6 plantas para aliviar a gastroenterite

7 de outubro de 2019
É muito importante que tomemos os remédios à base dessas plantas em pequenas doses e não em grandes quantidades, pois isso pode ser contraproducente.

A gastroenterite é uma condição cuja causa pode ser viral ou pelo consumo de um alimento em mau estado. Por isso, é importante tomar remédios adequados para aliviar a gastroenterite e evitar a desidratação ou outros problemas de saúde.

Plantas medicinais para aliviar a gastroenterite

Em seguida, propomos 6 plantas medicinais muito eficazes para aliviar os sintomas da gastroenterite e acelerar a recuperação dessa condição. Assim, pode-se obter uma grande melhora sem recorrer a medicamentos mais fortes.

Estas plantas medicinais podem ser consumidas em infusões, sucos, óleos, etc. Podemos tomar uma ou outra, de acordo com suas propriedades, ou combinar algumas delas em infusões para aprimorar suas virtudes curativas.

1. Gengibre

O gengibre é um dos melhores remédios que podemos tomar quando sofremos de gastroenterite. Essa raiz tem a virtude de combater as náuseas e vômitos tão frequentes nessa condição, além de ser um potente antibacteriano e antiviral.

  • Recomendamos o preparo de uma cocção de gengibre, que pode ser fresco ou seco. Este deve ser tomado em pequenos goles.
  • Se seu corpo ainda não aceitar nenhuma bebida, você pode chupar um pedaço de gengibre fresco ou cheirar um pouco de seu óleo essencial.

Leia este artigo: 7 razões pelas quais você pode sofrer de gastroenterite

2. Canela

Canela para combater a gastroenterite

Esta especiaria exótica tem tantas propriedades medicinais que devemos sempre usá-lo em nossas receitas, doces e salgadas. Também podemos tomá-la em infusões e vitaminas. No entanto, devemos garantir que é a variedade do Ceilão, que se destaca por suas virtudes terapêuticas.

  • A canela aumenta as defesas e tem propriedades anti-inflamatórias e antidiarreicas. Para aliviar uma gastroenterite leve, podemos tomá-la como uma infusão, adoçada com mel, em colheradas ou pequenos goles.
  • Outra alternativa é preparar um pote onde misturaremos a canela com o mel, em partes iguais. Só precisamos tomar uma colher de chá a cada hora até nos recuperarmos da gastroenterite.

3. Anis

Esta semente deliciosa e aromática não é apenas um ótimo remédio digestivo. No caso de sofrer de gastroenterite, o anis nos ajuda a controlar as náuseas e os vômitos. Além disso, uma vez que superamos esses sintomas, esta planta medicinal reduz a inflamação, alivia a azia e estabiliza o estômago.

  • O anis tem um sabor muito agradável, especialmente quando sofremos de vômitos ou outros distúrbios digestivos. Podemos tomá-lo em infusão ou em seu óleo essencial.
  • Se optarmos pelo óleo, podemos diluir uma gota em uma colher de sopa de mel e tomá-lo 3 vezes ao longo do dia. No entanto, devemos garantir que seja um óleo essencial puro e adequado para consumo.

4. A cúrcuma também pode aliviar a gastroenterite

Sopa com açafrão para gastroenterite

A cúrcuma é a rainha das especiarias graças às suas propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias ou analgésicas, entre outras. Além disso, também facilita a função hepática e melhora a digestão.

Tomar cúrcuma durante a gastroenterite será um grande alívio, graças à sua capacidade de reduzir a inflamação gastrointestinal e aliviar qualquer dor. Além disso, seu poder antibacteriano fortalecerá nossas defesas para combater germes patógenos.

  • Podemos tomar a infusão de cúrcuma, combinada com outras plantas medicinais.
  • Também podemos adicioná-la a sopas e ensopados. Sem dúvida alguma, uma sopa com alho, cebola, cúrcuma e outros vegetais será um excelente remédio.

5. Camomila

A camomila é uma planta medicinal leve, mas eficaz, com resultados semelhantes aos do anis. Este remédio reduz a inflamação e combate as bactérias, por isso é uma boa solução para tratar a gastroenterite.

Uma combinação muito interessante é a infusão de camomila com anis, especialmente quando sofremos de náusea e vômito. Podemos tomá-la em pequenos goles até nos recuperarmos completamente.

Descubra: Problemas de gastrite? Conheça os melhores remédios para tratá-la

6. Hortelã para aliviar a gastroenterite

A hortelã é uma planta medicinal com propriedades antimicrobianas e antiespasmódicas. Graças a essas duas virtudes, podemos proporcionar um grande alívio para a maioria dos sintomas da gastroenterite como, por exemplo, cólicas intestinais, náuseas, inchaço ou desconforto digestivo.

  • A hortelã, com seu sabor delicioso e refrescante, é um remédio agradável durante essa condição. Portanto, podemos tomá-la em infusão.
  • Além disso, outra alternativa seria preparar um suco caseiro de maçã, gengibre e hortelã fresca.