6 alterações que você deve fazer em sua dieta para cuidar da pele
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Quando se trata de nosso visual, cuidar da pele é muito importante. Por isso, é necessário mantê-la saudável. Uma das formas mais práticas para fazer isso é através da escolha adequada dos alimentos que compõem a nossa dieta.
A pele é um tecido fino e resistente, que cobre nosso corpo para nos proteger dos agentes externos. Uma pele bem cuidada nos dá uma aparência mais jovem e saudável, sem importar a idade.
Isto torna indispensável cuidarmos dela por meio do consumo de nutrientes, vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos essenciais. Eles nos ajudarão a renovar as nossas células mortas, retardando os efeitos do envelhecimento.
Por outro lado, a má alimentação e os maus hábitos, como o consumo de álcool e o cigarro, podem causar danos irreversíveis. Os problemas surgem com o tempo, sob a forma de doenças, manchas, rugas, acne e irritação, apenas para citar alguns.
Recomendamos ler: 6 maneiras de usar o chá verde contra a acne
Mudanças em sua dieta para cuidar da pele
Oferecer à nossa pele os nutrientes e minerais necessários pode ser um elemento-chave para garantir a sua beleza. É por isso que oferecemos uma lista de mudanças que você pode fazer em sua dieta para manter a pele jovem e renovada e ao mesmo tempo cuidar do peso.
1. Beba mais água
O consumo de água é um elemento fundamental para manter a pele hidratada. Isso retarda o aparecimento de rugas, promove a desintoxicação e melhora a circulação sanguínea.
Um estudo realizado pela Universidade de Missouri demonstrou que o consumo de 500 ml de água aumenta o fluxo de sangue nos capilares da pele.
Da mesma forma, você pode aumentar o seu consumo de água através da ingestão de frutas, como melancia, laranja e melão. Quase 85% dessas frutas é líquido.
2. Comer mais legumes e frutas
Os legumes e as frutas tropicais contêm muitas vitaminas fundamentais para o cuidado da pele.
Por exemplo, a laranja é rica em Vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunológico do corpo. Serve também como um antioxidante para manter a pele radiante. Isso evita o surgimento de linhas de expressão.
Nesse sentido, a casca desta fruta serve como uma fonte de cálcio, que contribui para a renovação das células mortas.
Por outro lado, temos um legume, como brócolis, que também funciona como um antioxidante e, por sua vez, é capaz de dotar a pele de vitamina C, melhorando sua flexibilidade.
3. Consuma cereais e frutos secos
São uma fonte rica de nutrientes, pois contêm, em sua maioria, selênio, vitamina E e ômega 3. Os frutos secos, como as avelãs e amêndoas, possuem um alto teor antioxidante que combate o aparecimento de rugas. Por isso, são ideais para cuidar da pele.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Scranton, os frutos secos oferecem um bom teor de antioxidantes. Também são uma fonte rica em proteínas e ácido alfa-linoleico. Estes elementos protegem e revitalizam a pele, por isso, devem ser incluídos nas dietas.
Por sua vez, os cereais, como o trigo e a aveia, fornecem fibras, minerais e vitamina B para a pele.
4. Consumir peixe
Os peixes possuem um alto teor de proteína, vitamina A, C, gorduras insaturadas e ômega 3, elementos essenciais para uma dieta equilibrada.
Ajudam a rejuvenescer, firmar e renovar a pele. Ao mesmo tempo, funcionam como anti-inflamatórios.No entanto, é necessário esclarecer que nem todos os peixes têm esta função. Por isso, é recomendado consumir salmão, atum, truta e sardinha.
5. Aproveite o chá verde
É uma bebida que ajuda na desintoxicação do organismo. Além disso, contém catequinas que combatem as bactérias, tonificam a pele e evitam o envelhecimento.
Uma pesquisa do Centro Médico da Geórgia mostrou que o chá verde pode rejuvenescer as células mortas da pele, o que retarda o surgimento das rugas.
6. Tomar mais sucos naturais
Os sucos naturais são bebidas que não podem faltar em uma dieta. Além de ajudar a hidratar o seu corpo, oferecem todos os nutrientes das frutas que os compõem.
Para cuidar da sua pele, você pode consumir os seguintes sucos:
- Cenoura: previne linhas de expressão e dão cor à pele.
- Morango: rico em colágeno, o que contribui para firmar a pele e evitar o envelhecimento.
- Pepino: nutre e dá vitalidade, pois ajuda a eliminar as células mortas.
Recomendamos ler: 7 razões para começar a consumir cenoura
Para obter bons resultados, essas alterações na dieta devem ser acompanhadas de uma boa rotina de exercícios, hidratação, limpeza e uso de protetor solar. Só assim você terá a pele que tanto deseja e com uma aparência jovem durante muito tempo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Food fact sheet. ”Skin health”. The British Dietetic Association (BDA). [Online] Avaiable at: https://www.bda.uk.com/foodfacts/SkinHealth.pdf
- Schagen, Silke K et al. “Discovering the link between nutrition and skin aging” Dermato-endocrinology (2012); 4,3: 298-307.
- Saba, M. & Yosipovitch, G. ”Skin pH: from basic science to basic skin care”. Journal Compilation. Acta Dermato-Venereologica (2013); 93: 261–267.
- Dr. Roberto Rampoldi, Dra. Marianela Querejeta, Dra & Alejandra Larreborges (Médicos dermatólogos, 2005). Efectos del tabaco sobre la piel. Columna Rioplatense. Montevideo, Uruguay. http://www.atdermae.com/pdfs/atd_28_01_03.pdf
- Autor: Dr. Guillermo Murillo-Godínez (2012). Endocrinologia y Nutricion , Medicina Familiar y Atencion Primaria , Articulos , Divulgacion Medica. ¿Cuanta agua se debe beber diariamente? Revista Electrónica de PortalesMédicos.com: https://www.portalesmedicos.com/publicaciones/articles/4460/1/Cuanta-agua-se-debe-beber-diariamente.html
- M.F. Fernández-León, A.M. Fernández-León, M. Lozano Ruiz, M.C. Ayuso Yuste, J.A. González García & D. González-Gómez. Antioxidantes naturales y capacidad antioxidante en Brassicas. http://www.sech.info/ACTAS/Acta%20n%C2%BA%2058.%20XII%20Jornadas%20del%20Grupo%20de%20Horticultura/Cap%C3%ADtulo%204.%20Calidad%20y%20postcosecha/Antioxidantes%20naturales%20y%20capacidad%20antioxidante%20en%20Brassicas.pdf
- PROFESSOR VINSON’S RESEARCH SHOWS WALNUTS AS ‘TOP NUT’ FOR HEART-HEALTHY ANTIOXIDANTS (2011). The University of Scranton. Scranton, Pennsylvania. http://news.scranton.edu/articles/2011/03/Professor-Vinson-Antioxidants.shtml
- Wehrhahne, Nilda Liliana (2017). Avena : planta medicinal del 2017. AgroBarrow 60 : 22-23. https://repositorio.inta.gob.ar/handle/20.500.12123/3126#
- Laura Luchini (2010). BENEFICIOS NUTRICIONALES Y DE SALUD DEL PRODUCTO “PESCADO”. Dirección de Acuicultura. https://www.magyp.gob.ar/sitio/areas/acuicultura/publicaciones/_archivos/000000_Desarrollos%20Acu%C3%ADcolas/101210_Beneficios%20nutricionales%20y%20de%20salud%20del%20producto%20pescado.pdf
- Tariq Mahmood and Naveed Akhtar.Rejuvenation Research.Apr 2013.91-97. http://doi.org/10.1089/rej.2012.1380
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.