6 formas de se livrar da ansiedade facilmente
Revisado e aprovado por o psicólogo Bernardo Peña
Se chegar a graus elevados, a ansiedade pode nos impedir de viver normalmente, e a angústia que ela é capaz de gerar pode provocar situações realmente desagradáveis.
A ansiedade mobiliza o organismo, mantendo-o alerta diante de situações que nos tiram de nossa zona de conforto e que consideramos que não são cômodas para nós.
Se você sofre de ansiedade aguda, daremos algumas recomendações simples que lhe permitirão se desfazer desse problema.
1. Identifique o que gera mais estresse e a ansiedade
Trata-se do primeiro passo e um ponto-chave para poder acabar com o estresse. Antes de mais nada, é preciso saber o que está gerando esse estado de ansiedade.
Assim, dedique alguns minutos para pensar em tudo o que estressa você ao longo do dia. Faça uma lista com todas as atividades que você tem e elimine aquelas que gerem em você esse tipo de sentimento.
Pode ser que o que está gerando estresse seja uma série de compromissos aos quais você é incapaz de concluir por uma questão de tempo ou, simplesmente, porque você não tem vontade de concluir.
Pense que todo mundo tem compromissos, desde a família até o trabalho, e que o melhor que você pode fazer é passar tempo apenas como você deseja. Elimine as atividades que causem mais estresse e você se sentirá mais livre.
Não se esqueça de ler: Dicas para relaxar em momentos de estresse e nervosismo
2. Organize-se
Muitas vezes, o estresse vem gerado pela desorganização.
No caso dessa ser literal e estar presente em casa, você precisa saber que pode gerar estresse visualmente, e isso fará com que não possamos encontrar as coisas de que precisamos.
O melhor será reservar o tempo que você necessita para organizar sua casa e resolver essa questão.
Assim, você conseguirá relaxar e ver as coisas de outra maneira. Além disso, não criará uma bola de neve, que é justamente o que acontece quando a desorganização é extrema.
3. Administre bem o seu tempo
Algo tão simples quanto organizar o tempo diminuirá seu estresse; o fato de saber que chegamos tarde num compromisso sempre estressa.
Aprenda o hábito de reservar tempo para as coisas e você notará como o estresse desaparece. Faça um esforço consciente para começar a se preparar antes, sair mais cedo, etc.
Para isso, o melhor será que você calcule o tempo de que realmente precisa para se arrumar e quanto vai precisar para chegar.
Apenas assim você conseguirá manejar bem o tempo e evitará o estresse que a falta de pontualidade gera.
4. Nem tudo pode ser controlado
Aprender que nem tudo pode estar sob o nosso controle é um bom modo de se desligar desse estresse que a incerteza pode gerar.
É absurdo querer controlar as situações e as pessoas, já que a única coisa que você conseguirá será aumentar seu nível de ansiedade, pois não vai funcionar.
Lembre-se de que você só pode controlar a si mesmo.
Algo tão simples como se desligar da necessidade que às vezes temos de controlar os outros e as situações que vivemos será chave para conseguir eliminar o estresse.
5. Não se sobrecarregue
Ter muitas coisas para fazer, trabalho, compromissos etc., faz com que, no final, você termine estressado ao pensar que não terá tempo de realizar tudo.
Por isso, o melhor será ser realista e pensar o que você pode fazer e o que não, e o que mais lhe agrada.
Ainda que você acredite que é a única forma de ser produtivo, a verdade é que a única coisa que você conseguirá será se estressar, porque não poderá fazer mais de uma tarefa por vez.
Além disso, você estará constantemente pensando em tudo o que ainda há para fazer. Tudo isso acabará resultando numa situação de estresse que não lhe fará nada bem.
Quer saber mais? leia: Deixe de esperar! O melhor momento para começar a exercitar seu corpo é hoje
6. Descanse
Este ponto é um dos mais importantes, já que somente se você proporcionar a seu corpo o descanso que ele merece e necessita, poderá se livrar do estresse.
Se você encontrou todos os fatores que o estressam e as atividades que mais o esgotam, elimine-as de sua vida e você verá que terá mais energia e descansará mais.
Só assim você conseguirá se sentir melhor, aliviado do estresse, e poderá prosseguir com seu dia a dia de uma forma muito melhor, com mais força.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mulholland, C. (2017). Anxiety disorders. In Psychiatry by Ten Teachers, Second Edition. https://doi.org/10.1201/9781315380612
- Hofmann, S. G., Gutner, C. A., & Fang, A. (2012). Social Anxiety Disorder. In Encyclopedia of Human Behavior: Second Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375000-6.00330-X
- Reiss, S., Peterson, R. A., Gursky, D. M., & McNally, R. J. (1986). Anxiety sensitivity, anxiety frequency and the prediction of fearfulness. Behaviour Research and Therapy. https://doi.org/10.1016/0005-7967(86)90143-9
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.