5 produtos naturais para controlar a menopausa

Antes de consumir esses remédios para combater os efeitos da menopausa, é aconselhável consultar seu ginecologista, especialmente se estiver seguindo algum outro tratamento.

Saiba como controlar a menopausa, um estágio que traz consigo uma série de sintomas causados pelas alterações hormonais. Apesar de seus efeitos variarem de mulher para mulher, a maioria delas enfrenta desconfortáveis ondas de calor, problemas de sono e mau humor.

Atualmente existem muitas terapias que podem ajudar a minimizar esses sintomas para que eles não afetem a qualidade de vida. Somado a isso, existem produtos 100% naturais que são benéficos para controlar a menopausa e seus efeitos.

Nesta oportunidade queremos compartilhar em detalhes 5 boas opções para que você não hesite em experimentá-las quando os sintomas a afligirem.

O que é a menopausa?

A menopausa é o momento que marca o fim da vida reprodutiva de uma mulher. É um estágio que representa o fim dos períodos menstruais e da fertilidade.

É diagnosticada quando se passam vários meses com ausência de menstruação. Em geral, é um processo que ocorre entre os 40 e os 50 anos de idade.

Durante esse período, ocorrem mudanças na atividade hormonal, reduzindo a produção de hormônios reprodutivos como o estrogênio e a progesterona.

Isso, por sua vez, desencadeia uma série de reações físicas e emocionais que podem ser traumáticas quando não sabemos como lidar com elas.

Sintomas da menopausa

Mulher sentindo calores da menopausa

Nos meses ou anos que antecedem a menopausa, um período chamado de perimenopausa, as mulheres podem apresentar sintomas como:

  • Períodos menstruais irregulares
  • Secura vaginal
  • Calafrios, ondas de calor e suores noturnos
  • Distúrbios do sono
  • Mudanças de humor repentinas
  • Ganho de peso e metabolismo lento
  • O cabelo fica mais fino e a pele fica mais seca
  • Perda do volume nos seios

Devemos também dizer que estes sintomas podem variar de mulher para mulher. Geralmente há irregularidades no período menstrual antes de ele ficar completamente ausente.

Produtos naturais para controlar a menopausa

O consumo de alguns produtos naturais pode ajudar a reduzir o impacto das alterações hormonais no corpo, e por isso ajuda a controlar a menopausa e seus sintomas. Seus nutrientes promovem o bem-estar físico e mental, mantendo aquela sensação de vitalidade.

1. Raiz de maca

Raiz de maca peruana

Nos últimos anos a raiz da maca ganhou um destaque muito importante como um produto natural para a menopausa. Sua alta concentração de nutrientes essenciais minimiza alguns dos sintomas que ocorrem nesse estágio.

Vindo da América do Sul, é um tubérculo que promove a atividade dos hormônios para reduzir o seu desequilíbrio. Além disso, melhora a libido, controla a ansiedade e proporciona um apoio muito interessante para a pós-menopausa.

2. Chá verde

Ocupando um dos primeiros lugares como bebida saudável, o chá verde é um ótimo complemento para compensar os descontroles metabólicos que ocorrem quando se chega à menopausa.

  • Ele contém um aminoácido conhecido como tiamina, cuja assimilação no corpo controla distúrbios do sono e suores noturnos.
  • Seu alto teor de antioxidantes e minerais essenciais protege a saúde do cérebro e reduz o risco de desenvolver doenças degenerativas.
  • Aumenta o ritmo do metabolismo e ajuda a manter um peso saudável.

3. Prímula

Cápsulas de óleo de prímula

Este suplemento natural é uma fonte de ácidos graxos essenciais e substâncias antioxidantes que melhoram muitos aspectos da saúde.

É recomendado para combater as dores de cabeça contínuas e mudanças bruscas de humor que ocorrem antes e durante a menopausa. Por isso é um excelente remédio para controlar a menopausa e seus sintomas incômodos.

  • Suas contribuições de vitaminas e minerais otimizam a circulação e melhoram a capacidade de concentração.
  • Também é eficaz contra dores no peito e distúrbios inflamatórios.

4. Isoflavonas de soja

As isoflavonas de soja têm se tornado populares como um suplemento vitamínico para mulheres que iniciam seu período da menopausa.

Entre seus componentes, oferecem uma interessante concentração de fitoestrogênios, estruturas que apresentam semelhanças com os estrogênios naturais.

  • Seu consumo equilibra a atividade hormonal e diminui os efeitos negativos da baixa produção de hormônios reprodutivos.
  • Evita os suores noturnos e ajuda a promover o bem-estar físico e emocional.

Nota: Elas não são recomendadas para pessoas com alergia à soja ou doenças da tireoide. É importante consultar um médico antes de consumi-las.

5. Raiz de valeriana

Raiz de valeriana

Este suplemento natural é perfeito para aquelas mulheres que não conseguem ter uma boa qualidade de sono devido ao desconforto noturno que ocorre na menopausa.

  • Suas propriedades sedativas relaxam o corpo e controlam a ansiedade e a insônia. Também é bom para controlar as ondas de calor e a tensão muscular.

Nota: Recomenda-se usá-la apenas à noite, pois pode causar sonolência.

Você sabia que esses ingredientes naturais são grandes aliados para controlar a menopausa? Embora seja normal passar por mudanças nesse estágio, é bom levar esses produtos naturais em consideração para reduzir os seus sintomas.

Recomendados para você