6 recomendações para tensionar a pele
A perda do excesso de peso beneficia a saúde. No entanto, pode gerar flacidez na pele. Conheça nossas recomendações para tensionar a pele, tonificá-la e ficar ainda melhor.

A perda do excesso de peso, sem dúvida, traz benefícios importantes para a saúde. No entanto, em alguns casos, perder muito peso rapidamente deixa a pele flácida, por isso que é necessário tomar certas medidas para conseguir tensionar a pele.
Confira algumas delas a seguir:
1. Beba água
A hidratação é um fator importante para a pele. Beber ao menos oito copos de água por dia pode tensionar a pele, torná-la mais brilhante e elástica. Inclusive, pode-se combinar a água com algum tipo de infusão, chá ou alguma fruta.
2. Melhore a alimentação
Uma dieta adequada te ajudará na tarefa de tensionar a pele.
É importante seguir uma dieta que promova a produção de colágeno no corpo. Por isso, adicione vitaminas e proteínas vegetais.
Também, é necessário o consumo de frutas que tenham alta quantidade de vitaminas e antioxidantes como o morando ou a beterraba.
Tudo isso ajudará a tensionar a pele, e a tonificar os músculos. O consumo de frutas e vegetais traz grandes benefícios para a saúde em geral.
Leia também 6 alimentos que melhoram a aparência da pele
3. Faça exercícios de tonificação
Os exercícios de tonificação ajudam a reduzir o excesso de pele.
Fazer exercício que dão forma ao corpo e que tonifiquem os músculos, são úteis na hora de tratar a flacidez, permitindo recuperar a firmeza da pele.
Pode-se praticar exercícios com pesos ou ginástica combinada com exercícios que envolvam o levantamento moderado de peso.
4. Use creme esfoliante
Aplicar algum tipo de creme sobre a área flácida pode ajudar a reafirmar a pele, trazer maior elasticidade, bem como melhorar a circulação.
Ademais, pode-se optar também pelo uso da seiva do aloe vera ou babosa, aplicando-a sobre a área das coxas, abdômen e braços. Ainda mais, as propriedades do aloe vera permitem a produção de colágeno, o qual beneficia muito a pele.
5. Evite a exposição excessiva ao sol
Evitar a radiação UV ajudará a tensionar a pele.
A exposição excessiva ao sol ou a incidência de raios ultravioleta podem trazer graves problemas de saúde, assim como o deterioramento da pele.
Por isso, caso queira melhorar a elasticidade da pele evite expô-la excessivamente. Além disso, aplique protetor solar diariamente, não só ao tomar sol. Em todos os casos, recomenda-se um filtro solar de amplo espectro que ofereça contra os raios UVA e UVB.
Leia também Fator de proteção solar adequado para a sua pele
6. Evite perder peso rapidamente
Caso tenha sobrepeso e está começando uma dieta ou rotina de exercícios, faço-o de forma moderada.
Além disso, evite perder peso muito rápido, já que pode trazer consequências indesejáveis, além de flacidez na pele.
Não se resigne, tensionar a pele é possível
A meta de muitas pessoas é ter um peso ideal, contudo é necessário também cuidar da pele.
Quando a flacidez é extrema costuma-se optar pela cirurgia para eliminar as “pelancas”. No entanto, somente um especialista poderá avaliar se é possível e recomendado. Enquanto isso, trabalhe por seu corpo e cuide dele.
- Díaz de Villegas Álvarez, E., Sabatés Martínez, M., Castillo Menéndez, M. D., Curbelo Alonso, M., & Ramos Viera, N. (2005). Radiación ultravioleta: fotoenvejecimiento cutáneo. MEDISUR.
- Ganceviciene, R., Liakou, A. I., Theodoridis, A., Makrantonaki, E., & Zouboulis, C. C. (2012, July). Skin anti-aging strategies. Dermato-Endocrinology.
- Hamman, J. H. (2008, August). Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules.
- McCormick, R. J. (2009). Collagen. In Applied Muscle Biology and Meat Science (pp. 129–148). CRC Press.
- Silver, F. H., Freeman, J. W., & Devore, D. (2001). Viscoelastic properties of human skin and processed dermis. Skin Research and Technology, 7(1), 18–23.