5 sinais que podem indicar a retenção de líquidos

O inchaço generalizado ou bem localizado em determinadas partes do corpo pode ser um sinal claro de que estamos retendo líquidos, por isso devemos procurar um solução.
5 sinais que podem indicar a retenção de líquidos

Última atualização: 13 Fevereiro, 2021

Você se sente inchada? Você ganhou peso sem explicação? Isso pode ter acontecido porque você está com retenção de líquidos.

Neste artigo, daremos algumas indicações para você saber se sofre de retenção de líquidos. Nesse caso, o principal é ir ao médico para que ele te dê o tratamento mais adequado para você…  Tome nota!

O que é a retenção de líquidos?

O que é a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos, ou edema, é uma condição causada por um acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos. Quando patológico, geralmente é causado por problemas circulatórios, insuficiência cardíaca congestiva e doenças renais ou hepáticas. Por outro lado, pode ser atribuído a uma simples dilatação das veias quando as temperaturas estiverem mais altas.

American Society for Clinical Oncology afirma que as principais consequências da retenção de líquidos incluem o seguinte:

  • Ganho de peso inexplicável.
  • Inchaço nas pernas e tornozelos.
  • Aumento da circunferência abdominal ou diminuição da necessidade de urinar, entre outros.

Os casos de retenção de líquidos geralmente ocorrem em idosos. No entanto, adolescentes também foram diagnosticados com essa condição.

É mais comum em mulheres por razões hormonais ou nutricionais. Na verdade, pode ocorrer na menopausa ou na gravidez. Mas também pode ocorrer em pessoas com estilos de vida excessivamente sedentários.

Além disso, a retenção de líquidos pode ser um alerta de que o paciente sofre de algum tipo de doença cardíaca, renal, hepática ou estomacal. Portanto, é importante estar alerta e ir ao médico caso perceba algum dos sinais que mencionaremos a seguir.

5 sinais que podem indicar a retenção de líquidos

A seguir, convidamos você a descobrir os sinais que seu corpo está emitindo para que você saiba que está com retenção de líquidos. Se você identificar algum deles, entre em contato com um especialista para resolver a raiz do problema. Tome nota!

1. Extremidades inferiores

As extremidades inferiores são as primeiras partes do corpo afetadas pela retenção de líquidos, por isso deve-se colocar atenção especial nas pernas e nos pés.

A princípio, o paciente pode sentir cansaço e as pernas pesadas devido à falta de uma drenagem adequada.

5 sinais

2. Tornozelos mais grossos

O edema, como sugerem os especialistas da Mayo Clinicfaz com que os tornozelos pareçam mais grossos do que o normal. Da primeira hora do dia até a noite, essa parte do corpo aumenta de tamanho com o passar das horas.

3. Cãibras nas pernas

Voltemos às pernas, que também incham, embora as pessoas não percebam ocasionalmente. No entanto, um sintoma que pode revelar que você está retendo líquidos são as cãibras contínuas nesta região, além de fraqueza.

4. Inflamação do abdômen

Outra área que é atacada pela retenção de líquidos é o abdômen. Alguns pensam que estão engordando quando tudo é devido ao inchaço causado pelo edema.

Há quem se submeta a longas e rigorosas dietas pensando que o motivo do inchaço do abdômen é a gordura, quando na realidade é uma falha no sistema excretor. Além disso, você pode estar retendo líquidos devido a problemas mais sérios, como doenças renais ou hepáticas. Portanto, é vital consultar o médico atempadamente se detectar este sintoma.

5. Inchaço do rosto

O inchaço por edema também ataca o rosto. É especialmente visível nos pômulos e nas pálpebras, que aumentam levemente de tamanho. Assim, o excesso de água aumenta o formato arredondado do rosto.

Como aliviar os sintomas se você estiver com retenção de líquidos?

A primeira coisa que você deve fazer é ir ao médico para descartar que seja algo sério. Além disso, se você acha que está retendo líquidos, nós o convidamos a seguir as dicas a seguir. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas.

Consumir mais água se estiver com retenção de líquidos

Embora possa soar estranho, quando o corpo retém líquidos é necessário continuar a hidratá-lo. Isso pode ajudar a eliminar toxinas e aliviar a retenção.

A alteração de líquidos e eletrólitos em idosos ocorre na maioria dos casos devido ao baixo consumo de água, alteração esta exacerbada pela diminuição da sede que gera menor ingestão de líquidos e tendência renal a menor retenção de água.

Consumir mais água se estiver com retenção de líquidos

Além disso, escolha água com pouco sódio, já que este mineral é o que favorece a retenção.

Fazer exercício

Os exercícios te ajudarão a se livrar do excesso de líquido através do suor e da urina. Também melhorará a circulação. Concentre-se, acima de tudo, na região das pernas e certifique-se de que a rotina seja de cerca de 20 minutos por dia.

Faça uma dieta hipocalórica e pobre em sódio

Fundação Espanhola do Coração sugere que, caso você se encontre neste estado, recomenda-se limitar o consumo de farinha, gordura, açúcar refinado e, sobretudo, sal.

  • Tome infusões diuréticas. Algumas plantas te ajudarão a ir ao banheiro regularmente. Isso pode ajudá-lo a eliminar fluidos.
  • Você também pode adicionar vegetais como cenoura e pepino à dieta, bem como algumas frutas, como melancia e melão.
  • Coma alimentos com potássio. Milho, couve-flor, banana e aspargos também podem ajudar a eliminar a retenção de líquidos graças ao seu teor de potássio. Na verdade, a deficiência desse mineral favorece a retenção de líquidos. Portanto, você deve aumentar sua ingestão.
  • Evite bebidas alcoólicas, principalmente cerveja ou bebidas destiladas.
  • Incorpore proteínas. Coma carne, frango, peixe, frutos do mar e legumes, mas também não exagere. Uma dieta com muita proteína pode ter o efeito oposto. É melhor seguir uma dieta equilibrada.

Evite hábitos prejudiciais se você estiver com retenção de líquidos

Outras maneiras de evitar a retenção de líquidos (e o desconforto que vem com isso) incluem o seguinte:

  • Não use roupas apertadas, pois podem fazer com que o corpo inche um pouco mais com o passar do dia.
  • Evite o estilo de vida sedentário. Se você ficar sentado por muito tempo, levante-se pelo menos cinco minutos a cada hora. Assim, o corpo não entrará em um estado sedentário.
  • Evite o excesso de calor. Fique longe de ambientes com temperaturas muito altas, já que o calor produz desidratação. Também favorece a dilatação das veias, o que pode fazer com que você retenha líquidos.

Agora que você conhece os sintomas e fatores que podem fazer com que você retenha líquidos, tente evitá-los. Eles não apenas te ajudarão a aliviar o problema, mas também ajudarão a levar uma vida mais saudável.

E você? O que acha de começar hoje? Você já teve retenção de líquidos? Nós te convidamos a deixar um comentário detalhando sua própria experiência e o que funcionou melhor para você.

Pode interessar a você...
Reduza gorduras e a retenção de líquidos na barriga
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Reduza gorduras e a retenção de líquidos na barriga

Reduza gorduras e a retenção de líquidos na barriga com este remédio. Parece uma milagre? Mas não é. Saiba mais a seguir!