6 benefícios do carvão ativado: mantenha-o em sua caixa de remédios!

Ainda que também tenha aplicações externas, o carvão ativado é conhecido por ser um complemento ideal para desintoxicar o organismo, já que se encarrega de atrair as partículas daninhas e nos ajuda a eliminá-las.

Conheça os benefícios do carvão ativado, um produto de origem vegetal cuja superfície é formada por microporos que servem como filtros para prender compostos, principalmente orgânicos, presentes em um gás ou em um líquido.

É processado em altas temperaturas, o que reduz o tamanho de seus poros, e se transforma em um pó preto que costuma ser usado com várias finalidades medicinais.

Durante anos foi catalogado como um “antídoto natural”, visto que apoia o processo de desintoxicação do organismo, absorvendo partículas de químicos daninhos, restos de metais e toxinas que costumam viajar na corrente sanguínea.

Inclusive, tem a capacidade de neutralizar os efeitos de vários tipos de venenos e, como se fosse pouco, age como anti-inflamatório e antioxidante.

Por esta razão, hoje queremos compartilhar 6 dos principais benefícios do carvão ativado, para que você não deixe de adicioná-lo em sua caixinha de remédios caseira.

Principais benefícios do carvão ativado

1. Combate a inflamação e os gases estomacais

Mulher sentindo gases estomacais

O consumo de cápsulas de carvão ativado é um remédio alternativo contra a indigestão e os gases que se produzem depois de consumirmos pratos muito pesados.

Este ingrediente absorve as partículas que dificultam o processo digestivo e, por sua vez, evita que ocorram reações inflamatórias no sistema.

  • Consuma 500 mg antes de ingerir refeições que causam inflamação.
  • Acompanhe-o com 1 ou 2 copos de água para que o carvão entre no sistema com mais facilidade.

2. Ajuda a desintoxicar o sistema digestivo

Ainda que costumemos não lhe dar importância, nosso sistema digestivo está constantemente exposto a uma carga tóxica significativa, produto dos pesticidas de alimentos, químicos da água e mofo.

Estas partículas vão ficando retidas no sistema e, com o tempo, se tornam desencadeantes de sintomas que afetam nosso bem-estar.

  • O consumo de 10 gramas de carvão ativado, 90 minutos antes de cada refeição, pode favorecer a desintoxicação do sistema.
  • Este tratamento deve ser feito durante 2 dias e ser acompanhado do consumo de muitas frutas e verduras orgânicas.

3. Alivia a ressaca

Mulher tomando bebida alcoólica

Apesar de este ingrediente natural não absorver o álcool que viaja no sangue, seu consumo pode apoiar a eliminação das toxinas que se acumulam quando ingerimos estas bebidas em quantidades excessivas.

Isso quer dizer que, ao ingerir este produto, o metabolismo se acelera e os compostos tóxicos desta bebida são expulsados com mais facilidade.

  • Ingira 500 mg do ingrediente, acompanhado com 2 ou 3 copos de água.

4. Ajuda a tratar picadas de insetos

Enquanto o consumo de cápsulas de carvão ativado pode ser um antídoto contra as picadas de insetos perigosos, seu uso externo pode ajudar a controlar a inflamação para evitar marcas ou calombos na pele.

Este ingrediente ajuda a melhorar a circulação na região afetada, absorvendo as toxinas e agentes daninhos que são retidos em sua superfície.

  • Combine o conteúdo de uma cápsula com meia colher de sopa de óleo de coco e esfregue-o sobre a picada.
  • Envolva a área com um curativo e repita o uso até curá-la.

5. Favorece a desintoxicação do fígado e dos rins

Como desintoxicar o fígado?

O fígado e os rins ajudam a filtrar os resíduos do sangue para evitar que viagem até as células saudáveis do organismo.

Quando ambos se sobrecarregam em tarefas, esta capacidade de limpeza se reduz e, como consequência, são retidas partículas tóxicas, resíduos de sangue e outra variedade de substâncias que podem afetar sua saúde.
O carvão ativado absorve com facilidade todos estes rejeitos e, ao estimular o funcionamento destes órgãos, impulsiona sua depuração natural.

  • Para esta finalidade deve-se misturar meia colher de chá do pó de carvão em um copo de água e, se possível, ingerir 3 vezes ao dia.

6. Combate as infecções bacterianas e virais

O consumo moderado deste ingrediente é uma solução que fortalece o funcionamento do sistema imunológico, já que melhora sua capacidade para responder diante do ataque de agentes patogênicos como as bactérias e os vírus.

Isto se deve a sua capacidade para se unir com os resíduos do sangue, o que melhora sua qualidade para manter níveis adequados de anticorpos.

  • Caso contraia infecções, sejam respiratórias ou urinárias, consuma 500 mg do produto acompanhado de 2 copos de água.

Você conhecia estes benefícios do carvão ativado? Ainda não o tem em casa? Agora que você sabe o quão bom ele é para a saúde, adquira-o em farmácias e lojas de produtos naturais e não hesite em usá-lo como remédio alternativo.

E claro, complemente seus efeitos com o consumo de bastante água, já que com pouco líquido pode ocorrer uma desidratação.

Recomendados para você