5 óleos essenciais e seus benefícios
Existem muitos óleos essenciais que oferecem muitos benefícios para a nossa saúde. Atualmente muitas pessoas usam os óleos essenciais de diferentes maneiras. Por isso hoje vamos falar sobre alguns deles.
Descobrir alguns óleos essenciais e seus benefícios nos permitirá obter, em nossa rotina de banho, massagens ou de outro tipo, alguns proveitos que nunca tínhamos imaginado. O melhor é que podem ser aplicados de múltiplas maneiras. Algo fantástico!
Os óleos essenciais e seus benefícios
Vamos descobrir alguns óleos essenciais e seus benefícios, mas neste caso não vamos nos concentrar em seus fins estéticos. Vamos nos concentrar em suas utilidades para melhorar nossa saúde tanto física quanto psicológica.
1. Manjericão
Atualmente, muitas pessoas sofrem de estresse, fatiga mental, ansiedade e uma corrente de preocupações que afeta a saúde psicológica. Por este motivo, um dos óleos essenciais que ajudam ao bem-estar de tudo isso é o manjericão.
- O manjericão ajuda a aliviar as dores de cabeça produto do estresse e a ansiedade.
- Ainda, também é potente para aquelas pessoas que sofrem de enxaquecas.
Pôr o óleo essencial em uma compressa e aplicá-lo sobre a testa durante alguns minutos ajuda a aliviar estes incômodos.
Outros tipos de óleos essenciais que também podem ajudar a aliviar o estresse são o cedro e a lavanda.
2. Anis
Este tipo de óleo essencial é muito recomendado para todas aquelas pessoas que sofrem de gases. Ao invés de usar um medicamento podem usar este óleo essencial na região afetada.
Assim como ajuda no caso dos gases e câimbras abdominais, também beneficia a aquelas mulheres que estão passando pela menstruação. Este óleo essencial alivia a dor e os incômodos que seu período possa causar.
3. Eucalipto
O que fazer?
- A maneira de usar este óleo essencial é ferver a água em uma panela grande com este óleo essencial dentro.
- Depois de alguns minutos tire a panela do fogo ou desligue o fogo e, colocando uma toalha ao redor da cabeça, tente aspirar o vapor da panela, com cuidado para não se queimar.
- O recomendável é entre 5 e 10 minutos. O que fará este vapor com eucalipto é descongestionar nossas fossas nasais para que assim possamos respirar melhor.
Outro óleo essencial que também pode ser usado no caso de não ter eucalipto é o tomilho.
4. Menta
A menta é outro dos óleos essenciais que vão ajudar contribuir para nosso bem-estar psicológico. Muitas pessoas sofrem de pensamentos obsessivos ou ruminantes, que lhes causam ansiedade e que lhes impedem de desfrutar do dia a dia.
Se presentear com um banho relaxante em que a menta seja o óleo essencial permitirá relaxar os pensamentos e que a mente fique muito mais clara. Isso pode ajudar no caso de estar passado por um momento difícil e não ser capaz de ver as coisas com perspectiva.
5. Jasmin
O jasmim é um óleo essencial que se considera afrodisíaco. Portanto, é muito recomendado para as massagens entre casais. É uma excelente opção para não ter que comprar um óleo com esta finalidade.
Ainda, o jasmim também funciona como estimulante e aumenta o humor. Pode nos ajudar nesses dias em que nos falta motivação, nos invade a preguiça ou nosso astral está baixo.
Os óleos essenciais não têm contraindicações
O positivo dos óleos essenciais é que não têm contraindicações. Tudo o que vão nos proporcionar são coisas positivas. Caso não vejamos seus benefícios, não vão nos causar nenhum dano.
Muitas vezes podemos nos aproveitar dos óleos essenciais e seus benefícios graças aos difusores que entraram na moda. Porém, pode ser usado de outras maneiras aplicando diretamente no corpo.
Em ocasiões, por exemplo, se nossa cabeça doer poderíamos aplicar e massagear com o óleo essencial correspondente no próprio cabelo.
Porém, isso já depende da pessoa e se preferir, melhor, aplique-o sobre a testa. Os resultados serão similares.
Você já conhecia esses óleos essenciais e seus benefícios? Como foi a sua experiência?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bakkali, F., Averbeck, S., Averbeck, D., & Idaomar, M. (2008). Biological effects of essential oils – A review. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2007.09.106
- Kalemba, D., & Kunicka, A. (2003). Antibacterial and Antifungal Properties of Essential Oils. Current Medicinal Chemistry. https://doi.org/10.2174/0929867033457719
- Bassolé, I. H. N., & Juliani, H. R. (2012). Essential oils in combination and their antimicrobial properties. Molecules. https://doi.org/10.3390/molecules17043989
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.