5 razões pelas quais você deveria comer mais rabanete

· 28 de novembro de 2016
A cor dos rabanetes indica que eles são ricos em flavonoides, enquanto seu sabor picante reflete seus benefícios para nossa saúde hepática.

Ele é pequeno, de sabor intenso, e dá um frescor delicioso a nossas saladas. Se você também adora comer rabanete, está de parabéns. A razão? Sua saúde e seu organismo lhe agradecerão.

Existem muitos tipos de rabanetes. Podem ser brancos, vermelhos, roxos, pretos ou até verdes (recordemos que o wasabi japonês é extraído de um tipo de rabanete picante).

A título de curiosidade, lhe diremos que o óleo obtido das sementes de rabanete também é muito saudável. Ele é utilizado em diversos produtos relacionados a problemas de pele, como o vitiligo.

São baratos e fáceis de encontrar no mercado. Em nosso espaço propomos que você os consuma frescos em saladas, e que sejam de cultivo orgânico.

Seu organismo experimentará mudanças muito positivas. A seguir explicaremos seus benefícios.

1. O rabanete cuida do seu fígado

Os rabanetes são muito saudáveis para nossa saúde hepática. São desintoxicantes e purificam o sangue de toxinas e de resíduos.

Descubra este suco de aipo, cenoura e linhaça para fortalecer o cólon

  • Os pacientes que sofrem de icterícia, por exemplo, podem ser beneficiados pelo seu consumo regular ao controlar e reduzir o nível de bilirrubina.
  • Os rabanetes, além disso, protegem nossos glóbulos vermelhos para favorecer assim o transporte de oxigênio pelo sangue.

2. Reduz infecções do trato urinário

infeccao-urinaria

A infecção urinária, como já sabemos, é muito comum na mulher. Mas algo tão simples quanto incluir rabanetes de forma habitual em nossas saladas poderia nos proteger desse problema tão comum.

  • Os rabanetes são diuréticos e aumentam de forma natural a produção de urina. Além disso, atuam como grande agentes antibactericidas, estupendos para combater infecções e cuidar dos rins.
  • Uma forma de prevenir as infecções urinárias é tomar esse suco natural à base de rabanetes duas vezes por semana.

Ingredientes

  • 2 rabanetes
  • Suco de 1 laranja
  • 5 morangos
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo

  • O primeiro passo é lavar bem os rabanetes e os morangos. Em seguida, obtenha o suco da laranja.
  • Por último, bata no liquidificador os rabanetes e os morangos, junto com o copo de água e o suco natural de laranja.
  • É um suco de sabor intenso – um tanto picante – mas ideal para cuidar de nosso trato urinário.

Descubra as 9 razões pelas quais consumir água de pepino

3. Favorece a perda de peso

rabanete

Os rabanetes são fantásticos para qualquer dieta que tenha como objetivo perder peso com saúde.

É uma raiz com baixo teor de carboidratos, mas muito rica em fibras, vitamina C, potássio, cálcio e magnésio.

Os especialistas em nutrição recomendam o consumo de rabanetes por suas virtudes na hora de favorecer a perda de peso ao cuidar de nosso metabolismo (transformam a gordura em energia).

4. O rabanete e o cuidado com nosso coração

Os rabanetes são uma grande fonte de antocianinas, um tipo de flavonoide que lhe confere sua cor característica e que, além disso, cuida de nossa saúde cardiovascular.

  • As antocianinas têm a excepcional qualidade de cuidar de nossas veias e artérias. Evitam seu enrijecimento, assim como a inflamação.
  • O consumo de todo tipo de frutas e de vegetais de cor vermelha ou azulada nos oferece uma boa quantidade desses flavonoides tão saudáveis.

5. Diminui sua pressão arterial

Pressão arterial

Esta raiz nos oferece uma fonte natural de potássio muito interessante. Como já sabemos, esse mineral é imprescindível em nosso organismo para regular a pressão sanguínea.

Além disso, permite-nos melhorar o fluxo de sangue, favorecendo, por sua vez, a correta distribuição por todo o organismo.

Para aproveitar ao máximo as virtudes dos rabanetes, tome nota desse suco natural.

Ingredientes

  • 2 rabanetes
  • 2 cenouras
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo

Como você já sabe, o sabor desses sucos à base de rabanetes é um pouco “intenso”. No entanto, o efeito que você notará é tão agradável quanto saudável. Vale a pena prová-lo.

  • A primeira coisa a fazer será lavar bem tanto os rabanetes quanto as cenouras. Lembre-se de que sempre será preferível utilizar plantas, frutas e vegetais de cultivo orgânico.
  • Depois de limpos, bata-os no liquidificador para obter o suco. Em seguida, basta combiná-los com o copo de água.

Fácil, econômico e muito medicinal.

Visite este artigo: 5 formas naturais de diminuir a pressão arterial

6. Cuida da saúde da sua pele

Tanto a vitamina C quanto o fósforo, o zinco e as vitaminas do grupo B presentes nos rabanetes nos ajudarão a cuidar da pele.

  • Além disso, a água dos rabanetes (resultante de sua decocção) também nos ajuda a manter a pele bem hidratada.
  • A título de curiosidade, diremos que há quem utilize o rabanete cru para limpar a pele do rosto. Não podemos esquecer que muitas indústrias de beleza usam os rabanetes para tratar problemas da pele, dadas as suas virtudes desinfetantes.

7. Fortalece seu sistema imunológico

sistema-imunologico

Como você pode ver, há muitas razões pelas quais os rabanetes são essenciais numa dieta saudável. No entanto, uma das mais importantes é seu poder para fortalecer nosso sistema imunológico.

  • São incrivelmente ricos em vitamina C e em antioxidantes que reforçam nossas defesas e a “saúde” de nossos glóbulos brancos.
  • Os rabanetes não apenas fortalecem o sistema imunológico, mas também regulam nosso metabolismo, favorecem a síntese do colágeno e nos fornecem um tipo de proteína essencial que nos protege da aterosclerose.

Portanto… Não se esqueça de incluir rabanetes em suas saladas!