6 formas de usar aloe vera e melhorar sua saúde

· 24 de março de 2018
Usar aloe vera fortalece o sistema imunológico, limpa o corpo de toxinas e melhora a circulação sanguínea. Veja como melhorar a sua saúde com essa planta.

Conheça diferentes formas de usar aloe vera, uma planta milenar muito valorizada por uma infinidade de pessoas. Ela é conhecida popularmente por suas propriedades e múltiplos benefícios, os quais são comercializados como produtos de beleza e cuidados com o corpo.

Ao incluí-la em sua dieta diária, você poderá usufruir de seus benefícios. O aloe vera contém 12 vitaminas, 19 aminoácidos e 20 minerais que aumentam as defesas do nosso corpo. Também é rico em antioxidantes, restaura a flora intestinal e limpa o trato digestivo.

O aloe vera serve para oxigenar o sangue, aumentar os glóbulos vermelhos, baixar o colesterol e controlar a pressão sanguínea.

Formas de usar aloe vera para melhorar a sua saúde

Para o uso tópico de aloe vera, basta passá-lo rapidamente sob a água. Você pode deixar as pequenas listras verdes que aderem à parte grossa da folha.

Tenha em mente que elas devem ser removidas se estiver usando aloe vera para consumo. As listras verdes têm um gosto muito amargo.

1. Inchaço nas pernas

Inchaço nas pernas

As aplicações locais de aloe vera nas pernas doloridas e com varizes melhoram consideravelmente o inchaço e a dor.

Para usá-lo, extraia o gel de duas folhas e coloque na geladeira por cerca de duas horas. Esfregue as pernas com o gel, em movimentos de baixo para cima por 5 minutos. Remova o excesso e deixe o resto secar nas pernas. Repita, se for necessário.

2. Constipação e indigestão

Nossos maus hábitos alimentares precisam de insumos alcalinos para normalizar a digestão ácida e aliviar a constipação intestinal. Portanto, o consumo de suco de aloe vera ajuda a reduzir esses sintomas incômodos.

Ingredientes

  • 1 pepino (200 g)
  • 1/2 colher de chá de gengibre (5 g)
  • 3 folhas de aloe vera (600 g)
  • 1 colher de sopa de salsa (5 g)
  • O suco de 1 limão

Preparação

  • Extraia o gel das folhas de aloe vera.
  • Descasque o pepino.
  • Coloque o pepino com aloe, gengibre e salsa no liquidificador.
  • Bata todos os ingredientes por alguns minutos.
  • Coloque a mistura em um copo e adicione o suco de limão.
  • Mexa com uma colher e beba com um só gole.

3. Infecções da boca

Saúde bucal

As pessoas expostas a corticosteroides e outros medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico são propensas a infecções bucais causadas pelo fungo da cândida. Os asmáticos muitas vezes desenvolvem esta condição devido ao uso prolongado de seus inaladores com esses componentes.

Para evitá-lo, extraia o gel de uma folha de aloe vera e liquidifique com meio copo de água. Enxágue a boca com esta mistura uma vez por dia. Também funciona na cicatrização de aftas recorrentes e para reduzir a placa dental.

4. Acne

As propriedades antissépticas e hidratantes do aloe vera são um aliado para o cuidado da pele, especialmente em casos de acne. Limpe a pele com um sabão neutro. Corte uma folha de aloe vera pela metade e massageie a pele com a parte gelatinosa.

Não se exponha diretamente ao sol depois de aplicá-lo, especialmente se você o colocar em seu rosto, porque os sintomas podem piorar. Este tratamento regenera as células da pele, mas você deve ter paciência uma vez que os resultados são alcançados a longo prazo.

5. Alergias

Alergias na pele

Para condições cutâneas causadas por alergias, recomenda-se a aplicação de compressas de aloe vera. Para isso, liquidifique duas folhas de aloe vera com tudo, incluindo a casca.

Enrole a mistura em um pano de algodão e aplique nas áreas afetadas. Ele funciona imediatamente e proporciona um grande alívio. Este procedimento também é eficaz em caso de picadas de insetos e queimaduras.

6. Envelhecimento precoce

As rugas causadas pela desidratação da pele e a longa exposição ao sol são atenuadas consideravelmente com aloe vera. A aplicação tópica do gel promove a produção de colágeno e renova a elasticidade da pele.

Aplique o gel diretamente sobre a área afetada e deixe secar. Você precisa ter aloe vera suficiente para este tipo de tratamento porque os efeitos são observados após 90 dias de uso contínuo.

O aloe vera tem propriedades bioativas únicas desde que consumido em seu estado natural. As preparações comerciais geralmente possuem outros aditivos, por isso recomendamos ter uma ou mais plantas de aloe vera em casa. Experimente e aproveite seus benefícios!