6 formas de se livrar da ansiedade facilmente

· 27 de dezembro de 2016
Muitas vezes a ansiedade aparece porque não somos capazes de controlar tudo que gostaríamos. Defina metas realistas para si mesmo e aprenda a delegar. Nem sempre podemos cuidar de tudo.

Se chegar a graus elevados, a ansiedade pode nos impedir de viver normalmente, e a angústia que ela é capaz de gerar pode provocar situações realmente desagradáveis.

A ansiedade mobiliza o organismo, mantendo-o alerta diante de situações que nos tiram de nossa zona de conforto e que consideramos que não são cômodas para nós.

Se você sofre de ansiedade aguda, daremos algumas recomendações simples que lhe permitirão se desfazer desse problema.

1. Identifique o que gera mais estresse e ansiedade

mulher_estressada

Trata-se do primeiro passo e um ponto-chave para poder acabar com o estresse. Antes de mais nada, é preciso saber o que é que está gerando esse estado de ansiedade.

Assim, dedique alguns minutos para pensar em tudo o que estressa você ao longo do dia. Faça uma lista com todas as atividades que você tem e elimine aquelas que gerem em você esse tipo de sentimento.

Pode ocorrer que o que esteja gerando estresse seja uma série de compromissos aos quais você é incapaz de chegar por uma questão de tempo, ou, simplesmente, porque você não tem vontade de ir.

Pense que todo mundo tem compromissos, desde a família até o trabalho, e que o melhor que você pode fazer é passar tempo apenas como você deseja. Elimine as atividades que causem mais estresse e você se sentirá mais livre.

Não se esqueça de ler: Dicas para relaxar em momentos de estresse e nervosismo

2. Organize-se

Muitas vezes, o estresse vem gerado pela desorganização.

No caso dessa ser literal e estar presente em casa, você tem que saber que pode gerar estresse visualmente, e isso fará com que não possamos encontrar as coisas de que precisamos.

O melhor será reservar o tempo que você necessita para organizar sua casa e resolver essa questão.

Assim, você conseguirá relaxar e ver as coisas de outra maneira. Além disso, não criará uma bola de neve, que é justamente o que acontece quando a desorganização é extrema.

3. Administre bem seu tempo

Algo tão simples quanto organizar o tempo diminuirá seu estresse; o fato de saber que chegamos tarde num compromisso sempre estressa.

Aprenda o hábito de reservar tempo para as coisas e você notará como o estresse desaparece. Faça um esforço consciente para começar a se preparar antes, sair mais cedo, etc.

Para isso, o melhor será que você calcule o tempo de que realmente precisa para se arrumar e quanto vai precisar para chegar.

Apenas assim você conseguirá manejar bem o tempo e evitará o estresse que a falta de pontualidade gera.

4. Nem tudo pode ser controlado

mulher_executiva_tomando_cafe

Aprender que nem tudo pode estar sob o nosso controle é um bom modo de se desligar desse estresse que a incerteza pode gerar.

É absurdo querer controlar as situações e as pessoas, já que a única coisa que você conseguirá será aumentar seu nível de ansiedade, pois não vai funcionar.

Lembre-se de que você só pode controlar a si mesmo.

Algo tão simples como se desligar da necessidade que às vezes temos de controlar os outros e as situações que vivemos será chave para conseguir eliminar o estresse.

5. Não se sobrecarregue

Ter muitas coisas para fazer, trabalho, compromissos etc., faz com que, no final, você termine estressado ao pensar que não terá tempo de realizar tudo.

Por isso, o melhor será ser realista e pensar o que você pode fazer e o que não, e o que mais lhe agrada.

Ainda que você acredite que é a única forma de ser produtivo, a verdade é que a única coisa que você conseguirá será se estressar, porque não poderá fazer mais de uma tarefa por vez.

Além disso, você estará constantemente pensando em tudo o que ainda há para fazer. Tudo isso acabará resultando numa situação de estresse que não lhe fará nada bem.

Quer saber mais? leia: Deixe de esperar! O melhor momento para começar a exercitar seu corpo é hoje

6. Descanse

mulher-dormindo

Este ponto é um dos mais importantes, já que somente se você proporcionar a seu corpo o descanso que ele merece e necessita, poderá se livrar do estresse.

Se você encontrou todos os fatores que o estressam e as atividades que mais o esgotam, elimine-as de sua vida e você verá que terá mais energia e descansará mais.

Só assim você conseguirá se sentir melhor, aliviado do estresse, e poderá prosseguir com seu dia a dia de uma forma muito melhor, com mais força.