5 vitaminas fantásticas para combater a insônia naturalmente
A insônia é um transtorno do sono que costuma ser consequência de um estilo de vida pesado, carregado de atividades e situações de constante estresse e preocupação. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 5 vitaminas fantásticas para combater a insônia naturalmente.
Atualmente, muitas pessoas sofrem desse problema e, com o passar do tempo, é mais visível como sua qualidade de vida vai diminuindo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 40% da população mundial sofre de algum tipo de transtorno do sono.
Os especialistas asseguram que é muito fácil identificar essas pessoas, pois é possível que sofram de mau humor e lhes custe muito trabalho se concentrar nas suas atividades diárias.
O problema é muito preocupante para os especialistas em saúde, pois hoje em dia mais de 80 doenças estão relacionadas com as dificuldades para dormir. Você faz parte da população que sofre de insônia? Se sua resposta for sim, você precisa saber que tem que tratar esse problema o quanto antes para que não afete a sua saúde.
Vitamina verde para combater a insônia naturalmente
Essa vitamina verde tem uma concentração de nutrientes que ajudam a relaxar o corpo e estimulam o sono para combater problemas como a insônia.
Suas propriedades melhoram a qualidade do sono e ela também tem uma ação positiva para reduzir problemas de digestão, estresse e de pressão arterial alta.
Ingredientes
- 1 pepino.
- 1 pedaço de gengibre.
- O suco de um limão.
- 1 maçã verde com casca.
- 9 aspargos.
- 2 caules de aipo.
Como preparar?
- Coloque de molho os aspargos em água fria, por mais ou menos uma hora.
- Corte o pepino, o limão e a maçã em pedaços pequenos.
- Adicione em um liquidificador as frutas em pedaços, o aipo e o gengibre. Peneire a água dos aspargos e jogue sobre os outros ingredientes.
- Bata tudo durante uns minutos e beba a mistura todos os dias, depois do almoço.
Vitamina de alface e pepino
Esta potente vitamina tem dois alimentos que são considerados como bons aliados para combater a insônia. A alface tem importantes nutrientes que ajudam a conciliar o sono e a eliminar sensações de ansiedade.
O pepino, por sua vez, tem um aminoácido chamado triptofano, que é uma substância que estimula a produção de serotonina, um hormônio relacionado com o bom estado de ânimo e um sono adequado.
Ingredientes
- ½ alface.
- 1 pepino.
Como preparar?
- Corte o pepino em partes e envolva com folhas de alface. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata uns minutos e beba bem fresquinho.
Vitamina de alface e banana
Ingredientes
- 4 flores de camomila.
- 90 gramas de alface romana.
- 1 banana pequena.
- O suco de ½ limão.
Como preparar?
- Prepare uma infusão de camomila com as flores e reserve.
- Lave, desinfete e pique as folhas da alface.
- Peneire a infusão e coloque-a em um liquidificador com o resto dos ingredientes e o suco de ½ limão.
- Bata uns minutos e consuma bem fresquinho, meia hora antes de dormir.
Vitamina de pêssego e maçã
Essa deliciosa vitamina tem um sabor muito agradável e é uma excelente ajuda para conciliar melhor o sono.
Ingredientes
- 3 pêssegos.
- 1 maçã.
- 1 maço pequeno de hortelã.
Como preparar?
- Lave, corte e pique bem as frutas. Adicione todos os ingredientes em um liquidificador, bata por uns segundos e beba em seguida a vitamina bem fresquinha sem peneirar.
- Consuma pelo menos 30 minutos antes de dormir.
Vitamina de cenoura e espinafre
Essa vitamina é uma fonte rica de antioxidantes e outros nutrientes que ajudam a melhorar a qualidade do sono enquanto contribuem com importantes benefícios para a saúde.
Consuma uma ou meia hora antes de dormir para obter bons resultados.
Ingredientes
- 1 cenoura.
- Água.
Como preparar?
- Misture todos os ingredientes em um liquidificador e bata-os até que tudo fique completamente incorporado.
- Beba o suco sem peneirar e beba nas horas recomendadas.
Se não conseguir controlar o problema de insônia naturalmente, o melhor é consultar um especialista para receber outro tipo de tratamento.
É muito importante prestar atenção a esse transtorno, pois se não for tratado, ele pode se tornar um problema maior.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Iredale, S. E., & Smith, H. (1974). Properties of phenylalanine ammonia-lyase extracted from Cucumis sativus hypocotyls. Phytochemistry, 13(3), 575-583. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031942200913554
- Masuda, Y., Kikuzaki, H., Hisamoto, M., & Nakatani, N. (2004). Antioxidant properties of gingerol related compounds from ginger. Biofactors, 21(1‐4), 293-296. https://iubmb.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/biof.552210157
- Misharina, T. A., & Samusenko, A. L. (2008). Antioxidant properties of essential oils from lemon, grapefruit, coriander, clove, and their mixtures. Applied Biochemistry and Microbiology, 44(4), 438-442. https://link.springer.com/article/10.1134/S0003683808040182
- Berman, J., & Blok, W. J. (1987). The Fraser-Horn and apple properties. Transactions of the American Mathematical Society, 302(2), 427-465. https://www.ams.org/tran/1987-302-02/S0002-9947-1987-0891629-3/
- Rodriguez‐Arcos, R. C., Smith, A. C., & Waldron, K. W. (2002). Mechanical properties of green asparagus. Journal of the Science of Food and Agriculture, 82(3), 293-300. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jsfa.1033
- Kooti, W., Ali-Akbari, S., Asadi-Samani, M., Ghadery, H., & Ashtary-Larky, D. (2015). A review on medicinal plant of Apium graveolens. Advanced Herbal Medicine, 1(1), 48-59. http://eprints.skums.ac.ir/4600/
- Kim, H. D., Hong, K. B., Noh, D. O., & Suh, H. J. (2017). Sleep-inducing effect of lettuce (Lactuca sativa) varieties on pentobarbital-induced sleep. Food science and biotechnology, 26(3), 807-814. https://link.springer.com/article/10.1007/s10068-017-0107-1
- Sharma, K. D., Karki, S., Thakur, N. S., & Attri, S. (2012). Chemical composition, functional properties and processing of carrot—a review. Journal of food science and technology, 49(1), 22-32. https://link.springer.com/article/10.1007/s13197-011-0310-7
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.