5 erros que você pode cometer ao decorar o banheiro

· 31 de maio de 2018
O fato de ser o menor cômodo da casa não significa que o banheiro é fácil de decorar, muito pelo contrário, você deve planejar minuciosamente cada detalhe para evitar problemas futuros.

A decoração da casa tem muitas facetas e exige que cuidemos de cada detalhe. É assim para todos os cômodos da casa, inclusive o banheiro. Você nunca pensou nisso? A seguir compartilhamos alguns conselhos para remediar os erros que muitos cometem ao decorar o banheiro. Confira!

Nas revistas de decoração ou nos folhetos de empresas que vendem artigos de banheiro vemos designs lindos e muito em alta. Muitas pessoas, no afã de querer seguir estas tendências, acabam cometendo muitos erros ao decorar o banheiro, e geralmente são erros que difíceis de consertar.

Para evitar este tipo de dor de cabeça – das piores que uma casa pode causar, sem dúvidas – oferecemos esta ajuda. Evite estes cinco erros na decoração do seu banheiro e já terá grande parte do problema solucionado.

Fique atento a estes erros ao decorar o banheiro

1. Não planejar os espaços

Como decorar o banheiro

Essa é a primeira tarefa que você deveria realizar ao encarar a construção ou reforma de um dos banheiros da casa. Você deve considerar do que você vai precisar, quais móveis quer incluir e, acima de todas as coisas, suas medidas. Ter um banheiro cheio de móveis não será benéfico para a sua utilidade.

A inserção de cada parte também é fundamental. É comum ver que a porta não abre completamente porque o vaso sanitário está mal posicionado, por exemplo, e este é um grande erro. Também não planeje um banheiro excessivamente grande, a não ser que conte com uma casa proporcionalmente espaçosa.

Para concluir este item, oferecemos uma ideia para considerar: as portas de correr. São extremamente úteis se você conta com espaços reduzidos. Não deixe de consultar um marceneiro.

2. Colocar pisos escorregadios

Uma grande quantidade de acidentes caseiros acontecem no banheiro. A maioria, claro, está ligada à área do box e ao chão molhado. Como evitar esta complicação? Há duas medidas primordiais a se tomar.

A primeira é colocar pisos antiaderentes. Eles proporcionam uma superfície segura para você e, principalmente, para as crianças da casa. Eles não costumam estar atentos aos riscos, por isso o melhor é tomar as precauções necessárias.

Você também deve tomar cuidado com os tapetes. Alguns podem escorregar no piso devido à umidade e causar acidentes graves. Por outro lado, também adquirem um odor desagradável com o passar do tempo. Assegure-se de escolher tapetes adequados.

3. Não contar com a ventilação adequada

Banheiro luxuoso

Este é um aspecto fundamental para o banheiro. Pode ser um dos erros mais caros para reparar: fique atento! Este reduto deve contar com uma espécie de claraboia ou janela para poder arejá-lo constantemente e deixar a luz passar. Muitos, além disso, decidem instalar extratores de ar para contar com mais ventilação.

A iluminação é outro fator chave. Deve ser, suficiente mas não excessiva. Nesse sentido, as cores escuras tendem a absorver a luz do quarto. Além disso, causam uma sensação de pouca limpeza – o pó se torna mais visível – e também dão a sensação de ter menos espaço. Conselhos: instale lâmpadas próximas aos espelhos.

4. Muita decoração

Curiosamente, decorar bem também implica não se exceder neste aspecto. Se você colocar móveis ou enfeites demais – por mais bonitos que sejam – causará um efeito negativo na imagem do seu banheiro.

Pelo contrário, é recomendável optar só por dois e procurar o equilíbrio. Um bom truque é colocar espelhos médios ou grandes. Eles têm a vantagem de causar um efeito de ampliação do espaço, inclusive quando o banheiro é pequeno. Em contrapartida, se o lugar é grande e o espelho é pequeno, parecerá ainda mais amplo e vazio.

Também não se exceda com azulejos. Apesar de serem uma maneira excelente de decorar e evitar a corrosão causada pela umidade e pelo vapor, se aplicados em excesso, ficam feios. Se possível, escolha uma parede para colocá-los e pinte as outras com cores suaves para criar harmonia visual.

5. Deixar tudo exposto

Tanto os elementos de limpeza quanto os de higiene pessoal devem ter seu espaço em um banheiro bem organizado. Em geral, os móveis de armazenamento para colocar debaixo da pia são a opção perfeita.

Porém, também há outras. Alguns são pregados na parede, outros vêm em forma de nichos – feitos de madeira ou vime – e inclusive trazem caixas. As opções são muitas: explore-as e avalie de acordo com o espaço disponível.

Se prestar atenção aos pontos anteriores, esses erros que podem ser cometidos ao decorar o banheiro já não serão um ponto de preocupação para você.

Lembre-se de que tudo depende das necessidades e da disponibilidade – de espaço e de dinheiro – com as quais você conta. Finalmente, e igualmente importante ao que foi dito antes, procure fazer com que tudo fique como você gosta.