5 razões pelas quais sempre se aproveitam de você

Aqueles que se aproveitam de você jogam com a vantagem de saberem que você não vai se recusar a fazer o que eles pedem, ou que você vai sucumbir à sua chantagem emocional.
5 razões pelas quais sempre se aproveitam de você

Última atualização: 19 Fevereiro, 2021

Se você tiver a impressão de que as pessoas se aproveitam de você, pode ser preciso fazer uma pausa e refletir um pouco sobre como você se comporta nos diferentes contextos da sua vida.

Às vezes, você pode perceber rapidamente que alguém quer se aproximar de você e tirar algum tipo de vantagem disso, mas em outras ocasiões, você pode não perceber e só se tocar quando as pessoas que mais amam e valorizam você comentarem.

Às vezes, você pode ficar com raiva por não perceber que alguém estava apenas tentando se aproveitar de você. Embora seja normal se sentir assim, não se culpe por isso. Concentre-se em aprender a lição e tente mantê-la em mente para futuras ocasiões. Ao se punir, você não conseguirá voltar ao tempo e corrigir o erro. 

Para ajudá-lo um pouco, discutiremos a seguir alguns dos possíveis motivos pelos quais pode parecer que sempre se aproveitam de você.

Leia: Tipos de família tóxicas e características que as definem

1. Você é incapaz de dizer “não”

Pessoas se aproveitando do homem

Esta é uma das primeiras razões pelas quais os outros sempre se aproveitam de você. A verdade é que você não é capaz de dizer “não”. Se um colaborador te pedir para ajudá-lo com parte de um projeto quando está sobrecarregado, você diz sempre “sim”, mesmo que não durma por dias.

Você precisa se perguntar a si mesmo quais crenças estão agindo dentro de você que impedem que você atenda às suas necessidades e diga “não”.

  • Talvez você se sinta obrigado a ajudar, porque se não acha que os outros vão pensar que você é uma pessoa ruim? Você tem medo que o outro fique com raiva se disser “não”? Você tem medo de que ninguém o ajude se você não ajudar?
  • Tenha em mente que dizer sempre “sim” pode fazer com que eles recorreram sempre a você, deixando-o sobrecarregado com certas responsabilidades que não lhe competem e que para cumpri-las terá que fazer horas extras, dormir menos, etc. Questione suas crenças e coloque-se em primeiro lugar.

2. Você procura a aprovação de outras pessoas

Outra razão pela qual os outros sempre se aproveitam de você é porque você procura a aprovação dos outros, fazendo com que as pessoas usem isso a seu favor.

Quando você procura a aprovação dos outros, você tenta agradar, ser simpático, para os outros seguirem o que você diz ou faz…

  • Uma pessoa em busca de aprovação é rapidamente detectada por aqueles mais habilidosos em tirar vantagem dos outros.
  • Além disso, eles sabem que não precisam fazer muito, porque uma cara de desprazer ou “não parece bom” servirá para mudar o que você pensa ou como você age apenas para os outros aprovarem.

Descubra: Aprenda a se defender de uma crítica com assertividade

3. Permite que eles usem você

Pessoa dizendo para nao se aproveitarem dela

Todos nós já tivemos aquele “amigo” que só ligava ou dava sinais de vida quando precisava de algo. Podia ser só para falar, comunicar algo importante sobre sua vida, desabafar, pedir um favor… No entanto, quando ele já não precisava de nada disso, simplesmente desaparecia.

Com este tipo de pessoas você não pode contar. Você sempre estará lá para eles, mas eles não estarão lá para você no caso de precisar.

  • Portanto, uma das razões pelas quais os outros sempre se aproveitam de você é porque você não é capaz de colocar limites nas pessoas que agem dessa forma.
  • Os limites nos relacionamentos pessoais são necessários. Isso não significa que você seja uma pessoa ruim ou que você não é um bom amigo e parceiro.

Isso significa que você se valoriza e se aprecia tanto que evita ser usado.

4. Você não se permite dizer como se sente

A quarta das razões pelas quais sempre se aproveitam de você é porque você não se permite expressar seus sentimentos.

Por isso, os outros acreditam que eles não estão sobrecarregando você ao depositar-lhe responsabilidades que não lhe competem ou que o incomodam se apenas o chamarem quando precisarem de algo.

  • É importante que você aprenda a expressar seus sentimentos de forma apropriada. Se você se sentir reprimido, usado, manipulado… diga-o!
  • Os outros podem não estar cientes disso, e dizendo o que sente pode dar uma volta de 180 graus em sua vida.

5. Você se sente uma vítima dos manipuladores

Mulher que sente que se aproveitam dela

A manipulação ou chantagem emocional são recursos muito usados ​​em nossos relacionamentos pessoais. No entanto, existem pessoas tóxicas que levam isso ao extremo. Portanto, é importante estabelecer limites, dizer “não” e atender às nossas necessidades. No entanto, se você achar que eles estão se aproveitando de você, é porque não está fazendo nada para mudar isso de alguma forma.

Quando nós nos vitimamos, acreditamos que não podemos fazer nada, que as circunstâncias são o que são e que temos que viver com isso. Em suma, ficamos estagnados e paralisados.

Se mantivermos a ideia de que somos vítimas, só aprofundaremos nosso desconforto. Portanto, em vez de nos ancorarmos nele, é melhor presumir que temos que assumir a responsabilidade por nós mesmos e zelar ativamente pelo nosso bem-estar.

Temos que assumir a responsabilidade pela nossa vida. Se eles manipulam você e você está ciente disso, é você quem está permitindo. Não é uma questão de se sentir culpado. Pense no que você pode fazer para mudar isso.

As pessoas se aproveitam de você? Tome uma atitude para mudar isso!

Alguém já se aproveitou de você? Você conseguiu resolver a situação? Estas são algumas das razões pelas quais as pessoas se aproveitam de você. Reflita sobre elas para se conscientizar e acabar com aquelas situações que tanto diminuem o bem-estar.

Se você acha que precisa de ajuda profissional, não deixe isso de lado. Um bom psicólogo sempre pode ajudá-lo a obter as ferramentas necessárias para gerenciar melhor seus pensamentos, emoções e situações.

Pode interessar a você...
7 estratégias de manipulação utilizadas por pessoas que maltratam
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 estratégias de manipulação utilizadas por pessoas que maltratam

O agressor vai introduzindo de maneira sutil suas estratégias de manipulação de modo que a vítima não tenha consciência até que esteja perdida. Evite-o!



  • Redorta Lorente, J. (2005). El poder y sus conflictos o Quién puede más? Paidós plural.
  • Foucault, M. (1988). El sujeto y el poder. Revista Mexicana de Sociología. https://doi.org/10.2307/3540551