Logo image
Logo image

5 frases para se inspirar quando sentir que sua vida vai mal

5 minutos
Você sabia que pode conseguir que sua vida seja melhor se, em vez de se concentrar tanto em si, começar a ajudar os outros? O que você dá voltará para você.
5 frases para se inspirar quando sentir que sua vida vai mal
Escrito por Okairy Zuñiga
Última atualização: 23 agosto, 2022

Todas as pessoas gostam de frases que parecem feitas para nos inspirar quando sentimos que a vida vai mal. Inclusive há quem “colecione” frases para se inspirar, porque sabem que, cedo ou tarde, precisarão delas.

Pensando nisso, reunimos algumas frases para você se inspirar. Sabemos que todos nós, em algum ponto, sentimos que a vida vai mal, mas também sabemos que isso é apenas momentâneo.

No entanto, essa segurança nem sempre basta para sorrir quando é mais necessário.

Leia estas frases e carregue-as consigo. Com certeza elas irão ajudá-lo a se inspirar e ver suas circunstâncias de uma forma melhor.

5 frases para se inspirar

Some figure

1. “Seja amável quando for possível. Sempre é possível” – Dalai Lama

Quantas vezes aconteceu de sua vida ir mal e você entrar em conflito com quem estava em seu caminho? Com certeza, o resultado é que tudo piora.

E, é claro, como não seria assim? Lembre-se de que aquilo que você pensa é o que você atrai.

Mas se hoje você terminou com seu parceiro e seu emprego vai mal, dê a si mesmo a oportunidade de buscar o momento de ser amável com os demais. Não por eles, mas por você.

Nós, seres humanos, reagimos de acordo com o que sentimos. Isso significa que, se você for amável com os outros, eles estarão mais dispostos a estender-lhe uma mão.

Quer saber mais? Leia: As consequências de pensar demais

2. “Você conseguirá tudo o que deseja na vida se ajudar os outros a conseguir o que querem” – Zig Ziglar

Muitos de nós fomos educados com a ideia de que você deve trabalhar para alcançar suas próprias metas, sem dar muita importância aos demais.

No entanto, cada vez fica mais claro que, na medida em que você ajuda os outros, você é beneficiado.

Se hoje você sente que sua vida vai mal, pare por um momento e analise se você está ajudando aos outros, e como está fazendo isso.

Talvez o motivo pelo qual as coisas não vão bem seja justamente porque você tenta tirar vantagem, e isso está trazendo o resultado oposto.

Ajudar os outros, às vezes, é tão simples como perguntar a eles do que precisam e o que você pode fazer por eles.

Talvez problemas financeiros que o impedem de pagar o aluguel possam ser solucionados se você ajudar um amigo com algo que para você é muito fácil, e pelo qual ele está disposto a pagar.

Em alguns casos, talvez, você não obtenha um benefício direto, mas pense que, se hoje você ajuda alguém, essa pessoa se sentirá tão agradecida que vai querer ajudá-lo a alcançar suas metas.

No final, trata-se de um efeito tipo bola de neve em que todos são beneficiados.

3. “O fracasso é um evento, não uma pessoa” – Zig Ziglar

Some figure

Se hoje você sente que sua vida vai mal porque teve um revés em algum aspecto e você está se definindo como um “fracassado”, pare de pensar assim.

É verdade que errar dói e ninguém gosta disso. No entanto, o fracasso é parte da vida e precisamos aceitá-lo como uma realidade.

O que você nunca deve fazer é se definir por isso. Se hoje você fracassou, pare para analisar suas decisões e como elas o levaram a esse resultado. Em seguida, aprenda com ele e volte a tentar, sabendo que esse caminho não funciona.

4. “Devemos sofrer uma de duas coisas: a dor da disciplina ou do arrependimento e da decepção” – Jim Rohn

Por que você sente que sua vida vai mal? Acredita que está se esforçando muito e não vê resultado? Está se dando conta de que não fez o que deveria e agora os resultados claramente não são o que esperava?

Jim Rohn já nos falou disso e deixou claro que ou você se esforça pelo que quer até que doa, ou fica na zona de conforto e lida com a frustração.

Talvez a sensação que hoje lhe causa um grande peso também seja a pista de como deve seguir.

Reserve uns dois dias para analisar a sua vida. O que fez para chegar onde se encontra? É aí onde gostaria de estar? Valeu a pena? Você quer mudar?

Você deve entender que cada decisão que tomar vai doer de uma ou outra forma, porque implica em algum tipo de sacrifício. Por isso, você deve ter claro quais são as suas metas e trabalhar em função delas.

Não se esqueça de ler: 7 conselhos para dormir mais rápido

Some figure

5. “Não pude salvar as pessoas. Pude apenas amá-las” – Anaïs Nin

Quantas vezes você sente que sua vida vai mal porque você tenta empurrar alguém para que seja melhor como pessoa? Todos nós já passamos por isso, e há quem passe por isso com frequência.

É possível que você seja uma pessoa que não tolera ver alguém sofrendo e que tenha tanto amor para dar que toma os problemas dos demais como seus.

Sem dúvidas, isso faz de você uma grande pessoa, mas também pode infligir muito dano se você não aprender que não pode controlar as pessoas.

Você nunca deveria tomar os problemas alheios como próprios, nem deve esperar que os demais mudem. Eles o farão apenas se o desejarem, e não porque você assim espera.

Se quer ajudar, mantenha-se a seu lado e dê apoio quando pedirem, mas não tente dirigi-los, porque não servirá de nada.

O mais importante é que, se em algum momento você sentir que não pode mais, se afaste. É saudável ser um pouco egoísta quando seu respeito e amor-próprio são comprometidos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Caspersz, D., & Thomas, J. (2015). Developing Positivity in Family Business Leaders. Family Business Review. https://doi.org/10.1177/0894486513505641
  • Veenhoven, R. (1994). El estudio de la satisfacción con la vida. Intervencion Psicosocial.
  • Bisquerra Alzina, R., Álvarez Fernández, M., & Psicopedagògica, G. de R. en O. (2006). Educación emocional y bienestar. Educación emocional. https://doi.org/DOI: 10.1515/bap-2012-0019

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.