6 razões pouco comuns pelas quais você sente palpitação

Tanto a ausência de atividade física quanto o excesso podem ser desencadeantes da palpitação, por isso é preciso buscar um meio termo para cuidarmos de nossa saúde.

Você sente palpitações e não sabe o motivo? Ainda que não creia, as razões pelas quais sente palpitação são muito variadas e nem sempre tão óbvias.

Existe uma grande quantidade de boas razões pelas quais você pode sentir palpitações e aqui contamos as principais. Anote e não se preocupe além da conta quando elas aparecerem.

Por que você sente as palpitações?

Médico com coração

Antes de falar sobre as razões pelas quais sente palpitação, deve saber que são uma condição em que o coração costuma se sentir pesado. Isso faz com que bata muito mais rápido do que o normal.

Elas tendem a vir acompanhadas por:

  • Enjoo
  • Náuseas
  • Ataques de pânico
  • Dor na garganta e pescoço

Os motivos pelos quais sentimos palpitações

Se você está experimentando palpitações pouco comuns é importante que analise seu estilo de vida. Em geral, basta pequenas mudanças para se esquecer deste problema.

1. Ansiedade

O estresse pode fazer sentir palpitações

A ansiedade é uma das principais razões pelas quais sentimos palpitações. É importante que saiba como controlar e gerenciar suas emoções quando estiver prestes a um ataque de pânico.

As palpitações por esta causa não supõem um risco maior, mas devemos procurar nos acalmar e dominar nossas emoções para que o problema desapareça rápido.

Uma opção para se sobrepor ao momento é deitar em forma reta e pensar em algo que alegre ou relaxe você, para que esqueça um pouco as batidas do seu coração.

Pouco a pouco sentirá como o coração volta a sua velocidade habitual.

Também é uma boa ideia que evite a cafeína quando estiver passando por um momento de grande ansiedade. Em seu lugar, opte por uma xícara de chá de camomila ou menta.

2. Estresse

Se você costuma estar muito estressado, seu coração vai sofrer as consequências. A segunda das razões pelas quais você sente palpitação é uma vida atarefada.

Isso se deve ao fato de que o fluxo de sangue é reduzido e começam a surgir problemas relacionados à pressão e ao coração.

Se você experimentou palpitações constantes nos últimos dias procure:

  • Fazer mais exercício para liberar energia e estresse;
  • Manter uma vida mais calma;
  • Ter um horário definido para fazer seu trabalho;

3. Falta de atividade física

Sobrepeso pode fazer você sentir papitações

Você está no grupo das pessoas que costuma evitar a prática de esportes a todo custo? Talvez deva reconfigurar este hábito para ter uma vida mais saudável.

Ainda que você não creia, a pouca ou nula prática de atividade física é outra das razões pelas quais você sente palpitação. É importante que sejam feitos exercícios ou duas caminhadas por semana de pelo menos 30 minutos.

Para muitas pessoas ir de casa ao trabalho ou sair para fazer compras no supermercado é o suficiente.

Porém, diversos especialistas em esporte afirmam que deve ser uma atividade realizada com a finalidade única de se exercitar.

Basicamente, se você não tira um tempo para vestir roupa esportiva e realizar uma atividade, sua mente e corpo não registrará essa atividade como esporte.

4. Excesso de atividade física

Já sabemos que os excessos nunca são bons. Por isso, fazer muito exercício é igualmente negativo do que não fazer nada.

O efeito negativo é ainda mais notável se você tem 40 anos ou mais, ou se escolhe esportes de alto rendimento.

Esta é uma das razões pelas quais você sente palpitações quando todo o resto está bem. Para se assegurar de que a atividade física não cause palpitações lembre:

  • Realize a atividade a um ritmo de acordo com a sua condição física;
  • Comece a fazer atividades leves para ir aumentando segundo suas habilidades melhorarem;
  • Peça assessoria de um profissional;
  • Faça uma revisão médica antes de adicionar um novo esporte em sua vida diária;
  • Faça alongamentos antes da sua rotina esportiva;

5. Pressão arterial baixa

Mulher consultando médico sobre suas palpitações

A pressão arterial baixa é uma condição que costuma ser muito perigosa. Ataca diretamente ao coração e por isso causa palpitações e uma sensação de opressão no peito.

Se seu médico o diagnosticou com pressão arterial baixa é muito importante que siga suas indicações ao pé da letra. O mais importante é não deixar passar por alto e nem alterar o consumo dos medicamentos.

Para evitar que seu coração seja comprometido, você pode se liminar a fazer uma simples caminhada por dia.

6. Antigas doenças do coração

Eletro indicando palpitações

Em algum momento você experimentou alguma doença cardíaca? Algumas pessoas sofrem condições em sua infância ou juventude que, com o tempo, desaparecem.

O problema é que com o tempo, o estresse e os maus hábitos podem ser uma dessas razões pouco comuns pelas quais você sente palpitação.

Se você tiver um antecedente é importante que se lembre:

  • Evitar o consumo excessivo de cafeína e álcool;
  • Fazer exercício de forma habitual sem se exceder;
  • Fazer uma revisão médica a cada 6 meses;
  • Confirmar constantemente com seu médico qualquer mudança ou aviso sobre os medicamentos;

Como você pode ver, as razões pelas quais você sente palpitação pouco comum são diversas. Recomendamos que sempre fique atento às palpitações.

Se forem casos isolados, não se preocupe, só encare como advertência para manter uma vida mais saudável.

Caso as palpitações sejam comuns, procure seu cardiologista o quanto antes.

Recomendados para você