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6 exercícios para as mãos para evitar síndromes incômodas

Alongamentos frequentes e exercícios para as mãos nos ajudarão a favorecer a circulação na área e evitar possíveis problemas devido a posturas estáticas continuadas.

6 exercícios para as mãos para evitar síndromes incômodas

Última atualização 10 Maio, 2018

As mãos são uma das partes do corpo que devemos cuidar mais. Elas nos permitem realizar muitas das atividades diárias que realizamos em nossa vida.

É por isso que é importante cuidarmos delas, e a melhor maneira de cuidá-las é fazendo alguns exercícios para as mãos simples.

Muitas vezes realizamos atividades de maneira constante, capazes de causar danos às nossas mãos e que, a longo prazo, afetarão nossa saúde e, consequentemente, nossa capacidade para realizar certas atividades.

Existem duas síndromes que podem afetar o funcionamento das mãos por manter posições incorretas das mãos por longos períodos de tempo. São elas: a síndrome do túnel do carpo e a síndrome da tendinite de Quervain.

Síndrome do túnel do carpo

Usar muito o computador pode trazer síndromes nas mãos

É uma síndrome em que o nervo do pulso é afetado pela pressão dos tendões e ossos, ao manter uma má postura das mãos.

Uma das consequências é que os dedos ficam dormentes e há dor intensa que limita os movimentos das mãos. Muitas pessoas com diferentes profissões podem ser afetadas por essa síndrome.

  • Pode ser evitada controlando a posição das mãos nas diferentes atividades.
  • Também é importante descansar as mãos de posturas repetitivas e realizar exercícios apropriados.

Recomendamos que você leia: “O mal da secretária”: Como tratar a síndrome do túnel do carpo

A síndrome de tendinite de Quervain

Nesta tendinite é afetada a articulação do dedo, principalmente. Quando você sofre dessa síndrome, você pode sentir dor, inflamação, dormência e, em casos mais avançados, o polegar geralmente fica curvo.

  • Essa síndrome afeta principalmente a mão direita, já que esse dedo é o mais utilizado para o uso de celulares.
  • Para evitar sofrer dessa síndrome, podemos mudar de dedo regularmente, controlar a posição correta da mão e realizar exercícios para as mãos simples.

Embora essas síndromes não sejam extremamente sérias, os danos causados ​​podem ser muito incômodos. Além disso, se deixar passar o tempo com as dores, a intensidade será maior, chegando a impedir que faça algumas tarefas, mesmo as mais simples.

Também é possível que traga consequências mais sérias, o que pode exigir uma cirurgia.

Os 6 exercícios para as mãos que compõem esta rotina são muito fáceis de fazer, e podem ser realizados a qualquer hora do dia. Eles ajudarão você a evitar essas síndromes que podem afetar o bom funcionamento das suas mãos.

6 exercícios para as mãos para evitar síndromes incômodas

1. A corda

Mulher fazendo exercícios para as mãos

Para este exercício, você deve unir a palma das mãos completamente, de modo que os dedos estejam unidos formando pares.

  • Então você deve ir separando e juntando os dedos, de par em par, repetidamente.
  • Você deve executar este exercício cinco vezes para cada par de dedos.

2. A picada

Para realizar este exercício, você unirá a ponta do polegar com o resto dos dedos, passando por cada um deles.

  • Então, começaremos com o indicador e terminaremos com o dedo mindinho e, depois, fazemos o mesmo exercício na direção oposta.
  • Precisamos realizar o exercício cinco vezes para cada uma das mãos.

3. A borboleta

Exercício suave para as mãos

Neste exercício, você deve unir as palmas das mãos e, em seguida, levar para trás os dedos o máximo que puder.

  • Mantenha essa posição por pelo menos cinco segundos.
  • Em seguida, encaixe os dedos e aperte-os por mais cinco segundos.
  • Faça dez repetições diárias desse exercício.

Veja também: 5 remédios caseiros para tratar a rigidez nas mãos

4. O desfiladeiro

Para executar este exercício, você deve entrelaçar os dedos pela metade, de modo que a mão forme uma reta.

  • Dobre os dedos para baixo enquanto move o pulso para cima. Espere um segundo e volte para a posição inicial.
  • Realize dez repetições diárias deste exercício.

5. A colina

Mulher fazendo exercícios para as mãos

Neste exercício você deve unir as palmas das suas mãos e dedos.

  • A partir desta posição, você vai esticar os dedos, ao mesmo tempo que mantem os braços à altura do seu peito.
  • Mantenha as palmas das mãos unidas e baixe os braços, tanto quanto possível, para alcançar a altura da cintura, e depois retorne para a posição inicial.
  • Repita este exercício dez vezes por dia.

6. O balanço

Para realizar este exercício, você deve segurar as palmas das mãos com os dedos e colocá-los na altura do peito.

  • Agora você vai pressionar uma palma contra a outra por um mínimo de cinco segundos.
  • Depois, retorne à posição inicial e realize o exercício com a outra mão.
  • Você deve realizar cinco repetições em cada mão todos os dias.

Para evitar problemas, não se esqueça de realizar estes exercícios para as mãos, especialmente se o seu trabalho for de escritório.

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