6 alimentos para combater as pedras biliares

Tanto para combater os cálculos biliares quanto para prevenir sua formação, é fundamental que incluamos alimentos ricos em fibra em nossa dieta, já que favorecem sua eliminação.

Seu médico o diagnosticou com pedras biliares e indicou fazer mudanças em sua dieta? Antes de tudo, deve ficar tranquilo, pois este problema médico não é uma doença grave.

Em geral, os médicos costumam indicar alguma dieta ou sugerem consultar um nutricionista que explique as necessidades nutricionais que você tem.

Se não for assim, ou se a informação que obteve for incompleta, falaremos sobre alguns alimentos que podem ajudar a combater as pedras biliares. Inclua-os de forma regular em sua dieta e lembre-se de reduzir seu consumo de gorduras.

O que são as pedras biliares?

As pedras biliares são pequenas formações derivadas da acumulação excessiva da bile na vesícula.

Podem ser desde minúsculas, quando o problema é detectado a tempo, até de tamanho regular se deixou-se passar muito tempo sem revisar a saúde de sua vesícula.

A bile ajuda a sintetizar as gorduras que comemos. Por isso, se sua dieta é rica em gorduras pouco saudáveis, é possível que em algum momento desenvolva este problema.

1. Cereais integrais

Cereais ajudam a combater as pedras biliares

Uma alimentação rica em fibra ajuda na eliminação de gorduras e diminui as pedras biliares.

É necessário consumir, pelo menos, uma porção de cereais integrais ao dia, pois, ao passar pelo intestino, a fibra captura os sucos biliares que são liberados no excesso e os elimina.

Desta maneira, não se reabsorvem e a vesícula biliar é liberada. Dentre os alimentos que deve consumir estão:

  • Farelo de trigo
  • Arroz integral
  • Aveia

2. Trigo sarraceno

O consumo do trigo sarraceno ajuda na diminuição das pedras biliares e a ter uma menor quantidade de gordura corporal, já que é rico em fibra insolúvel.

O trigo sarraceno nos oferece vitaminas B e E e é uma excelente fonte de minerais. Se você for das pessoas que realmente amam o pão, uma boa opção é mudar as versões normais pelas preparadas à base de trigo sarraceno.

3. Frutas cítricas

Frutas cítricas ajudam a combater as pedras biliares

As frutas cítricas têm propriedades que estimulam a expulsão da bile e combatem as pedras biliares, por isso devem estar presentes em sua dieta diária.

Além disso, o suco de frutas cítricas contém pectina, que é outra substância necessária para a eliminação dos cálculos biliares.

Porém, no momento de escolher a forma em que incluirá estes alimentos é importante que evite os sucos, especialmente os comerciais.

  • É melhor optar por consumir a fruta inteira, pois desta forma também obtém a fibra e outros nutrientes que ficar na casca ou na polpa.
  • Além disso, quando você consome o suco, corre o risco de ter picos de glicose que alteram outras áreas da sua saúde.

4. Alimentos ricos em lecitinas

Na bile existem componentes como a lecitina ou fosfolipídeos que se encarregam de evitar que as pedras se formem na vesícula. Quando este composto não se encontra na quantidade correta, é quando surgem essas pequenas pedras.

Ao consumir ingredientes que contenham este componente, você favorece a redução do tamanho e risco de formação de pedras. Dentre os alimentos que contêm lecitina estão:

  • Nozes
  • Soja
  • Lentilhas
  • Grão de bico
  • Ervilhas

Recomendamos incluir dois destes alimentos em sua dieta diária. Só se lembre de vigiar as porções, pois são ricos em carboidratos e poderiam fazer ganhar peso indesejado.

5. Alcachofra

Chá de alcachofra ajuda a combater as pedras biliares

A alcachofra é outro dos alimentos que combatem as pedras biliares, pois melhora a saúde do fígado e da vesícula biliar graças ao fato de ser rica em cinarina.

A cinarina é o composto que contribui para a estimulação da bile e melhora a capacidade do fígado de realizar suas funções.

Entendemos que para algumas pessoas não é comum incluir alcachofras em sua dieta. Se pertencer a este grupo, talvez é bom momento de aprender novas receitas.

Caso prefira algo mais simples, opte por tomar a seguinte água de alcachofra:

Ingredientes

  • 1 alcachofra pequena
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Preparo

  • Lave e desinfete muito bem a alcachofra.
  • A seguir, em um recipiente, coloque a água fria e adicione a alcachofra em pequenos pedaços.
  • Deixe repousar durante a noite toda.
  • No dia seguinte, coe a água e consuma-a ao longo do dia.

6. Uvas e mirtilos

As uvas e mirtilos são ricos em resveratrol, um composto com alto índice de antioxidantes que combatem o dano que a vesícula pode sofrer devido às pedras biliares.

Caso já esteja seguindo um tratamento para lidar com este problema, o resveratrol facilitará sua recuperação.

  • O ideal é consumir meia xícara de uvas ou uma de mirtilos frescos.
  • Se você não tem à mão nenhuma destas frutas, você pode optar por meio copo de suco de mirtilos ou uma taça de vinho.

Como prevenir a acumulação de pedras biliares?

Se você já sofrer de cálculos biliares, seguramente seu médico dará algumas indicações para combater o problema e deixá-lo para trás rapidamente.

Caso o médico diagnostique que as pedras estão recém se formando, é importante que:

  • Não pule nenhuma refeição.
  • Evite o sobrepeso.
  • Reduza seu consumo de alimentos ricos em gorduras pouco saudáveis.

Além disso, lembre-se de seguir as indicações que seu médico deu.

Recomendados para você