6 causas médicas de suores noturnos
A transpiração é o processo através do qual o corpo regula sua temperatura e os níveis de ureia, aminoácidos essenciais e outras substâncias que estão sendo mantidas em seu interior.
Geralmente ocorre em grande parte ao fazer atividades esportivas ou a uma tarefa em que é necessário um esforço físico significativo. Além disso, está associada à temperatura quente de alguns ambientes ou ao clima.
Embora seja uma reação corporal normal, às vezes acontece durante as noites e se torna um gatilho para problemas de sono.
Embora possa ser negligenciado no início, a sua recorrência é uma razão para suspeitar de outras condições médicas mais preocupantes.
Considerando que muitos ignoram suas causas, a seguir queremos compartilhar 6 causas médicas de suores noturnos.
1. Menopausa
A menopausa é a causa médica mais frequente de suores noturnos em mulheres.
Alterações hormonais abruptas, especialmente a diminuição dos níveis de estrogênio, são o principal gatilho.
As mulheres que sofrem com isso sentem uma sensação de sufocação que interrompe seu período de sono e, muitas vezes, sua frequência cardíaca também é alterada.
- Para lidar com o sintoma, pode ser necessário tomar um suplemento para regular a atividade hormonal.
- Em geral, é recomendável dormir em um ambiente legal, com roupas confortáveis e lençóis de fibras naturais.
Leia também: 7 dicas para não ganhar peso na menopausa
2. Consumo de medicamentos
Tratamentos com alguns medicamentos podem ter esse sintoma como efeito colateral.
Existem estudos que indicam que algumas drogas para ansiedade e depressão podem gerar, secundariamente, períodos de transpiração noturna.
Outros tratamentos associados também incluem:
- Medicamentos para terapia hormonal
- Medicamentos que reduzem os níveis de açúcar
- Cortisona, um hormônio esteroide usado para reduzir a inflamação e aliviar a dor.
3. Tuberculose
A maioria dos fatores associados com suores noturnos não é um problema grave ou difícil de tratar.
No entanto, às vezes pode ser causado por patologias crônicas, como a tuberculose, sendo uma das causas médicas de suores noturnos.
Esta doença compromete muito a saúde pulmonar e é quase sempre acompanhada por repetidos episódios de transpiração.
O sintoma pode aparecer junto com:
- Episódios de febre alta
- Dor no peito
- Expectorações com sangue
- Dificuldade para respirar
4. Problemas neurológicos
Ansiedade e nervos podem elevar a temperatura do corpo, forçando o corpo a perspirar para restaurar os níveis normais. Esta reação é completamente normal e, de fato, não ocorre apenas à noite.
No entanto, quando ocorre durante o período noturno, recorrente e excessivamente, pode estar relacionado a condições médicas ligadas ao sistema neurológico, como Parkinson e neuropatias.
- O dano causado por essas doenças no sistema nervoso pode gerar falhas nos sinais enviados para as glândulas sudoríparas, o que se traduz nesta manifestação.
5. Hiper-hidrose crônica
A hiper-hidrose é o termo médico usado para se referir à transpiração excessiva. É uma desordem comum que, embora não tenha causas médicas além da genética, é considerada crônica.
Por razões óbvias, os pacientes que sofrem podem ter transpiração noturna, a ponto de se sentirem sufocados.
- Essas pessoas precisam de ambientes mais frios para descansar, porque o que muitos consideram a “temperatura normal”, eles consideram muito quentes.
- Não representa um problema de saúde grave, mas, às vezes, o sintoma é muito desconfortável e difícil de lidar.
Visite este artigo: Transpiração noturna: 5 causas que deveríamos saber
6. Hipertiroidismo
O hipertiroidismo é uma condição que ocorre quando a glândula tiroide envia hormônios acima dos níveis normais.
Produto disso, o metabolismo é afetado e a pessoa começa a sentir desconforto e mudanças no corpo. Essa é outra das causas médicas de suores noturnos.
- Uma forte sensação de cansaço durante o dia e transpiração excessiva durante a noite pode alertar esse problema.
- Existe uma intolerância ao calor e é necessário regular a temperatura do quarto para chegar ao repouso.
- Junto com esses sintomas estão mudanças no peso corporal, tremores nas mãos e perda excessiva de cabelo.
O sono está sendo interrompido devido à transpiração? Esse sintoma é irritante e pode causar insônia quando o tratamento não é feito.
Embora nem sempre esteja ligado a um problema de saúde, é melhor consultar o médico quando se manifesta de forma excessiva e prolongada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hessemer, V., & Brück, K. (1985). Influence of menstrual cycle on shivering, skin blood flow, and sweating responses measured at night. Journal of Applied Physiology. https://doi.org/10.1152/jappl.1985.59.6.1902
- James W. Mold. Selective Serotonin Reuptake Inhibitors and Night Sweats in a Primary Care Population. Drugs Real World Outcomes. 2015 Mar; 2(1): 29–33. Published online 2015 Feb 7. doi: 10.1007/s40801-015-0007-8.
- Mold, J. W., Holtzclaw, B. J., & McCarthy, L. (2012). Night Sweats: A Systematic Review of the Literature. The Journal of the American Board of Family Medicine. https://doi.org/10.3122/jabfm.2012.06.120033
- Takaaki Matsumoto. Effect of Thyroid Hormone on Thermal Sweating. Chukyo University.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.