6 recomendações para tensionar a pele

A perda do excesso de peso beneficia a saúde. No entanto, pode gerar flacidez na pele. Conheça nossas recomendações para tensionar a pele, tonificá-la e ficar ainda melhor.
6 recomendações para tensionar a pele

Última atualização: 13 Fevereiro, 2021

A perda do excesso de peso, sem dúvida, é benéfica para a saúde. No entanto, em alguns casos, perder muito peso rapidamente deixa a pele flácida. Portanto, você deve tomar certas medidas para conseguir tensionar a pele.

A flacidez ocorre quando os tecidos que sustentam a pele são alongados após uma rápida perda de peso ou devido à diminuição da produção de colágeno que ocorre com a idade, entre outros motivos. Portanto, não é recomendável perder peso rapidamente, mas gradualmente.

Além de evitar a perda drástica de peso, existem outras dicas que podem ajudá-lo a enrijecer a pele e a melhorar seu aspecto geral.

1. Beba água

Manter-se devidamente hidratado pode ajudar a tensionar a pele e a mantê-la saudável

A hidratação é um fator importante para a pele em todos os sentidos, já que a água é um líquido essencial para o desempenho de múltiplos processos no corpo, inclusive no que se refere à saúde da pele.

A recomendação popular é beber pelo menos oito copos de água por dia, embora essa quantia seja meramente indicativa e possa variar dependendo do sexo, idade, estilo de vida e clima.

Manter-se devidamente hidratado pode ajudar a tensionar a pele e a mantê-la saudável. Além disso, você pode combinar a água com algum tipo de infusão ou alguma fruta em particular. 

A hidratação também deve ser obtida de outras formas, como através de cremes, loções ou óleos corporais.

2. Melhore sua alimentação

É importante seguir uma dieta que promova a produção de colágeno no corpo. Por isso, você deve adicionar à sua alimentação vitaminas e proteínas vegetais.

Também é necessário consumir frutas e outros alimentos que tenham um alto teor de vitaminas e antioxidantes, como o morango e a beterraba.

Tudo isso ajudará a tensionar a pele e a tonificar os músculos. Além disso, o consumo de frutas e vegetais traz grandes benefícios para a saúde em geral.

3. Faça exercícios de tonificação

Fazer exercícios que dão forma ao corpo e que tonifiquem os músculos são úteis para tratar a flacidez

Os exercícios de tonificação ajudam a manter a pele saudável e a prevenir a flacidez.

Fazer exercícios que dão forma ao corpo e que tonifiquem os músculos são úteis para tratar a flacidez, permitindo recuperar a firmeza da pele.

Você pode praticar exercícios com pesos ou fazer ginástica combinada com exercícios que envolvam o levantamento moderado de peso. Você também pode fazer exercícios aeróbicos.

4. Use creme esfoliante

Aplicar um creme sobre a área flácida pode ajudar a reafirmar a pele, trazer maior elasticidade e melhorar a circulação.

Você pode usar aloe vera, aplicando-o sobre a região das coxas, abdômen e braços, já que suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e hidratantes beneficiam a pele em grande medida. Além disso, ajuda na cicatrização de feridas.

5. Evite a exposição excessiva ao sol

Conheça algumas recomendações para tensionar a pele
Usar protetor solar diariamente facilita a prevenção do envelhecimento prematuro e a deterioração da pele.

A exposição excessiva ao sol ou a incidência de raios ultravioleta podem trazer graves problemas à saúde, assim como o deterioramento da pele. Por isso, se você quiser melhorar a elasticidade da pele, evite expô-la sem proteção e em excesso. O ideal é sempre aplicar um bom protetor solar diariamente, não apenas para tomar sol.

Em todos os casos, recomenda-se um filtro solar de amplo espectro que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB. Lembre-se que você deve reaplicá-lo após um tempo e, principalmente, após suar ou tomar banho de piscina.

6. Evite perder peso rapidamente

Se você está acima do peso e está começando a fazer dieta e exercícios, faça-o de forma moderada. Você não deve parar de comer por dias para emagrecer mais rápido, já que isso só causará descompensação, estrias, flacidez, etc.

É mais importante você construir gradualmente um estilo de vida totalmente saudável que lhe traga benefícios em todos os sentidos do que exigir de si um resultado mais rápido e depois sofrer as consequências. Como muitas coisas na vida, a perda de peso sempre deve ser feita de forma gradual e evitando extremos.

Tensionar a pele é possível

Quando o objetivo é perder peso, você não deve se concentrar apenas no que você come e no que deixa de comer, mas também em questões importantes como fazer exercícios diariamente e os cuidados com a pele.

Embora possa não parecer, durante todo o processo de perda de peso, um bom cuidado com a pele pode ajudar a prevenir a flacidez extrema enquanto estica a pele. Isso, por sua vez, evitará ter que recorrer a tratamentos cirúrgicos para remover a pele em excesso.

Se você pensar em fazer cirurgia, coloque-se nas mãos de um bom especialista e lembre-se de que, além do procedimento, é preciso manter bons hábitos de vida.

Cuide do seu corpo; siga uma alimentação variada, faça exercícios físicos moderados e mantenha-se hidratado.

Pode interessar a você...
A memória da pele
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
A memória da pele

A existência de uma memória da pele determina um maior risco de sofrer lesões cutâneas a longo prazo. Saiba mais detalhes neste artigo.



  • Díaz de Villegas Álvarez, E., Sabatés Martínez, M., Castillo Menéndez, M. D., Curbelo Alonso, M., & Ramos Viera, N. (2005). Radiación ultravioleta: fotoenvejecimiento cutáneo. MEDISUR.
  • Ganceviciene, R., Liakou, A. I., Theodoridis, A., Makrantonaki, E., & Zouboulis, C. C. (2012, July). Skin anti-aging strategies. Dermato-Endocrinology.
  • Hamman, J. H. (2008, August). Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules.
  • McCormick, R. J. (2009). Collagen. In Applied Muscle Biology and Meat Science (pp. 129–148). CRC Press.
  • Silver, F. H., Freeman, J. W., & Devore, D. (2001). Viscoelastic properties of human skin and processed dermis. Skin Research and Technology7(1), 18–23.