alta qualidade nutricional.

Além disso, é bom aumentar o consumo de alguns ingredientes que, por suas propriedades, oferecem um extra de benefícios para nos proteger.

Queremos revelar em detalhe os 7 melhores para que você não hesite em incorporá-los à sua alimentação.

1. Aveia para proteger o coração

Aveia para proteger o coração

Conhecida como a “rainha dos cereais”, a aveia é um dos alimentos mais saudáveis e completo que podemos adicionar à nossa dieta.

Ela contém fibras e ácidos graxos ômega 3, dois nutrientes essenciais que promovem o controle dos níveis de colesterol para evitar o endurecimento arterial.

Também conta com quantidades significativas de potássio, magnésio e cálcio, minerais fundamentais para conseguir ter uma pressão arterial controlada.

Visite este artigo: Razões para consumir aveia todas as manhãs

2. Vinho tinto

Embora saibamos que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar danos irreversíveis no corpo, ingerir uma pequena quantidade de vinho tinto pode ser muito benéfico para a saúde cardíaca.

Este alimento contém grandes quantidades de resveratrol, um composto antioxidante que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), enquanto aumenta a presença do colesterol bom (HDL).

Estas substâncias, além de suas catequinas, protegem as paredes arteriais do dano oxidativo e diminuem o risco de arteriosclerose e ataque cardíaco.

3. Feijão preto

Feijão preto para proteger o coração

O feijão preto faz parte da lista de “superalimentos” para melhorar e proteger a saúde do coração. Isso se deve a seu teor de vitaminas do complexo B e fibras solúveis, dois nutrientes cuja assimilação ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

Além disso, conta com uma pequena dose de ômega 3 e magnésio, que ajudam a controlar a pressão alta e a má circulação.

4. Azeite de oliva

O azeite de oliva prensado, ou seja, aquele que não foi submetido a processos de refinamento, é uma das gorduras saudáveis que ajudam a proteger o coração das doenças graves.

Seu teor de ácidos graxos monoinsaturados e compostos antioxidantes freia o acúmulo excessivo de gorduras nas artérias e os problemas de pressão.

Seu consumo regular mantém o colesterol sob controle e melhora a elasticidade das artérias para prevenir seu envelhecimento precoce.

5. Sementes de chia

Sementes de chia para proteger o coração

Ainda que as sementes de chia tenham se tornado populares como um complemento para perder peso, é bom saber que também são excelentes aliadas da saúde cardíaca.

Apesar de seu pequeno tamanho, contêm altas quantidades de ômega 3 e aminoácidos essenciais que ajudam a controlar o colesterol e os triglicerídeos altos.

Estes nutrientes ajudam a manter o equilíbrio dos processos inflamatórios do corpo e diminuem o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais, arteriosclerose e outras condições cardíacas crônicas.

6. Mirtilos

Incluir mirtilos na dieta regular é um hábito muito saudável para o coração.

Este alimento contém betacaroteno e luteína, duas substâncias de ação antioxidante que ajudam a proteger o sistema cardiovascular diante da ação negativa dos radicais livres.

Seus flavonoides e fibras naturais contribuem para controlar os lipídios que se acumulam nas artérias e, ao mesmo tempo, evitam sua obstrução e endurecimento.

É um alimento anti-inflamatório e desintoxicante que ajuda a limpar o sangue para evitar problemas circulatórios.

Leia também: 8 benefícios de comer mirtilos

7. Laranja

Laranja para proteger o coração

Conhecida por ser uma fonte significativa de vitamina C, a laranja é uma fruta antioxidante que ajuda a manter a saúde cardíaca em ótimas condições.

Conta com quantidades interessantes de carotenoides e flavonoides, duas substâncias que minimizam os danos causados pelo estresse oxidativo.

Seu teor de vitaminas e minerais mantém o ritmo cardíaco nivelado e, como se fosse pouco, diminui o risco de inflamação.

A ingestão de seu suco natural é um remédio caseiro para diminuir a pressão arterial alta e as dificuldades circulatórias associadas a ela.

Você gosta destes alimentos? Se sim, ou mesmo se não, comece a aumentar seu consumo em sua dieta regular para aproveitar estes importantes benefícios para a saúde do coração.

Recomendados para você