Os 5 melhores remédios para as manchas hepáticas
Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
As manchas hepáticas são aquelas pequenas marcas que podem aparecer na pele devido ao envelhecimento e à exposição excessiva ao sol. Segundo as crenças, existem cinco remédios caseiros para atenuar sua aparência e, assim, disfarçar sua presença.
Por que as manchas hepáticas aparecem?
Em primeiro lugar, é necessário destacar que essas pequenas manchas, também conhecidas como lentigo solar, são uma resposta natural da melanina ao envelhecimento da pele. Normalmente, elas aparecem depois dos 40 anos em áreas como braços, mãos, pernas, rosto e alguns outros lugares.
Se permanecerem de tamanho reduzido e não se expandirem nem apresentarem outras características, as manchas hepáticas não serão um problema grave. Para atenuá-los, o mais recomendável é consultar um dermatologista e seguir suas recomendações.
Os especialistas da National Library of Medicine dos Estados Unidos indicam que, dependendo do caso, o dermatologista orientará o paciente a aplicar um tipo de creme ou outro, bem como um tratamento com laser, luz intensa pulsada ou crioterapia.
Descubra: 3 remédios com óleo de amêndoa para cuidar da pele
Principais remédios para as manchas hepáticas
Embora populares, os remédios caseiros não são uma opção recomendável porque não têm validade científica. Portanto, o ideal é evitar aplicá-los sem a autorização do médico.
1. Cúrcuma
Ingredientes
- 1 colher de sopa de cúrcuma em pó (10 g).
- ½ xícara de leite (125 ml).
Procedimento
- Primeiro, misture os dois ingredientes até obter uma pasta lisa e sem grumos.
- Espalhe a pasta em todas as áreas que você considerar necessário.
- Recomenda-se aplicá-la à noite, para deixá-la agir enquanto você estiver dormindo e evitar a exposição ao sol.
Não perca este artigo: 5 grandes remédios anti-inflamatórios com cúrcuma
2. Cebola
Acredita-se que a cebola tenha propriedades “clareadoras” que ajudariam a disfarçar as manchas hepáticas na pele.
Ingredientes
- ½ cebola.
Procedimento
- Depois de cortar a cebola ao meio, aplique e a esfregue circularmente nas áreas afetadas pela pigmentação excessiva.
- Deixe agir e não lave.
3. Aloe vera
A aloe vera é uma planta à qual são atribuídas várias propriedades e utilizações. Segundo algumas crenças, pode ajudar a cuidar da saúde da pele e amenizar as manchas que ela possa apresentar.
Ingredientes
- 1 folha de aloe vera
Procedimento
- Para começar, extraia cuidadosamente a polpa da aloe vera.
- Lave com bastante água, para eliminar o excesso de iodo e para poder trabalhar com a parte mais pura da aloe vera.
- Misture até obter uma pasta com grumos e aplique nas áreas que precisam ser clareadas.
- Por fim, deixe agir durante uma hora e lave a área com bastante água.
Uma variação desse remédio, mas que deve ser um pouco mais planejado, é aplicar uma camada de aloe vera em todas as áreas necessárias, mas deixando-a por oito horas. Devido à duração da máscara, recomenda-se fazer em um final de semana em que você não vá sair de casa.
Pode interessar: Tratamento de estrias com óleo de rícino e aloe vera
4. Pepino
As propriedades do pepino também são consideradas branqueadoras e purificantes. Contudo, seu uso é recomendado de preferência à noite, para que a máscara possa agir sobre a pele e, assim, obter melhores resultados.
Ingredientes
- ½ pepino.
Procedimento
- Basta esfregar a pele diretamente com o pepino. É recomendado para as mãos e o rosto.
- Nesse caso, deixe agir por 40 minutos e depois lave com água morna.
Outra opção:
- Triture ou bata metade de um pepino até obter uma pasta homogênea e espessa.
- Em seguida, aplique diretamente em qualquer área que tenha manchas hepáticas.
- Deixe agir por vinte minutos.
- Por fim, remova a pasta com bastante água fria.
5. Cremes com filtro solar
Embora não sejam um remédio em si, e sim parte do tratamento prescrito por dermatologistas, os cremes com filtro solar são altamente recomendados. Eles ajudam a proteger a pele e evitam que as manchas fiquem mais escuras.
Leia também: Benefícios do suco de pepino
Se tratadas a tempo, manchas hepáticas não serão um problema grave. Além disso, é possível que o seu tratamento dermatológico admita o uso de alguns remédios caseiros, de maneira pontual.
Assim, o mais importante em cada um desses remédios é seguir as instruções dadas. Além disso, tente ser constante e procure entender que essas manchas são naturais da pele.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dermatología geriátrica. Rev. Fac. Med. (Méx.) [Internet]. 2014 Dic [citado 2018 Dic 06] ; 57( 6 ): 48-56. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0026-17422014000600048&lng=es.
- Fiume, M. M., Bergfeld, W. F., Belsito, D. V., Hill, R. A., Klaassen, C. D., Liebler, D. C., … Alan Andersen, F. (2014). Safety Assessment of Cucumis sativus (Cucumber)-Derived Ingredients as Used in Cosmetics. International Journal of Toxicology, 33(2_suppl), 47S-64S. https://doi.org/10.1177/1091581814526892
- G. Cardinali, D. Kovacs, M. Picardo, Mechanisms underlying post-inflammatory hyperpigmentation: lessons from solar lentigo, Annales de Dermatologie et de Vénéréologie, Volume 139, Supplement 4, 2012, Pages S148-S152, ISSN 0151-9638,
https://doi.org/10.1016/S0151-9638(12)70127-8.
(http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0151963812701278)
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.