5 remédios para a tendinite no tendão de Aquiles

Seja para prevenir como para aliviar a tendinite é fundamental que utilizemos um calçado adequado para nos dar o apoio necessário, caso contrário, podemos criar problemas.
5 remédios para a tendinite no tendão de Aquiles

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

A tendinite no tendão de Aquiles é uma inflamação; é um problema que pode causar muito incômodo e dor. Sua localização faz com que se torne muito difícil realizar atividades da vida cotidiana se a doença não for tratada de alguma forma. Por isso, o uso de remédios para a tendinite é muito importante.

Dessa forma, recomendamos que você dedique o tempo necessário para tratar o problema. Se o seu médico lhe pedir para tirr alguns dias de descanso, faça-o seguindo o tempo indicado.

Embora existam vários procedimentos cirúrgicos para agilizar o processo, o tendão de Aquiles é uma região muito arriscada para ser submetida a uma operação.

Além de seguir as indicações de seu médico, você pode recorrer a alguns destes remédios para a tendinite.

1. Aplique o método RGCE

O método RGCE é uma técnica de primeiros socorros dividida em quatro etapas:

Repouso

A tensão constante a qual o pé está submetido é, geralmente, causada pela tendinite. Por isso, você deve ser mais consciente do tempo e esforço para caminhar, pular ou correr.

Sendo assim, é uma boa ideia colocar menos estresse e tensão sobre eles por alguns dias. Caso você possa tirar alguns dias de repouso, será muito melhor.

Gelo

O gelo é um dos remédios para a tendinite

A segunda fase deste tratamento consiste em aplicar regularmente compressas de gelo sobre o tendão de Aquiles. Isso fará com a temperatura diminua gradualmente, reduzindo, assim, a inflamação e aliviando a dor.

Compressas

Aplique uma compressa sobre a região do tendão de Aquiles, especialmente na hora de dormir. Dessa forma, assegure-se de manter o tendão bem apoiado, dando a ele maior suporte para evitar tensão adicional.

Para isso, basta vedar o tendão ou fazer um pouco de pressão. Além disso, é importante utilizar o calçado adequado recomendado pelo médico durante o dia.

Elevação

Um pouco de altura ajuda a melhorar o fluxo de sangue na área. Além disso, a gravidade ajudará a aliviar a tensão no tendão. Isso permite que os vasos sanguíneos e capilares da região se esforcem menos.

2. Massagem com óleo de mamona

Sem dúvida, o óleo de mamona ou de rícino é um grande aliado para tratar e diminuir os problemas da tendinite através de uma massagem. Devido ao seu alto conteúdo de ácido ribonucleico, seus efeitos são imediatos.

No momento de fazer a massagem, comece aos poucos, já que no começo será muito doloroso. Conforme sintir o seu tendão mais relaxado, você pode fazer uma massagem mais forte para conseguir um resultado mais duradouro.

3. Parar de fumar é um dos remédios para a tendinite

Fumar é um dos hábitos que mais contribuem para a deterioração da saúde, especialmente relacionada à circulação sanguínea. Por isso, se você estiver tendo problemas de tendinite no tendão de Aquiles, parar de fumar melhorará significativamente o processo de recuperação.

Abandonar o hábito de fumar não é uma tarefa fácil para ninguém, mas quando se trata de curar algo que é doloroso, cada passo vale a pena.

Visto que continuar com este mau hábito fará com que os medicamentos, a massagem e qualquer outro tratamento demore em dar resultados.

4. Utilize os sapatos adequados

A tendinite no tendão de Aquiles impedirá você de caminhar corretamente. Mas isso não é tudo: se você usar os sapatos incorretos, o problema pode ser agravar.

Para evitar que isso aconteça, é importante assegurar-se de usar um par de sapatos que lhe dê apoio suficiente, pois isso vai evitar com que haja uma tensão constante sobre o tendão.

Você também deve procurar sapatos que sejam macios nos lados e na parte da frente, e de sola suficientemente grossa para evitar a necessidade de apoio extra. Caso você tenha dúvidas, pergunte diretamente ao seu médico.

Ainda que possa ser um pouco complicado, e até caro, comprar os sapatos corretos acelerará o processo de cura.

Em outras palavras, não faz o menor sentido comprar sapatos que ocasionem mais problemas, só por serem mais econômicos ou terem uma aparência melhor.

5. Realize alongamentos

Realizar alongamentos não é exclusividade do aquecimento para esportes, é também um dos remédios para a tendinite. De fato, é recomendado fazer isso todas as manhãs para preparar seu corpo para os esforços do dia.

As torções inesperadas, cãibras, tensões e tendinites de qualquer região do corpo acontecem porque este não está preparado para enfrentar o esforço ou estresse habituais.

Sendo assim, para evitar qualquer problema ou complicação da tendinite, basta realizar uma pequena sessão de alongamentos de 10 a 15 minutos. Comece aos poucos e procure não forçar a região.

Algumas pessoas ficam mais fortes quando sentem dor, mas é melhor evitá-la ao máximo. Isso porque a última coisa que você quer é aumentar a inflamação.

Vigie constantemente a evolução da tendinite

Se os sintomas não diminuírem, a dor se tornar insuportável, ou estes remédios para a tendinite não ajudarem, você deve consultar um médico assim que puder. Não fazer nada só levará a complicações e mais dor do que o necessário.

Pode interessar a você...
Como acalmar a tendinite com soluções naturais
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como acalmar a tendinite com soluções naturais

Se em algum momento chegarmos a apresentar esse tipo de condição, seja por nossa profissão ou má postura, o importante é seguir as recomendações pa...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Tom Bisio. Tratamientos y terapias de la medicina deportiva china. Disfruto y hago, 2006.
  • Lynda HueyRobert Forster. Manual completo de ejercicios hidrodinámicos. Editorial Paidotribo, 2003.
  • Eugene Sherry, Stepahm F. Wilson. Manual oxford de medicina deportiva. Editorial Paidotribo, 2002.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.